Franquias se preparam para a reabertura gradual da economia

Zelândia Silva 02/09/2020
Zelândia Silva 02/09/2020

Em que pese o cenário em constante mutação, Estados como São Paulo e Rio de Janeiro, junto a outros do Nordeste e Norte, começaram a implementar políticas para reativar de forma gradual a atividade econômica conforme a situação em cada município. Agora, além dos serviços essenciais e à distância, o comércio físico e os shoppings puderam reabrir, mesmo que em horário reduzido e outras restrições. Mais recentemente, até bares e restaurantes e estabelecimentos de saúde e beleza entraram nesta lista que tende a crescer nas próximas semanas. Esse movimento tem um impacto direto no franchising nacional, como explica o presidente da ABF, André Friedheim.

“Depois de encarar quedas de mais 50% no faturamento, o movimento gradual de reabertura da economia traz um novo folego às franquias brasileiras. Devemos demorar meses ainda para retomar os níveis pré-covid, mas a volta do comércio de rua e dos shoppings abre o potencial de faturamento das redes de forma muito significativa dada a proximidade do setor com o consumidor em áreas de movimento urbano”, afirma o presidente da ABF, que completa: “E as redes de franquia já estão se preparando para este novo momento, coordenando esforços, criando protocolos de retorno, adaptando seus negócios e até investindo em infraestrutura e novos produtos e serviços”.

Dentre as principais iniciativas identificadas pela ABF, destaque para o abundante uso de álcool em gel 70%, máscaras, luvas e face shields com troca e higienização constantes; a limitação e distanciamento de consumidores nas lojas, com o uso, inclusive, de demarcações e quadros acrílicos de separação; limpeza e sanitização frequentes; sirenes de alerta para higienização; limpeza de calçados; medição de temperatura; atenção aos protocolos da Anvisa e OMS; guia de boas práticas e cartazes e comunicações informativas variadas.

Destaque para iniciativas como treinamento e reciclagem de colaboradores; apoio a ações sociais; reconfiguração de buffets de alimentação; oferecimento de opções de pagamentos touchless; agendamento de visita; uso de cardápios digitais; concessão de vouchers e cupons de desconto e até a criação de métodos exclusivos de desinfecção e de um aplicativo para negociação de dívidas entre empresas e clientes e de uma plataforma de gestão de estoques para varejo. Nas escolas, a ordem é limitar o número de alunos por sala, uso individual de brinquedos e materiais e a realização de reuniões virtuais. Na área de comunicação, muitos franqueados investiram em campanhas online e em redes sociais, além da promoção de podcasts e lives. Em áreas muito afetadas como o turismo, foi até desenvolvida a opção de orçamento dinâmico de tarifas de viagem no futuro.

Embora o físico esteja voltando, a quase totalidade das redes pretende manter ou até expandir seus serviços e produtos online. E a gama oferecida é muito vasta, desde o tradicional delivery, passando pelo drive-thru, clik and collet, take away, aplicativos próprios, televendas, marketplaces, dark stores, venda via whatsapp, aulas e cursos digitais etc. “Mais do que nunca, estamos indo aonde o consumidor está. Nesse sentido a flexibilidade e a velocidade de reação das franquias são fundamentais para a manutenção dos negócios”, afirma André Friedheim.

Confira abaixo um resumo dos preparativos de cerca de 50 redes de franquias associadas a ABF:

5àsec

Como as lavanderias são consideradas serviços essenciais, grande parte das lojas da 5àsec estão em operação. Todas as lojas contam com o serviço de delivery que está disponibilizado gratuitamente desde o início da Pandemia. Os colaboradores usam máscara e álcool em gel e seguem rigoroso protocolo de profilaxia orientado pela rede. As peças são coletadas em um saco e entregues na bancada das lavanderias. As atendentes, também com luvas e máscaras, recebem as roupas, fazem a análise e enviam para o processamento da limpeza. A bancada é limpa com álcool e os sacos são descartados no lixo. As peças são limpas e seguem nas embalagens para entrega ao cliente. Todas as maquininhas de cartão foram envelopadas com plástico, pois isso facilita a limpeza com o álcool. Algumas unidades aceitam transferência bancária como forma de pagamento. Há uma quantidade restrita no número de clientes que podem ingressar na lavanderia ao mesmo tempo. Os pedidos podem ser feitos pelo e-commerce, aplicativo ou por telefone.

