De pai, para filho: hobbies que viraram lições de vida

Alexandre Loudrado empreendedor

Confira sete histórias de empreendedores que ensinaram suas paixões aos filhos e fizeram dos hobbies uma verdadeira lição de vida

Neste dia dos pais vale a reflexão sobre o que envolve a figura paterna, ou com aqueles que a representam. É no ambiente do convívio regular entre pais e filhos que se estabelece o espaço para a educação e a fixação de valores como respeito, ética, caráter e personalidade. Escolhemos histórias inspiradoras de empreendedores que, por meio de seus hobbies, ensinaram verdadeiras lições de vida aos seus filhos:
Confiança e ética no trabalhoempreendedor Vinicius Almeida
Vinicius Almeida, fundador da Evolute Online sempre foi um apaixonado por cavalos e sabe que existe um “algo mais” na relação com eles, uma vez que são seres selvagens, inteligentes e intuitivos, além de muito sábios. “Conviver com cavalos nos ensina muitas lições que eu tenho passado para a minha filha, Maria Alice, 9 anos, desde que nasceu. Eles nos ensinam sobre construir confiança e que se sentir seguro e conectado leva tempo e dá um certo trabalho. Na relação com o cavalo, inúmeras vezes é preciso se tornar vulnerável, a fim de adquirir essa confiança”, explica o empreendedor, que em 2018 fundou o Haras Porto Nobre. Diferentemente de animais como cachorros ou gatos, os cavalos são animais de trabalho, possuem muita força, por isso o relacionamento deve se pautar pela confiança a fim de construir proximidade. “Precisamos ter essa sabedoria na vida, seja no pessoal ou profissional. O animal tem que confiar em você, saber que você o está conduzindo com segurança, e o contrário também, senão ele te derruba. Eles nos inspiram independência, compreensão e ética no trabalho”, diz.
O sucesso vem do trabalho
Rubens Augusto Júnior sempre foi um homem de família e muito próximo ao seu pai que passou por uma depressão muito forte pela falta de atividade, na década de 80. Seu hobbie, passado de pai para filho era fazer pizzas aos finais de semana. E foi assim, pelo amor ao seu pai, fundou a Patroni em 1984 para que seu pai tivesse uma atividade e sobrevida. O negócio deu tão certo, que Rubens passou a se dedicar integralmente ao negócio. Atualmente dois de seus três filhos trabalham na rede. Rafael Augusto, 38 anos, diretor de marketing da rede diz que ele e a irmãs herdaram valores, persistência e a filosofia do exemplo do pai. “O sucesso da Patroni está diretamente ligado à dedicação e ao constante desejo de inovar. Consegui passar isso aos meus filhos, quando se tem amor e persistência, tudo dá certo. Abri um negócio para salvar meu pai, e consegui dar mais do que um exemplo aos meus filhos. Não tem segredo, para ter sucesso é preciso arregaçar as mangas e colocar a mão na massa, literalmente”, conta Rubens.
Com persistência tudo é possível!
Aos 20 e poucos anos, a empreendedora Meire Medeiros, fundadora do Grupo MM, teve sua primeira e única filha, Ana Carolina, 34 anos. Com poucos recursos, mas muita vontade de ensinar , a “pãe” Meire, sempre criou uma rotina de atividades com a filha em que pudessem se divertir, mas também tirar alguma lição daquilo. “Todo final de semana íamos ao parque andar de bicicleta e de patins, era sagrado. Em cada tombo que a Ana levou e se machucou, eu mostrava uma lição, além de incentivar a se levantar e seguir em frente. Muitas vezes ela queria desistir, mas eu não deixava”, lembra. Além disso, sempre levou a filha junto com ela em projetos assistenciais e asilos de idosos para mostrar o quanto era fundamental cuidar do hoje, para ter amanhã. “Era importante ela saber o valor do trabalho, do dinheiro e como falta para muita gente. Hoje a Ana faz a mesma coisa com o meu neto, Pedro”, conta orgulhosa.
Alexandre Loudrado empreendedorA vida é uma eterna aprendizagem
