5 caminhos para as empresas incentivarem um ambiente inovador

Ser flexível é fundamental em um mercado de trabalho que passa por mudanças cada vez mais rápidas

A maioria das empresas sonha em ter colaboradores criativos, inovadores e disruptivos – porém, poucas são as que conseguem efetivamente proporcionar um ambiente favorável para que os funcionários possam exercer tais qualidades no dia a dia. De acordo com estudo realizado pela ISE Business School, escola de negócios voltada para a formação de executivos, com 180 líderes de mais de 150 empresas, 44% entendem que a cultura de suas empresas dificulta a criação de um ambiente inovador.

Com o objetivo de avaliar a percepção dos executivos sobre a capacidade de adaptação de suas organizações durante momentos de crise, a pesquisa também procura entender como eles estão enfrentando os desafios impostos pela transformação digital – os dados mostram falta de flexibilidade.

“Fazer mudanças rápidas e se adaptar a novos cenários – essa capacidade, chamada de resiliência é fundamental no mercado de trabalho e pode, inclusive, abrir as portas para a inovação”, comenta Uranio Bonoldi, especialista em cargos de alta gestão. “Importante destacar que a liderança tem papel fundamental na criação e prática desse ambiente favorável à constante inovação”, completa. Abaixo, ele mostra alguns caminhos para as empresas evitarem o mais do mesmo:

Foque nas pessoas

“Mais do que pensar na hierarquia, é importante enxergar o potencial individual de cada colaborador. Às vezes acabamos subestimando as pessoas por estarem em um cargo mais baixo, o que é um erro tremendo. Observe no que o profissional se destaca e incentive o seu desenvolvimento”.

Confie no profissional

“Dar liberdade para a equipe encontrar o melhor jeito para realizar suas funções é um diferencial – quando todos já estão acostumados a trabalhar de um jeito e chega alguém mostrando outro modo de fazer aquela atividade, isso desperta o lado criativo, a equipe passa a pensar em alternativas que facilitem e otimizem o seu trabalho”.

Olhe para o futuro

“Procure antever o que é tendência e transforme o ambiente de trabalho com essas novidades. Tal ação motiva os colaboradores, que sentem que a empresa está por dentro do que acontece no mundo, se mantendo antenada e incentivando o funcionário a se manter atualizado”.

Tenha equipes multidisciplinares

“Quando pessoas com técnicas e saberes diferentes trabalham juntas, fica mais fácil pensar fora da caixa, afinal, estarão ali em contato com conhecimentos diversos, o que incentiva a inovação, o olhar crítico, a mudança de paradigmas”.

Aceite os erros
Muitos colaboradores acabam por não realizar novas estratégias ou testar novas metodologias por medo de errar. É preciso lembrarmos que muitas boas ideias podem começar como um erro – que é adequado até se tornar acerto. Por isso, não tenha medo dos erros. Eles são etapas que fazem parte de qualquer novo processo”.
Uranio Bonoldi é consultor em planejamento estratégico e governança corporativa, professor para turmas de MBA em “Poder e Tomada de Decisão” na Fundação Dom Cabral e palestrante. Trabalhou por mais de 30 anos em cargos de alta gestão, dentre os quais, CEO da Fundação Butantan.

Facebook
Twitter
LinkedIn