Conheça as tecnologias que se tornaram tendência para as empresas

inteligência artificial tendências

Soluções vindas da transformação digital estão revolucionando o mercado e gerando novos negócios

O uso da tecnologia para a geração de novos negócios ou para a modernização dos ambientes de T.I. das empresas, tornou-se necessário, principalmente durante a pandemia, onde a maioria das organizações foi obrigada a acelerar o processo de transformação digital. Desde pequenas empresas, passando pelas startups, até as gigantes do mercado apostaram, nesses últimos anos, em novas tendências tecnológicas como parte de inovação e necessidade mercadológica.

Para se ter uma ideia, em 2021, cerca de 62,5% das empresas brasileiras investiram entre 10% e 30% do total do seu faturamento em transformação digital, segundo pesquisa da Sambatech e Samba Digital. Diogo Barroso, CTO da Claranet, explica que o investimento em novas tecnologias não se restringe apenas a uma tendência de mercado.

“Hoje, investir em soluções que estão em alta, é pensar também de forma estratégica para o negócio da empresa, seja para expansão ou para modernização do seu ambiente de T.I. Esses investimentos estão na maioria das vezes atrelados à reputação e massificação da marca, tornando o tema extremamente decisivo para os executivos e também investidores”, aponta o especialista.

Pensando nisso, a Claranet mapeou as cinco principais tendências em tecnologia para este ano a fim de esclarecer a importância de cada solução. Veja a seguir:

Cibersegurança

Estamos na era pós-digital em que tudo pode ser acessado pela Internet. Dessa forma, o número de ataques às empresas vem aumentando consideravelmente. Aplicações e Dados corporativos possuem acesso restrito, mas hoje são acessados de novas maneiras devido à pandemia, que permite o formato de trabalho remoto chamado por especialistas de Bring Your Own Environment. Esses riscos precisam ser levados muito a sério, pois podem abalar a credibilidade da corporação e provocar prejuízos financeiros.

Hiper Automatização

A hiper automatização favorece a redução de custos e evita erros humanos. Muitos ouvem falar de DevOps e SecDevOps, mas não imaginam que eles podem automatizar diversos processos dentro da empresa. Inclusive, alguns acreditam que o DevOps se resume à Infraestrutura como código. Porém, ter uma cultura de automação é muito mais abrangente, pois envolve a quebra de paradigma e a mudança de mindset. A hiper automatização não é só robotizar processos, mas sim mudar a forma como se realiza o trabalho.

Data Driven

Tendência que já evoluiu muito e com certeza crescerá ainda mais. Com o aumento da IoB (Internet of Behavior), saber o que acontece em tempo real é essencial para vender mais. Por meio desta solução é possível compreender como está a percepção dos clientes em relação à empresa e os serviços que oferece.

Inteligência Artificial e Machine Learning

É impossível falar em automação e cibersegurança sem mencionar essas duas tendências. IA (Inteligência Artificial) e ML (Machine Learning), são agentes de transformação dentro de uma empresa. Essas ferramentas nos ajudam a ter efetividade no aprendizado e análise de comportamentos.

Cloud Híbrida

Esta é uma tecnologia responsável pela otimização da entrega de todas essas ferramentas. A cloud híbrida reúne e associa tudo o que acontece nas tecnologias mencionadas acima. A sua função é fazer com que as funcionalidades dessas tecnologias acompanhem e protejam as corporações com o aumento do Anywhere Office.

Sobre a Claranet – Fundada em 1996, a Claranet é uma multinacional de tecnologia, com foco em cloud computing, cyber security, Dados, DevOps, plataformas digitais e serviços gerenciados. O grupo está presente em 11 países no mundo e os quase 3 mil colaboradores têm como missão ajudar os clientes em todas as etapas da transformação digital. Com 5 estrelas do ISG Provider Lens, nas categorias de nuvem pública e privada no Brasil, a empresa é destaque na liderança por diversos analistas internacionais de tecnologia.

Facebook
Twitter
LinkedIn