 

Acesso Saúde

Nossas unidades têm seguido todas as recomendações da OMS para atendimento ao público, bem como, atendido a medida de segurança exigidas de cada estado. Por sermos de trabalho básico, 90% da rede manteve aberta na pandemia e as que fecharam foram apenas em março e já retomaram as atividades normalmente. Lançado do Aplicativo de Teleconsulta ofertando serviço on-line de atendimento  médico; Lançamento da Campanha #xôcorona; adequação de espaço e disponibilidade de álcool em gel para todos os clientes; Medição de Febre e oxímetro a todos os clientes antes de acessar a unidade; orientações sobre pandemia com cartazes dentro das unidades, Lives com especialistas no instragram com orientação e cuidados; realização de exames para clientes e colaboradores; Sanitização e higienização  regular dos ambientes; distribuição de máscaras e álcool em gel.

 

Água Doce Sabores do Brasil

A marca criou um manual com protocolos de higiene e segurança para instruir a equipe que atua nos 80 restaurantes em diferentes municípios brasileiros na retomada das atividades. Outra novidade foi a criação de um cardápio digital, que o cliente acessa via QRCode pelo próprio smartphone ou tablet. Essa é a uma maneira que a rede encontrou para proporcionar mais proteção aos consumidores neste momento. Além disso, cada unidade deverá atentar-se ao decreto municipal, que determinará a capacidade máxima permitida de consumidores, que será entre 30% e 50% de clientes sentados. Este percentual é variável devido ao mapa epidemiológico de casos de covid-19 de cada região. Para isso, será preciso efetuar a separação mínima de 1,5 metro entre as mesas e cadeiras, assim como na fila para entrar no local ou para pagamento no caixa. Serão fixados cartazes informativos sobre a ocupação máxima em local visível, logo na entrada do estabelecimento. Os restaurantes da Água Doce também passam a contar com cartazes informativos aos clientes a respeito dos cuidados para evitar a transmissão ou contaminação pelo coronavírus, mostrando como é feita a lavagem e antissepsia correta das mãos, uso de álcool em gel e cuidados com o uso de máscaras. No mês de junho, algumas unidades localizadas no estado de São Paulo retomaram as atividades, seguindo novos protocolos de operação visando promover um ambiente seguro aos clientes e colaboradores. A partir de agora, todos os envolvidos na operação usam máscaras reutilizáveis. No manual, a rede ensina como colocar, retirar, armazenar e lavar o item da forma correta.

 

Anjos Colchões

Eles fecharam as lojas assim que as determinações entraram em vigor e para garantir uma retomada segura, apostaram na maior higienização das lojas, bem como a recomendação do uso de álcool em gel e máscara dentro das unidades. Como para algumas pessoas é fundamental conhecer e deitar nos colchões antes da compra, as cobertas que revestem os colchões são substituídos. Há também um limite de público dentro das lojas e, em algumas, é possível até agendar a visita. Durante a pandemia, para manter as vendas, muitos franqueados apostaram em estratégias online, com investimentos em campanhas em redes sociais. O retorno foi bastante positivo e muitos deles conseguiram manter o faturamento, vendendo, até de forma inédita, colchão pelo whatsapp.

 

Authentic Feet

O grupo formado pelas redes Authentic Feet, ARTWALK e magicfeet, desde o fechamento das unidades, auxiliou os franqueados realizando diversas lives, com temas específicos sobre RH, abastecimento, gestão financeira, entre outras. “Após os primeiros dias da quarentena, nos debruçamos nas ações para a retomada das operações. Elaboramos e enviamos para a rede um material detalhado, contendo processos e padrões para serem seguidos diante do “novo normal” tais como: organização da loja, jornada de atendimento, treinamento da equipe, visando total atenção aos protocolos das organizações de saúde”, explica o gerente de franquias do Grupo, Rodrigo Faria.  Além disso, como 100% das operações do Grupo foram fechadas, a rede colocou em prática, por meio de seus franqueados, um programa de relacionamento com os clientes. “A campanha chamada de Friends & Family possibilitou, aos franqueados e à sua equipe, o contato direto com a base de clientes cadastrados da unidade, visando a oferta de descontos no e-commerce da rede, gerando ainda um bônus para ser utilizado pelo cliente na loja física após a reabertura. “Desta forma, conseguimos, simultaneamente, gerar vendas durante o fechamento das lojas e impulsionar o fluxo futuro na loja física a partir da reabertura”, explica Faria. Outras ações também foram colocadas em prática em algumas unidades, tais como, as vendas via drive-thru nos shoppings que a autorizaram, e também as vendas via whatsapp. Até o momento, cerca de 80% das unidades já estão retomando a abertura gradual das atividades, observando diariamente as determinações dos Órgãos Públicos, com funcionamento diário variando, de cidade para cidade, entre 4h e 8h. “A expectativa é que tenhamos 100% da rede em funcionamento nas próximas semanas, todas com as devidas adaptações e com a equipe totalmente apta para receber os clientes com ampla segurança”, aponta Faria.

