Cinco pilares essenciais para times de alta performance

*Andréia Rengel é CEO da AMcom, empresa especializada em desenvolvimento customizado e soluções de TI, com sede em Blumenau (SC)

 

No kick-off de 2021 da AMcom tínhamos como objetivo comemorar os resultados de 2020 e compartilhar os desafios que este novo ano trará. Além disso, conversamos muito sobre desenvolvimento, crescimento e como times que jogam junto, evoluem juntos. Assim, resolvemos convidar o campeão pan-americano de basquete, Oscar Schmidt, para trazer os seus ensinamentos sobre trabalho em equipe, da quadra de basquete para os nossos colaboradores.

Nosso objetivo sempre foi o de manter um ambiente desafiador, com colaboradores engajados, pois acreditamos que um negócio só prospera quando conta com  pessoas que amam aquilo o que fazem. E da mesma forma,  em sua palestra, Oscar Schmidt apontou os cinco pilares que o levaram a virar uma lenda no esporte e nos mostrou como eles podem ser utilizados por times profissionais de alta performance. Aproveitei e destaquei os pontos que mais me chamaram atenção em cada um deles.

1- Sonho

Desde criança somos condicionados a ter um sonho, um objetivo de vida. Tanto no âmbito pessoal, quanto profissional. Crescemos nos moldando para alcançá-los e isso deve ser levado em consideração para o plano de carreira. Durante a palestra do Oscar Schmidt, o ex-jogador de basquete nos contou sobre como o sonho moveu a sua trajetória no esporte e como foi essencial para alcançar os seus objetivos no esporte. Assim, ficou claro que no âmbito profissional, também devemos considerar os nossos sonhos, nossas metas e correr para alcançá-los. O sonho é o ponto inicial de qualquer grande realização.

2- Treino

Assim como no esporte, na vida profissional também é preciso treinar, treinar e treinar. Como CEO da AMcom, sempre incentivo os nossos times a buscarem novos conhecimentos e a trocar experiências. Isso porque sei que a nossa bagagem será essencial no momento de tomar decisões, ter resiliência e alcançar nossas metas. Como afirmou Oscar Schmidt, treinar é importante para se aperfeiçoar e quando estiver cansado continue treinando.

3- Obstinação

Quando estiver cansado de treinar e aprender coisas novas, treine e aprenda mais! Pode parecer cliché, mas isso é o que Oscar chama de obstinação para alcançar os seus objetivos. Podemos ter um sonho que irá iniciar o nosso projeto, mas se não tivermos a obstinação em conquistá-lo, a vida vai fazer com que você desista. Quando você achar que não sabe mais onde trilhar ou que não tem jeito, busque novas formas, se reinvente e mantenha o foco até fazer acontecer. Busque fazer a diferença com o que você tem em mãos. Como citou o campeão do basquete: “Você não precisa ganhar um pan americano para fazer diferença, o que importa são as pequenas vitórias do dia a dia”.  Então celebre-as!

 

4- Time

Em esportes coletivos sabemos que ninguém ganha um jogo sozinho. Na vida profissional, quando trabalhamos em equipe ou squads, também acreditamos que times que jogam junto, evoluem juntos. Por isso, além do time estar alinhado com o mesmo propósito, é importante que todos torçam e ajudem a  equipe para alcançar os objetivos. A liderança também tem o seu papel essencial com o time, pois é o líder quem dá transparência e abertura para o seu time, identifica as qualidades e fraquezas de cada um, bem como, sabe a hora certa de dar feedbacks positivos e negativos para melhor direcionar o trabalho em equipe, sempre buscando a evolução como um todo.

 

5- Paixão

Por último, segundo Oscar Schmidt, a nossa paixão também irá nos mover, e pessoalmente, eu acredito muito nisso Oscar conta que durante sua vida como jogador da seleção brasileira de basquete, foi convidado para atuar na NBA –  principal liga de basquetebol profissional da América do Norte – mas, como naquela época não era possível jogar pelas duas (NBA e seleção Brasileira), ele optou por continuar na seleção por paixão. Por isso, para ele, a paixão é um dos pilares essenciais para alcançar grandes resultados. Quem ama o que faz, se dedica mais e alcança resultados que foram sonhados no passado.

 

Para mim, foi uma honra dividir esse momento com os nossos makers e parceiros. E após esse evento, tive apenas uma certeza: que 2021 será um ano de grande vitórias, pois aqui na AMcom iremos juntos, fazer acontecer e transformar vidas por meio da tecnologia

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também vai gostar de: