Citrosuco capta US$ 150 milhões em empréstimo com indicadores socioambientais

Operação está atrelada ao cumprimento de metas de ESG, como a redução de 10% das emissões e o atingimento de 75% de fornecimento sustentável até 2025

A Citrosuco, uma das maiores produtoras mundiais de suco de laranja e outros alimentos de origem natural, realizou uma operação de empréstimo verde no valor de US$ 150 milhões junto ao Banco Itaú, com vencimento em 2027. O empréstimo, do tipo “não carimbado”, deverá ser utilizado pela companhia em seu fluxo de caixa e no desenvolvimento de novos projetos de inovação, modernização e eficiência de suas operações.

Toda a operação, no entanto, está atrelada ao cumprimento de metas de redução de carbono e desenvolvimento de cadeia de valor sustentável. Na frente de carbono, a companhia se comprometeu a reduzir em 10% suas emissões nos escopos 1 e 2 até 2025. Já no que diz respeito à cadeia sustentável, a meta é ter 75% do fornecimento de fruta sustentável dentro do mesmo período.

“Ao optar por um caminho de finanças sustentáveis e realizar uma operação de crédito verde, a Citrosuco reforça seu compromisso com os pilares de sustentabilidade e as metas estabelecidas”, disse Persio Ravena, CFO da Citrosuco. “Os temas ESG priorizados, carbono e cadeia de valor, suportam a implementação da nossa estratégia de negócios, refletindo os processos transversais na companhia e na cadeia”, acrescentou.

Para fundamentar os indicadores atrelados a esta captação, a Citrosuco também passou por uma auditoria da Sitawi Finanças do Bem, OSCIP pioneira no desenvolvimento de soluções financeiras para impacto social e na análise da performance socioambiental de empresas e instituições financeiras. O relatório da organização mostrou que a Citrosuco tem indicadores elevados em diversos aspectos como desempenho histórico, relevância e alinhamento com a estratégia de sustentabilidade da companhia, e chancelou os compromissos e metas da produtora de suco de laranja.

Compromissos ESG até 2030

Recentemente, a Citrosuco anunciou seus compromissos ESG para serem alcançados até 2030. A empresa se propôs a atingir 100% de fornecimento sustentável e reduzir 28% das emissões de escopo 1 e 2, entre outras diversas iniciativas que buscam assegurar a competitividade e perenidade do negócio, produzir alimentos de origem natural com as melhores práticas ambientais, valorizar as pessoas e perpetuar uma governança transparente e efetiva.

Facebook
Twitter
LinkedIn