Dia Internacional da Mulher: 9 mulheres que fazem história dentro de empresas

O Dia Internacional da Mulher chegou e, com ele, lembramos da luta de tantas mulheres para se destacarem no mercado de trabalho, que ainda possui muitos cargos ocupados, majoritariamente, por homens. Além das tarefas para se destacarem na profissão, ainda precisam cuidar da casa, dos filhos, se desdobrarem em mil para darem conta de todas as missões que surgem.

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres são 45% da população economicamente ativa no Brasil, índice conquistado através do trabalho de muitos anos das profissionais em conquistar espaço dentro das organizações. O IBGE também mostra que elas dedicam mais tempo aos estudos em comparação aos homens. Mesmo assim, a remuneração média recebida pelas brasileiras no mercado é inferior à ofertada ao público masculino.

O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) aponta que apenas 7,2% dos membros dos conselhos são mulheres. Nos comitês fiscais a participação não é muito diferente: menos de 9%. Em relação aos cargos de liderança nas empresas, as desigualdades persistem. De acordo com o Ministério da Economia, as mulheres detêm 42,4% das funções de gerência, 13,9% de diretoria e 27,3% de superintendência. Com os dados é possível perceber que, quanto mais alto o nível dentro de uma companhia, menores são as participações femininas.

Ainda assim, muitas delas nadam contra a maré e se destacam dentro das empresas. Preparamos nove perfis de executivas que atuam em diversas áreas, de alimentação à arquitetura, para se inspirarem. Conheça:

Renata Pocztaruk- ArqExpress

Renata Pocztaruk é arquiteta e CEO da ArqExpress – o mais inovador escritório de arquitetura do Brasil, entregando projetos de alta qualidade, em tempo recorde e com metodologia inédita. O cliente sai para trabalhar e, quando volta, encontra a casa totalmente repaginada. Antes de ingressar na área, Renata queria ter cursado moda, que sempre foi sua paixão.

A marca Club ArqExpress também é referência no setor de educação e oferece treinamentos e mentorias para estudantes, arquitetos, decoradores e empreendedores, com mais de 50 cursos, 10 livros e quase 100 mil alunos.

Renata foi apelidada carinhosamente por seus seguidores no Instagram de Rainha da Arquitetura, com perfil que possui mais de 563 mil seguidores.

Mariana Marques- Amarq

Mariana Marques é empresária, CEO da Amarq – consultoria de inteligência em saúde e bem-estar, que surgiu em 2014, na cidade de São Paulo, e assiste hoje a uma carteira de 86 mil vidas, na gestão de benefícios de saúde (planos de saúde) e no desenvolvimento de soluções personalizadas dirigidas ao segmento corporativo.

Empreendedora nata, quando tinha oito anos, sua mãe vendia batons e ela prospectava farmácias para a mãe concluir as vendas. Pegava as páginas amarelas das listas telefônicas, ligava e marcava reuniões para a mãe.

Aos 21 anos e na entrevista de emprego para o cargo de vendedora, Mariana falou que sonhava em presidir uma companhia. Dez anos depois de muito empenho e dedicação em vendas, conversou com o presidente da empresa, e falou que queria montar o próprio negócio. Assim ele se tornou seu sócio na Amarq. Em 2016, por questões burocráticas, ele teve de se desvincular, e ela se tornou a única dona da companhia.

Ana Paula Coelho – CEO Monte Carlo Alimentos 

Ana Paula Coelho é CEO da Monte Carlo Alimentos – distribuidora com 26 anos de mercado focada em pequenos negócios do setor food service – e especialista no setor de alimentação fora do lar (AFL). Desde 1994, a empresária tem como objetivo ajudar centenas de empreendedores a abastecerem seus estabelecimentos, como bares e restaurantes.

Sabrina Torres, Head Of Culture & People no Grupo FCamara

Sabrina Torres é Head Of Culture & People no Grupo FCamara – consultoria de soluções tecnológicas e transformação digital. Responsável pela área de Cultura e Pessoas, na estruturação e criação de novas estratégias da unidade de Omnicommerce do grupo, Sabrina conta com mais de 10 anos de experiência na área de gestão de pessoas e pode falar sobre os desafios das mulheres no mercado de trabalho, além de trazer a própria experiência como uma mulher líder.

Giovanna Zacchi, Head of Sales and Business Development no Grupo FCamara 

Giovanna Zacchi, é Head of Sales and Business Development no Grupo FCamara – consultoria de soluções tecnológicas e transformação digital. Responsável pela área comercial da unidade de Omnicommerce no grupo, Giovanna possui ampla experiência em gestão de negócios focado em tecnologia e pode falar sobre os desafios das mulheres na área de vendas e negócios.

Babi Tonhela, CPO do Ecommerce na Prática

Babi Tonhela é sócia e Gerente de Produtos do Ecommerce na Prática, maior escola de vendas digitais do Brasil. Com mais de 10 anos de experiência, babi começou sua carreira de empreendedora atrás do balcão varejista, onde aprendeu sobre atendimento ao cliente, logística, gestão e administração. É formada em jornalismo pela PUC Campinas e, atualmente, é responsável pela equipe de sucesso do aluno e cuida de mais de 30 mil empreendedores cadastrados na plataforma.

Stela Torres – Head of Marketing & Partnerships do Melhor Envio 

Stela Torres é Head of Marketing & Partnerships no Melhor Envio – startup de gestão de fretes que ajuda empreendedores a otimizarem tempo, ganharem competitividade com fretes mais baratos, integrações e rastreios automatizados. Com três anos de casa, Stela começou sua jornada dentro da startup como Customer Success Specialist, passando para o cargo de Analista de Negócios e Parcerias, Gerente de Parcerias e tornando-se diretora da área de marketing e responsável por toda estrutura do setor.

Mariana Hinkel – Co-founder Agência NoAr

Mariana Hinkel é jornalista e empreendedora. Há 10 anos, fundou a Agência NoAr com sua sócia Marina Mosol com o objetivo de acelerar marcas e transformar empresas em negócios de sucesso. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina e pós-graduada em Marketing pela UNICAMP, atua há 20 anos com comunicação corporativa em conexões estratégicas, assessoria de imprensa para impulsionar produtos e serviços, treinamento de porta-vozes, estratégia de vendas em marketing digital, inbound marketing, novas parcerias e branding. Hoje, à frente da Agência NoAr, atua na comunicação dos segmentos que mais crescem no Brasil: tecnologia, saúde, startups, mercado financeiro e beleza.

Marina Mosol – Co-founder Agência NoAr

Relações Públicas pela UFPR – Universidade Federal do Paraná, cursou MBA de Gestão Empresarial na FGV – Fundação Getúlio Vargas. Possui 20 anos de experiência em comunicação corporativa, e, há 10, fundou a Agência NoAr ao lado de sua sócia, Mariana Hinkel. Com o objetivo de acelerar marcas e transformar empresas em negócios de sucesso, a agência atua há 8 anos oferecendo estratégias personalizadas de assessoria de imprensa e inbound marketing a clientes dos segmentos de tecnologia, saúde, startups, mercado financeiro e beleza.

Facebook
Twitter
LinkedIn