Agosto bate recorde de novas empresas no país

O nascimento de novas empresas no Brasil bateu recorde no último mês de agosto: 270 mil estabelecimentos  comerciais foram registrados nas juntas comerciais de todo país somente nesse período. O levantamento é feito mensalmente pela Empreendedor/Novas Empresas, que considera apenas empresas legalmente registradas. Nos meses deste ano, desde janeiro até julho, a média mensal de surgimento de novos negócios no país alcançou 186 mil estabelecimentos comerciais.

O diretor da Empreendedor/Novas Empresas, Acari Amorim, avalia que o último levantamento do nascimento de novas empresas no país  mostra o crescimento dos números de pessoas que decidem empreender por necessidade, e não por encontrar uma boa oportunidade de negócio. “É difícil quantificar um percentual, mas certamente a grande maioria das pessoas desistiu de buscar emprego fixo e partiu para abrir uma empresa como meio de sobrevivência. O ideal é o empreendedor vislumbrar uma boa oportunidade de negócio. Dessa forma, as chances deste se sustentar é bem maior. Mesmo assim, são muitos os exemplos de pequenos empreendedores que abriram empresas por necessidade e que deram certo, cresceram e estão no mercado até hoje”.

Um dado curioso do último levantamento da Empreendedor/Novas Empresas é que este ano, até o final de agosto, surgiram 28 mil novas empresas ligadas a políticos. Pela legislação atual, cada candidato, seja para deputado estadual, federal, senador ou presidente da República, precisa abrir uma empresa, com razão social definida, para receber dinheiro de doações  de pessoas físicas ou jurídicas.

No período de 1 de janeiro do ano passado (início do levantamento) até agosto deste ano, a Empreendedor/Novas Empresas tem registrado o nascimento de 4 milhões e 415 mil estabelecimentos comerciais em todo o país.

Facebook
Twitter
LinkedIn