 

CVC

A CVC também aproveitou a pandemia para lançar alguns produtos digitais: o atendimento nas lojas físicas, com a experiência dos consultores de viagens, que sempre foi o diferencial da marca, entra em uma nova fase, em que a assistência integral e o cuidado do atendimento humano são potencializados pela tecnologia. Uma das novidades é o Orçamento Dinâmico, que depois de um piloto em 30 lojas agora entra em operação para a rede de 1.400 lojas franqueadas em todo o Brasil. Por meio dele, o cliente agora pode acompanhar, em tempo real e na palma da mão, a variação de tarifas da viagem desejada no futuro, podendo aproveitar o melhor preço e fechar a reserva da viagem mesmo se a loja física estiver fechada. Até então, o orçamento que o cliente solicitava na loja tinha validade curta, por envolver questões como câmbio do dia, valor das diárias dos hotéis, da cotação dos voos, e as atualizações de preço demandam a emissão de novos orçamentos pela loja. O orçamento dinâmico tem a capacidade de “estender” o horário de funcionamento das lojas físicas do varejo, visto que o cliente agora tem a possibilidade de acompanhar as notificações a qualquer momento e reservar a sua viagem até de madrugada, já que o cliente determina quando prefere finalizar a escolha da viagem.

 

Cacau Show

Ações para vendas digitais: Estruturamos nossa plataforma de e-commerce para conseguirmos atender todo o território brasileira, tivemos um crescimento de tráfego de mais de 400%; parceria com a Plataforma Delivery Direto para que nossos franqueados tenham acesso aos pedidos diretamente; reforço na parceria com o iFood para atendermos aos locais que fazem parte dessa plataforma. Ações em loja: Todas as nossas operações funcionam em consonância com os decretos Estaduais e Municipais. As medidas adotadas foram: Limitação de atendimento e respeito ao distanciamento; as lojas estarão com adesivos orientativos, sugerindo aos consumidores quanto ao distanciamento. Os produtos ficarão em prateleiras espalhadas no interior da loja, com os mesmos produtos em diversas áreas, para que não haja aglomeração no mesmo espaço;  Horário específico para pessoas com idade superior a 60 anos; Atenderemos também com tele entrega e Drive-Thru, onde as pessoas poderão retirar seus produtos na porta da loja, sem descerem de seus carros, ou receberem seus produtos em casa; Todos os funcionários trabalharão com máscaras e as pessoas terão suas mãos higienizadas com álcool na porta ao entrarem no estabelecimento; faremos a orientação aos nossos consumidores para que também utilizem máscaras e higienizem suas mãos. Disponibilizaremos álcool em gel aos consumidores na entrada da loja e no balcão do caixa. Todas as lojas disporão de cartazes orientativos COVID. Algumas lojas estarão com um acrílico de proteção nos balcões de caixa e as consultoras com máscaras face shield. Não estamos oferecendo as opções de serviços em nossas lojas (cafés, fondue, petit gateau, Gelateria de massa, e outras sobremesas).

 

Calçados Bibi

Entre as medidas de segurança adotadas em todas as lojas da Bibi, houve uma coordenação de atendimento limitado a um número de pessoas de acordo com o tamanho da loja, garantindo o distanciamento. Além disso, todas as atendentes estão com máscaras com tratamento antimicrobiano confeccionadas pela própria marca. As lojas físicas da rede promovem experiências aos consumidores. Dessa forma, a unidade está sendo higienizada com uma frequência muito maior. É disponibilizado álcool em gel em diversos pontos da operação. As ações que promovem experiências com o público infantil dentro da loja também tiveram que ser adaptadas, por isso o conhecido kit de experiência Bibi com tatuagem a base de água, a entrega de balões e balas passaram a ser enviados para uso em casa. Esse material é entregue juntamente com os produtos, em kits higienizados tomando todas as precauções necessárias. Como a Bibi está produzindo máscaras nas fábricas da rede, o item é enviado para o Varejo e a cada compra de calçado, a criança também recebe uma máscara infantil para ficar protegida.

