Casal empreendedor desbrava o Vale do Silício

Desafios, obstáculos e oportunidades. A vida de um empreendedor é cheia de emoções, afinal, por mais que se faça um excelente planejamento, dificilmente tudo sai da forma planejada.

Para Joyce e André Bianchi, casados na vida pessoal há 10 anos e sócios por 8 na vida profissional, encontraram nos Estados Unidos uma forma de acessar um novo mercado.

b81362ec-db48-4f09-8bb3-b1ecf9b2d3b5

Durante a crise mundial de 2008, os sócios encontraram oportunidade, onde somente se via a crise em si, para uma das empresas criadas por eles atuante no mercado digital. Eles entraram em um site de buscas, procuraram por empresas em Miami e conseguiram agendamentos para conversar a respeito de parcerias.

Segundo André o pensamento inicial era: se no Brasil meu produto tinha o valor de X reais, será que nos EUA não poderia vender por X dólares?

Apos receberem a confirmação de alguns agendamentos, arrumaram as malas, compraram passagem e conheceram pessoas sensacionais, especialmente um consultor de tecnologia que acabou encontrando-os todos os dias. Nosso primeiro compromisso foi com esse consultor, mas a sinergia foi fantástica, remarcamos tudo, nos encontramos os 05 dias que ficamos por lá, combinamos de nos encontrar para falar de negócios, foi praticamente um MBA prático e intensivo onde abordamos assuntos relacionados a escalar produtos, internacionalizar, marketing digital e outros não menos importante, diz Joyce.

A viagem em si não gerou nenhum fechamento de serviços, porem o conhecimento e visão americana de negócios ficou na cabeça do casal e quando retornaram ao Brasil mudaram todo seu modelo de negócios.

Passados alguns meses, a convite da AMCHAM – Câmara Americana de Comercio, André foi a Nova Iorque, Washington, Virginia e Maryland para uma missão de negócios. Visitou associações, entidades, empresas representativas para o mercado americano, participou de palestras e esteve na Embaixada do Brasil nos EUA.

Mas foi em 2013 que surgiu o convite para liderar Missões de Negócios no Vale do Silício, na Califórnia – EUA, levar empresários Brasileiros para quebrar paradigmas, ter visão diferente de negócios e novas experiências. No espaço de 12 meses ocorreram 4 edições das Missões de Negócios (Out-2013, Fev/Abr/Out-2014).

Para Bianchi, por mais que você leia a respeito do Vale do Silício, você estar lá, conhecer todo o ecossistema, as pessoas,a cultura, vai muito mais além de conhecimento, são novas experiências, é muito mais intenso. “Visitar Google e Facebook é turismo, passamos por lá, somos recebidos por funcionários, tiramos foto, mas o que faz a diferença, são as palestras a respeito de como as empresas tem sucesso, os desafios encontrados, como contornam as dificuldades, conversar com investidores, escritórios jurídico, conhecer o ambiente acadêmico de Stanford, isso sim tem sido fator de mudança de vida para alguns participantes”, complementa André.

Em Março deste ano, o casal deverá ficar 18 dias em San Francisco e região, porém desta vez não estarão levando um grupo de pessoas. O objetivo agora é acessar novas redes de contato, abrir portas para geração de novos negócios.

Já possuem 14 confirmações de agendamentos para cafés, almoços, brunches, onde estarão com investidores, educadores, empreendedores, empresários e aceleradoras de startups.

Outro ponto interessante foi que devido a visibilidade gerada pelas atividades que eles realizam no exterior, eles também lideraram o fechamento de um termo de cooperação internacional entre a Brazil Florida Chamber of Commerce e a Viking Network, onde o Presidente da Câmara veio à Bauru ano passado diretamente dos EUA para a assinatura formal desse termo. Aqui no Brasil, receberam convites e participaram de eventos realizados pela Embaixada Americana em São Paulo.

Para Joyce, as empresas brasileiras deveriam ser menos tímidas no que se refere ao mercado exterior. Deve-se levar em consideração que nem sempre a questão de internacionalizar é vender produtos lá fora e também criar parceiras ou joint ventures.

O casal sempre teve a certeza de que onde tem crise, tem oportunidade e nada melhor que aproveitar o período incerto na economia brasileira para ver com os olhos de empreendedores as oportunidades que podem ser agarradas nos próximos meses.

Para quem tiver curiosidade em conhecer as aventuras do casal, acesse a galerai de fotos do site http://www.bwiparticipacoes.com.br e confira o vídeo abaixo:

Facebook
Twitter
LinkedIn