Como está a gestão de sua carreira profissional?

14|11|2011

São diversas as opções para a escolha de uma trajetória profissional. Há a possibilidade de se seguir uma carreira pública ou privada. Há quem prefira trilhar um caminho mais acadêmico. Há aqueles, ainda, que preferem empreender, ao invés de serem empregados. O profissional deve priorizar uma formação generalista ou especialista? Quais os possíveis caminhos? Quem são os responsáveis pela preocupação com essas questões, as empresas ou os indivíduos?

Ao contrário desta vasta gama de possibilidades de escolha está a preocupação voltada para a gestão de carreira. Quanto tempo geralmente é investido pelas pessoas em seu dia, simplesmente, para tomar conta de suas carreiras?

É fato que todas as pessoas investem parte do seu tempo para o pagamento de suas contas, manutenção de sua residência ou de seus automóveis, ou até mesmo para cuidar de sua saúde. Da mesma forma que há uma atenção dispensada para todas essas tarefas, é fundamental que haja um espaço de tempo voltado para a gestão de carreira.

Gestão de carreira nada mais é do que simplesmente administrar seu próprio caminho profissional, não é mesmo? Bem, a tarefa de se realizar uma gestão eficaz da carreira pode não ser tão simples quanto parece. Esta envolve, entre outros fatores, planejamento, preparação, foco, paciência e muito empenho.

Para que os objetivos profissionais de um indivíduo sejam atingidos é necessário que se tenha em mente a importância do planejamento e da disciplina.

Um dos maiores problemas encontrados nesta questão é o fato de a decisão de carreira a ser seguida ou, ainda, a realização de um planejamento estratégico com o objetivo de alcançar determinados objetivos profissionais serem realizados, de uma maneira geral, quando o profissional é ainda bastante jovem, e lhe faltam subsídios (e conhecimentos) suficientes para tal tomada de decisão.

Podemos afirmar, também, que falta um momento de reflexão para analisar sua vida presente e concentrar esforços para o planejamento do que virá adiante. E isto deveria ser diferente, pois na maioria dos casos, as pessoas passam muito mais tempo em seus locais de trabalho do que realizando tarefas relacionadas à sua família ou à sua vida pessoal. Deste modo, a preocupação voltada para a carreira demanda especial atenção.

Realizar a gestão de carreira não é simplesmente decidir-se sobre o desejo de seguir ou não, esta ou aquela carreira, mas compreender o que deverá ser realizado na próxima fase da vida profissional, preparando-se para que o processo de aprendizado seja condizente com ela.

Vale ressaltar que os gestores e líderes de pessoas nas organizações também desempenham um papel importante na trajetória profissional de seus empregados. Além disso, vários são os recursos disponíveis para auxiliar os indivíduos (trabalhadores) a realizarem uma gestão de carreira de acordo com seus desejos e objetivos. Esses recursos variam desde manuais práticos e workshops de planejamento de carreira, até o auxílio específico de profissionais da área de recursos humanos como o aconselhamento de carreira (mentoring e coaching).

Para que se tenha uma gestão de carreira bem sucedida é importante, ainda, que o profissional tenha em mente que a personalidade é um fator determinante importante na escolha da carreira e que não existe um padrão de quais competências devemos desenvolver para termos sucesso. Isto porque, são diversas as competências utilizadas no mundo do trabalho. Deste modo, para realizar um planejamento de carreira mais assertivo, é fundamental que este seja capaz de reconhecer suas habilidades e inclinações.

Marcelo Daniel é pós-graduado em Psicopedagogia Institucional e Gestão de Recursos Humanos e é um dos autores dos livros Entornos & Contornos Volume 3 e Volume 4 pela editora CNA.

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