 

Calzoon Sucos e Calzones

Para a reabertura da economia, a rede está investindo em campanhas de marketing, digitais e físicas, de reabertura das unidades. Além disso, também terá novos lançamentos de produtos para impulsionar a curiosidade e frequência dos clientes nas lojas. Aliado a isso, a rede seguirá com rigor as recomendações das administrações públicas locais, utilizando sinalizações para distanciamento entre clientes e entre mesas, higienização das superfícies e maquininhas a cada uso, uso de máscaras na produção de calzones e atendimento aos clientes, além de disponibilizar álcool em gel a todos os clientes e funcionários. Para as localidades que ainda não reabriram os restaurantes, a rede continuará intensificando as campanhas e ações de delivery e pedidos por aplicativo, nas regiões. Com um crescimento de 300% no último ano e mais de 15 unidades comercializadas no último mês, a rede prevê para 2020 a abertura de 110 novas unidades em todo o país. O investimento inicial em uma franquia da Calzoon Sucos e Calzones é a partir de R$ 162 mil, com previsão média de retorno em 24 meses e faturamento médio de R$ 50 mil.

 

Center Panos

A Center Panos é a primeira e maior rede de franquias de artesanato têxtil do país. Durante a quarentena, a rede tomou vários cuidados em suas lojas, tanto para a proteção dos clientes como também de seus colaboradores. Essas medidas preventivas são diversas, como acrílico de proteção no caixa, totem de álcool em gel, placas de comunicação com orientações, máscaras em todos os funcionários, treinamento de prevenção, etc.  Durante a quarentena, a marca listou os cinco produtos mais vendidos e começou a disponibilizá-los em maior escala, principalmente os tecidos que são utilizados para fazer máscaras, medida que continuará na reabertura do mercado. Outra novidade para o período pós-pandêmico, é o maior aprimoramento de seu sistema de delivery. A rede informa que os clientes se acostumaram a fazer os pedidos por telefone e WhatsApp, e devido a isso será uma ferramenta continuará a ser utilizada no “novo normal”.

 

Cia do Sono

A Cia Do Sono, franquia foco no bem-estar de dentro para fora com a comercialização de produtos com tecnologia como infravermelho e colchão personalizado, reforçou o atendimento online e aumentou as divulgações em redes sociais com anúncios voltados à saúde da população que ficou em casa por conta da pandemia da COVID-19. Além disso, a rede criou um programa de afiliados com links personalizados para que os franqueados e microfranqueados possam ter fluxo de caixa com a venda pelo site. Com a reabertura, a marca oferece atendimento exclusivo para quem quiser visitar uma unidade da rede. Para isso, estimula os clientes a realizarem agendamentos prévios para atendimento presencial e também on-line.

 

Clube de Permuta

Clube de Permuta, plataforma de permuta inteligente entre empresários, já colocou em prática o plano de retomada antes da reabertura gradual da economia. Desde o início da implementação da quarentena na maioria das cidades, a rede se ajustou para oferecer benefícios as novas empresas associadas. No último mês, o Clube vem se aproximando dos associados e possíveis futuros associados por meio de webinários sobre assuntos importantes para a retomada, como a live que aconteceu neste mês, sobre como as trocas multilaterais podem auxiliar nos negócios neste momento de crise. A retomada dos eventos corporativos está prevista para agosto, com um almoço aberto para os associados e seus familiares, em um ambiente aberto e com todas as medidas de proteção exigidas pela OMS: o termômetro, álcool em gel com pedal, espuma higienizadora antisséptica, tapete com produto para higienizar os calçados e máscaras para quem chegar no evento e não estiver preparado.

 

Depyl Action

A Depyl Action, rede de depilação e cuidado com o pelo, criou uma cartilha de dicas e boas práticas para os franqueados para a retomada gradual de funcionamento das 114 unidades da franquia. São abordados protocolos de segurança e higienização para seus colaboradores e para todo o período de permanência do cliente dentro da unidade, além de temas sobre saúde mental e comportamento. Além disso, a rede criou um canal de vendas on-line exclusivo de vouchers com descontos de até 30% na compra de pacotes de serviços.

