5 caminhos para as empresas incentivarem um ambiente inovador

Ser flexível é fundamental em um mercado de trabalho que passa por mudanças cada vez mais rápidas

A maioria das empresas sonha em ter colaboradores criativos, inovadores e disruptivos – porém, poucas são as que conseguem efetivamente proporcionar um ambiente favorável para que os funcionários possam exercer tais qualidades no dia a dia. De acordo com estudo realizado pela ISE Business School, escola de negócios voltada para a formação de executivos, com 180 líderes de mais de 150 empresas, 44% entendem que a cultura de suas empresas dificulta a criação de um ambiente inovador.

Com o objetivo de avaliar a percepção dos executivos sobre a capacidade de adaptação de suas organizações durante momentos de crise, a pesquisa também procura entender como eles estão enfrentando os desafios impostos pela transformação digital – os dados mostram falta de flexibilidade.

“Fazer mudanças rápidas e se adaptar a novos cenários – essa capacidade, chamada de resiliência é fundamental no mercado de trabalho e pode, inclusive, abrir as portas para a inovação”, comenta Uranio Bonoldi, especialista em cargos de alta gestão. “Importante destacar que a liderança tem papel fundamental na criação e prática desse ambiente favorável à constante inovação”, completa. Abaixo, ele mostra alguns caminhos para as empresas evitarem o mais do mesmo:

Foque nas pessoas

“Mais do que pensar na hierarquia, é importante enxergar o potencial individual de cada colaborador. Às vezes acabamos subestimando as pessoas por estarem em um cargo mais baixo, o que é um erro tremendo. Observe no que o profissional se destaca e incentive o seu desenvolvimento”.

Confie no profissional

“Dar liberdade para a equipe encontrar o melhor jeito para realizar suas funções é um diferencial – quando todos já estão acostumados a trabalhar de um jeito e chega alguém mostrando outro modo de fazer aquela atividade, isso desperta o lado criativo, a equipe passa a pensar em alternativas que facilitem e otimizem o seu trabalho”.

Olhe para o futuro

“Procure antever o que é tendência e transforme o ambiente de trabalho com essas novidades. Tal ação motiva os colaboradores, que sentem que a empresa está por dentro do que acontece no mundo, se mantendo antenada e incentivando o funcionário a se manter atualizado”.

Tenha equipes multidisciplinares

“Quando pessoas com técnicas e saberes diferentes trabalham juntas, fica mais fácil pensar fora da caixa, afinal, estarão ali em contato com conhecimentos diversos, o que incentiva a inovação, o olhar crítico, a mudança de paradigmas”.

Aceite os erros
Muitos colaboradores acabam por não realizar novas estratégias ou testar novas metodologias por medo de errar. É preciso lembrarmos que muitas boas ideias podem começar como um erro – que é adequado até se tornar acerto. Por isso, não tenha medo dos erros. Eles são etapas que fazem parte de qualquer novo processo”.
Uranio Bonoldi é consultor em planejamento estratégico e governança corporativa, professor para turmas de MBA em “Poder e Tomada de Decisão” na Fundação Dom Cabral e palestrante. Trabalhou por mais de 30 anos em cargos de alta gestão, dentre os quais, CEO da Fundação Butantan.
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também vai gostar de: