Acqua Aroma explica como selecionar e aplicar fragrâncias

Chegar no escritório disposto e motivado a encarar um novo dia de compromissos e prazos. Essa sensação pode ser conquistada por meio de fragrâncias, que além de perfumar, influenciam no estado de ânimo dos funcionários. Apesar de ser uma prática comum para o lar, também é possível tornar a dinâmica de trabalho mais fluida por meio da aromatização. Para isso, a Acqua Aroma (www.acquaaroma.com.br), rede de perfumaria para casa, ensina como utilizar a técnica, que alivia a tensão, aguça a produtividade, foco e concentração e fortalece os relacionamentos interpessoais.

“Para ter um resultado efetivo não basta aplicar qualquer produto de forma aleatória. O primeiro passo é se preocupar com quais estímulos e as sensações deseja transmitir à equipe”, orienta Nayana Pedreira, diretora administrativa da marca. Fragrâncias cítricas como Verbena e Limão Siciliano funcionam bem em ambientes agitados e que demandam criatividade, como por exemplo agências de publicidade e comunicação, pois são energizantes, estimulam as ideias e transmitem sensação de vigor. Enquanto o Alecrim melhora a produtividade e a concentração da equipe.

Já em lugares com maior carga de estresse, como acontece em empresas do mercado financeiro, hospitais e clínicas, essências de Lavanda e Camomila são neurosedativas, ou seja, reduzem a tensão e promovem um estado de relaxamento. Para ajudar a controlar a ansiedade, os óleos essenciais de Bergamota, Patchouli e Ylang-Ylang, são os mais indicados.

Para aplicá-los, o ideal é usar o perfume para ambientes. Desenvolvido em embalagem spray, é adequado para qualquer metragem de escritório. Para espaços menores, vale apostar no difusor de aroma com varetas, que perfuma de maneira sutil e prolongada. Trabalhar com ambos simultaneamente prolonga a percepção das fragrâncias.

Cada cheiro em seu lugar

A aromatização do ambiente depende muito das características do espaço. Em locais abertos, com muitas pessoas trabalhando, o recomendado é criar uma rotina de aplicação do perfume; no mínimo, três vezes ao dia. “Vale lembrar que o tamanho e a presença de materiais porosos como tapetes, cortinas e mesas de madeira influenciam na fixação”, explica a especialista da Acqua Aroma.

– Hall de entrada e recepção: São extremamente importantes e devem estar sempre aromatizados, pois é o primeiro contato tanto com os clientes quanto com os colaboradores. Para causar um impacto positivo, é interessante que haja um cheiro que transmita a sensação de boas-vindas e personalidade ao ambiente, como as fragrâncias amadeiradas, entre elas: Topázio, Orvalho e Cedro e Noz Moscada.

– Sala de reunião e mesa de trabalho: Ambientes pequenos não exigem a presença frequente de uma fragrância. A aplicação do perfume em spray alguns minutos antes da reunião já causa uma boa impressão aos participantes. O difusor de aromas nas áreas de trabalho comuns também funciona bem, além de ser uma peça decorativa, para dar um toque mais pessoal.

– Banheiro: Exige um cuidado tão especial quanto o dedicado às salas de trabalho. “Esse ambiente às vezes é esquecido, não adianta perfumar todo o escritório e no banheiro usar qualquer produto de limpeza. Uma bandeja decorativa com um sabonete, um difusor e um aromatizador demonstra cuidado adicional e certamente esses detalhes serão percebidos de forma positiva pelos clientes e colaboradores”, indica Nayana.

– Copa: Restrito ao uso por funcionários, é um espaço que apresenta um cheiro marcado pelas refeições que são realizadas e onde é realizado o manuseio de alimentos. Aconselha-se investir em fragrâncias cítricas após a limpeza diária e em produtos com tecnologia na formulação que neutralizam odores de alimentos e gorduras.

É natural que as pessoas tenham uma acomodação olfativa e deixem de sentir a fragrância após algum tempo de uso. Quando isso acontecer, basta deixar de fazê-lo por um período ou alternar o aroma. “O escritório é como uma segunda casa, já que a maior parte do dia é vivida ali. Então, nada melhor que um ambiente perfumado que transmite sensação de zelo e bem-estar para tornar a rotina mais leve e motivada”, finaliza a executiva.

www.acquaaroma.com.br

Facebook
Twitter
LinkedIn