 

Divino Fogão

Para se adequar a este novo cenário, haverá uma mudança no dia a dia das operações, para que clientes possam fazer suas refeições com segurança, assim como colaboradores possam atuar de forma segura. A principal alteração feita será no buffet, por meio da campanha “O mundo mudou e o Divino Fogão mudou para você”. Antes da pandemia, os consumidores se serviam à vontade com as diversas opções saborosas inspiradas na comida da fazenda. A partir de agora, os clientes serão servidos pelos atendentes em estações diferentes, seguindo a ordem: salada, pratos quentes, proteínas ou churrasco, sobremesa e bebidas. A rede testou essa nova operação antes de implantá-la nos restaurantes. A marca verificou que além de ser totalmente viável, torna-se mais seguro para os clientes que não precisam pegar nos utensílios de cada opção para se servir. A rede de comida da fazenda também investiu em outra iniciativa que conta com orientações do microbiologista Dr. Eneo Alves, com foco no atendimento, cuidados a serem tomados, reforço na higienização, utilização de máscaras e luvas por todos da equipe de colaboradores, distância segura entre as mesas e disponibilização de álcool em gel para utilização dos consumidores.

 

Doctor Feet

Adotaram o uso de viseiras de acrílico e máscaras pelas profissionais, demarcaram o chão para orientar sobre o distanciamento correto, disponibilizam álcool em gel, exigem que o cliente use máscara dentro da loja. Todos os agendamentos devem ser realizados previamente (via aplicativo, site ou telefone/whatsapp da loja). As lojas estão com horários especiais de atendimento, visando evitar aglomeração de pessoas no estabelecimento. Ao entrar na loja, a temperatura corporal do cliente será aferida e somente poderão ser atendidos clientes sem febre. Será permitida a permanência de até no máximo 3 pessoas na recepção da unidade, incluindo os profissionais da loja e os clientes serão orientados a higienizar as mãos e antebraços com álcool gel 70% ao entrar na loja e antes de sair. Vale destacar ainda que, por se tratar de uma rede do segmento de saúde e estética, todas as unidades sempre seguiram protocolos rígidos de higiene, que foram intensificados agora.

 

DrogaVet

Os reflexos da pandemia são sentidos em todos os setores da economia, inclusive nos considerados atividades essenciais, como é o caso da DrogaVET. Apesar de não terem parado as atividades, a rede precisou se articular e executar, num curtíssimo espaço de tempo, ações contingenciais para mitigar os efeitos gerados pela quarentena, que vão desde a conscientização dos colaboradores sobre os cuidados com a higiene pessoal, até a conversão de toda a operação de vendas para os canais online, whatsapp e email, com entrega via delivery.  “Logo na primeira semana criamos um comitê anti-crise, voltado para dirimir os assuntos relacionados à pandemia, articulando soluções em prol da gestão estratégica de toda a rede, franqueadora e franqueados”, explica a sócia-fundadora da empresa, Sandra Schuster. Além disso, para a retomada das atividades, a empresa elaborou e publicou no extranet um manual sobre como praticar o distanciamento social no atendimento ao cliente, direcionado a todos os franqueados e funcionários das unidades, e cada uma delas está com adesivos fixados que orientam sobre as novas práticas, incluindo o uso obrigatório de máscaras e álcool gel. “Atrelado a tudo isso, também desenvolvemos, com a equipe de P&D, um manual com os cuidados que todos os colaboradores da área farmacêutica precisam ter, com instruções fixadas nas áreas internas, reforçando a higienização dos equipamentos e das mãos, o revezamento no uso do refeitório. Vale lembrar que por serem profissionais ligados à área da saúde, todos já possuem uma orientação básica profissional sobre a necessidade e cuidado com os EPI’s -Equipamentos de Proteção individual-, máscaras e luvas”, finaliza a porta-voz.

 

Enjoy

A unidade de Ribeirão Preto, após curso na Vigilância Sanitária, adequou a escola com todas as medidas recomendadas para manter a proteção de seus colaboradores e alunos. Entre as ações estão a instalação de estações de álcool em gel pela unidade, horários foram divididos para comportar apenas metade da capacidade dos alunos em sala de aula, que antes era de 22, agora funciona com 11 alunos cada sala. Todos os profissionais e alunos usam máscaras, limpeza das salas entre as aulas, além do desligamento do ar-condicionado. Todas as portas e janelas ficam sempre abertas. Essas medidas foram tomadas pela unidade de São José do Rio Preto e já estão sendo adotadas por todas as unidades que já saíram do isolamento e posteriormente por toda a rede.

