Cinco passos para consolidar a imagem do empreendedor de sucesso

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Marisa Melo é empresária no mercado da arte e lista dicas que utiliza em seu método exclusivo focado em técnicas para melhorar a performance, alcançar o sucesso profissional e o desenvolvimento pessoal 

Desde que a internet se tornou uma extensão da vida pessoal e profissional, os internautas passaram a viver um nível de exposição sem precedentes. A era digital mudou os padrões de comportamento dos seres humanos, a maneira de se relacionar com o outro e até mesmo os processos seletivos de empresas, que passaram a visitar o perfil das redes sociais de seus candidatos como forma de pré-avaliação. A grande mudança, apesar de benéfica ao poupar tempo e agilizar processos, trouxe à tona a necessidade de se trabalhar a imagem não só física e pessoal, como a virtual e as maneiras corretas de se mostrar nas redes.

“Tudo o que você faz na internet fala sobre você, desde a maneira como se veste, até a forma como se expressa, sua postura, o que faz e como o faz. Esse conjunto de ações e características reflete quem você é no mundo corporativo”, aponta Marisa Melo, curadora, empresária, crítica de arte e mentora de método exclusivo de autogestão e empreendedorismo, com consultoria de imagem voltada para quem busca empreender. “O problema com essa mudança é saber se estamos nos representando de forma coesa. Não somos mais pessoas anônimas, nos tornamos ‘figuras públicas’. Somos observados, avaliados e criticados por pessoas que não conhecemos o tempo todo”, complementa.

Para quem tem algum negócio, quando a imagem é comunicada de forma errônea, os prejuízos podem ser grandes. Isso porque, segundo a especialista no ramo, hoje as pessoas compram um produto ou uma ideia não só porque aquilo é bom, mas por terem conexão com o que querem adquirir ou desenvolver. E pensando em ajudar os iniciantes e quem deseja melhorar a forma como é visto na vida real ou digital, Marisa, que já ajudou mais de 800 clientes, entre pessoas e empresas, ao longo de toda sua jornada como expert em imagem pessoal, autogestão e empreendedorismo, lista, abaixo, cinco dicas para ajudar a construir a imagem que todo empreendedor sempre sonhou em ter. Confira:

1.Priorizar a aparência

“Profissionais que valorizam a própria imagem podem garantir a longevidade de suas carreiras e obter mais reconhecimento, além de abrir várias portas no mercado”, esclarece Marisa que, atualmente, faz a curadoria de imagem de 17 mentorados para que suas redes sociais, comportamento e escolhas se tornem vitrine de seus produtos e serviços, sempre ajudando a aflorar o que há de melhor na personalidade de cada um, de acordo com suas necessidades. “Apesar de parecer algo ‘fake’ quando dito inicialmente, não podemos esquecer que ainda existe uma formalidade necessária quando falamos no mercado de trabalho e que o empresário que está à frente da marca reflete exatamente aquilo que a empresa é e oferece aos seus clientes”.

2. Desenvolver competência e habilidades

De acordo com Marisa, a extensão da carreira depende não apenas da habilidade técnica, mas também das habilidades sociais. “Manter boas relações e o networking pessoal, mais conhecido como a rede de contatos, é essencial para abrir portas para futuras parcerias que podem alavancar o faturamento, além de tornar o negócio cada vez mais conhecido no mercado e rentável”.

3. Comportamento e rede sociais

Apesar das redes sociais serem um espaço pessoal para compartilhar momentos e recordações para seguidores, amigos e familiares, o feedback também se tornou um espaço de avaliação comportamental por parte de muitas empresas e também dos clientes que passaram a analisar a qualidade e conteúdo das postagens de seus CEO’s e fundadores. “Parece bobo e sem sentido, mas é possível analisar as qualidades e alguns traços da personalidade das pessoas apenas pelo perfil das redes. É preciso ser assertivo com o que se quer passar para os outros sem esquecer do âmbito profissional e de que é um lugar público em que todos estão olhando 24 horas por dia”, alerta Melo.

4. Falar e escrever corretamente

Apesar de ser comum que gírias sejam inseridas no vocabulário do cotidiano e palavras sejam abreviadas pelos usuários da internet, quando se trata de negócios, a fala e escrita correta são imprescindíveis para manter a seriedade e credibilidade. “O erro é básico, mas fatal. Muitos clientes desistem da compra do produto ou de contratar o serviço oferecido por situações corriqueiras como essa. Por isso, sempre revise o que for publicado ou exposto para que a correção não seja feita tarde demais”, salienta.

5. Dominar a arte da comunicação

“Podemos concluir que a combinação entre conhecimento, imagem e comportamento é a chave para a construção de uma carreira próspera”, ressalta Marisa, que desenvolve cada mentoria de forma individualizada e de acordo com as necessidades de cada pessoa, de seus objetivos e habilidades a serem melhoradas. “Fazer uma autogestão é compreender que o conhecimento sobre si é um processo constante, que acompanha as transformações ao longo da vida e nos direciona para que o sucesso e satisfação sejam alcançados”, finaliza a especialista.

 

Sobre a UP Time Art Gallery – Galeria de arte itinerante que reúne artistas do Brasil e de países da Europa para disseminar o que há de melhor no cenário da arte contemporânea. Fundada por Marisa Melo, empresária no mercado de arte, a galeria alcança mais de 30 países ao redor do mundo, apresentando exposições 3D e presenciais com um time de artistas distintos.

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