A Reforma da Previdência e o mercado financeiro

Com 379 votos, foi aprovado recentemente o texto principal da reforma da previdência na Câmara dos Deputados, placar muito acima do esperado pelo Governo. Mas, o que muda a partir de agora com esta aprovação para nós brasileiros?

A primeira grande mudança é que o fato de que levaremos mais tempo para nos aposentar torna-se uma realidade cada vez mais próxima, fazendo com que o protagonismo para o planejamento financeiro do próprio futuro, sem depender exclusivamente do INSS, seja algo extremamente importante para cada um de nós. E, na construção da própria aposentadoria, começar cedo e investir com disciplina e recorrência faz uma grande diferença para o nível de renda que teremos no futuro.

A outra grande questão é que estamos vivendo um momento de juros reais baixos, o que faz com que os altos rendimentos com a renda fixa com baixo risco, que o investidor estava acostumado, deixe de ser uma realidade. Para obter maiores retornos o investidor terá que correr mais riscos. Os analistas de diferentes casas já trabalham com uma expectativa de redução da taxa básica de juros, a Selic, para 5,5% até o final do ano, o que impactará diretamente a rentabilidade dos Fundos DI e da própria poupança.

No dia anterior à aprovação da reforma da previdência, o Ibovespa atingiu novo recorde histórico, com 105.817 pontos, o que demonstra um maior apetite do investidor para a renda variável.

Assim, buscar novas alternativas de investimentos indo além dos CDBs e dos Fundos DI dos grandes bancos, buscando diversificar a própria carteira com o objetivo de maximizar o retorno e mitigar os riscos, sempre de acordo com o próprio perfil do investidor, pode significar um aumento considerável da reserva financeira ao longo dos anos.

*Por Luciana Ikedo CFP® é especialista em finanças e investimentos.

SOBRE O GRUPO IKEDO

O Grupo Ikedo, localizado em São José dos Campos, SP, presta consultoria na captação de recursos, na reestruturação de passivos bancários e oferece treinamentos financeiros. Além disso, a Ikedo Investimentos atua como assessoria de investimentos financeiros que representa a XP Investimentos. O grande diferencial da empresa é oferecer aos seus clientes o acesso aos melhores investimentos do mercado de forma simples, com atendimento personalizado e, principalmente, com ofertas rentáveis e diversificadas.

Facebook
Twitter
LinkedIn