Aficcionado por moto, o fundador da Evo Estágios, Alexandre Loudrade sempre levou sua paixão muito a sério, como um estilo de vida. E mais do que ter a liberdade em sua mãos, aprendeu e ensinou muito a sua filha, Gabriela Julia , 14 anos. Ele faz uma analogia entre “andar de moto” e a vida e conta que foi asim que conseguiu fixar valores tão importantes em em sua família. “Ter responsabilidade pilotando é um dos itens mais importantes que devem ser seguidos. Ser humilde no trânsito e ter capacidade de conhecer suas limitações faz com que você  se habitue a prever situações inesperadas e consiga contorná-las da melhor forma”. Ele acrescenta que quanto mais quilômetros você acumula, nos tornamos menos atenciosos e mais tranquilos, fazendo desconsiderar os riscos que corremos, seja na pilotagem, nos negócios e na vida. “Nada substitui a experiência que será adquirida de maneira gradual e natural. Por mais que você seja experiente no que faz, sempre existem oportunidades e situações novas que nos ensinam uma nova lição, basta estarmos abertos para isso”, comenta.
Trabalho em equipe, reinvenção e estratégiaempreendedor Magaldi
A tradição afetiva sempre foi algo presente na família do co-fundador do meuSucesso.com, Sandro Magaldi. O gosto pela culinária foi passado de geração em geração, e não foi diferente com as filhas do escritor, Isabella, 22 anos e Mariana, 18 anos. Um estudo comprovou que cozinhar para pessoas que você ama traz muitos benefícios para a saúde mental. ”Por meio da culinária é possível expressarmos os sentimentos para quem amamos, sem contar as diversas possibilidades de expressão da criatividade que a gastronomia oferece”, diz. Magaldi reforça que cozinhar tem um significado físico e emocional, e oferecer comida para outra pessoa é um conforto para quem faz e para quem recebe, tendo um valor simbólico nisso, uma doação de amor. “Eu ensino e aprendo muitas lições com as minhas filhas quando cozinhamos juntos, como trabalhar em equipe, criar novas receitas em cima de alguma que já existe e ter estratégias, saber a hora e a forma de fazer o que precisa para dar certo”, explica.
O amor pelo futebol como lição de vida
Rogério Silva, CEO do Cebrac (Rede de Cursos Profissionalizantes) tem uma história de superação com o pai. Há 20 anos, Rogério era instrutor de uma unidade do Cebrac e nem sonhava em ser franqueado. As coisas ficaram complicadas em casa, na questão financeira, e o pai o apoiou a pedir demissão do Cebrac para juntos montarem um negócio. Ambos já eram bons jogando futebol, o famoso futebol de várzea, o pai mais fanático que ele elo esporte. Foi quando o destino favoreceu para Rogério, o fundador da rede Cebrac, Wilson Giustino propôs que ele se tornasse franqueado. O pai de Rogério apoiou, e com o pouco capital que tinham, que iam inclusive abrir outro negócio, inauguraram a primeira unidade como franqueados. 20 anos depois, em 2020, Wilson Giustino passou o bastão de CEO para Rogério. O amor pelo futebol, a disciplina exigida pelo esporte, e a confiança no seu pai foram essenciais para o sucesso desse empreendedor que foi de funcionário a dono do negócio.
Disciplina e foco para melhorar sempre
O amor pelo esporte sempre uniu Alexandre ao seu pai, que sempre passou valores como disciplina, foco em treinamentos e competições como muito importantes para seu desenvolvimento pessoal e profissional no futuro. Com isso, no início dos anos 90, Alexandre já tinha conquistado bons resultados como tenista no sul do país e sonhava em ser profissional como qualquer adolescente apaixonado por esportes. Competiu pela sua escola e chegou a ser no top 5 do estado americano onde estudou. Prometeu retornar ao Brasil e fundar uma agência de intercâmbio que realmente atendesse os esportistas para competir no exterior. Assim o fez, em 2002 criou a rede de franquias Travelmate e atende não só os intercambistas brasileiros que amam esportes como vários tipos de intercâmbio, para vários locais do mundo.
Facebook
Twitter
LinkedIn