 

Espaçolaser

A Espaçolaser, empresa líder em depilação a laser no Brasil e na América Latina, tem investido em reciclagem e atualização dos seus funcionários por meio da Universidade do Laser, plataforma online de ensino da empresa. Há também, comunicados internos via e-mail marketing recorrentes a respeito da biossegurança e da importância do uso de máscaras e álcool em gel, antes, durante e depois de qualquer procedimento. Vale ressaltar, que boa parte das unidades Espaçolaser já estão abertas – a tecnologia do laser só pode ser aplicada exclusivamente por médicos e fisioterapeutas, por isso a companhia é inscrita no CREFITO (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) e emprega mais de 1.500 fisioterapeutas pelo Brasil todo. Para que essas unidades pudessem estar aptas a reabrir zelando pela saúde e segurança de todos, a empresa também aumentou o espaçamento entre as sessões e segue à risca todas as recomendações do Ministério da Saúde e da OMS. Além disso, reiterando seu compromisso com a saúde, a Espaçolaser anunciou recentemente a doação de R$ 1 milhão ao SUS, destinado à compra de máscaras e respiradores em combate ao coronavírus.

 

Fábrica de Bolo Vó Alzira

Neste período adverso, nos mantivemos ainda mais unidos! Estreitamos nossos laços com franqueados realizando reuniões on line de acompanhamento semanal da rede, apoiamos comercialmente toda a rede com uma política de incentivos que equalizaram os efeitos da perda de volume. Intensificamos nossa presença nas plataformas de delivery (90% da rede está em plataformas), integramos nosso site institucional ao whatsapp das lojas, incentivamos a cultura participando de lives musicais, doamos mais 10 mil bolos para pessoas carentes, além de apoiarmos aos profissionais de saúde enviando o carinho da Vó através dos nossos bolos – afirma o CEO da marca André Rodrigues.

 

Fran´s Café

A Rede Fran´s Café vem tomando uma série de atitudes para dar suporte aos franqueados e também nas orientações para possível retomada, como Criação do Comitê de Comunicação Formado por Franqueados e Líderes das áreas da franqueadora para que a troca de informações e sugestões, bem como, orientar a melhor forma de agir durante a pandemia fosse mais rápida e assertiva. Após a pandemia o comitê se manterá como mais uma ferramenta de ligação entre franqueados e franqueadora; criação do Plano de Retomada: elaboração de um plano de retomada para toda a Rede, com pesquisas sobre o comportamento do mercado, orientações para reabertura das lojas, reforço dos manuais de treinamento existentes, reforços nas ações com a equipe de loja, detalhamento de como seguir os protocolos de higiene e sanitização necessários; realização de reuniões individuais, via eletrônica, com cada franqueado rede para sanar dúvidas sobre o plano de retomada e reforçar a comunicação; reforço no EAD, com a criação de um app para o aprimoramento da equipe e capacitação profissional, com ênfase nos protocolos sanitários e treinamento de produtos, além de outras informações relevantes; e, no início da pandemia, os prazos de pagamento com fornecedores foram prorrogados e alguns até com isenção, além as suspensão dos RY no período. Também realizamos ação social com o Espresso do Bem para a equipe que está na frente de combate ao Covid-19.

 

Gigatron

A rede Gigatron tomou algumas iniciativas para dar início aos serviços prestados neste momento de retomada, inicialmente com a estruturação de um suporte remoto minimizando os riscos de contato com as pessoas, ou seja, mantendo o respaldo com os clientes do varejo, restaurantes e prestadores de serviço, que estão iniciando essa retomada com um suporte completo. Outro ponto foi o desenvolvimento de uma ferramenta totalmente gratuita chamada coletor portátil, que está ajudando o varejo no inventário de estoque nesse momento de retomada e por final as ferramentas de delivery que mesmo com a retomada as empresas ainda buscam por pedidos em casa. A rede tem realizado aulas online. Para as aulas presenciais, criou um protocolo de segurança para colaboradores e alunos. As salas de aula terão 15 estudantes no máximo, respeitando a distância de 1,5 metro entre cada um. Além disso, os estudantes deverão usar máscara durante as aulas e passar álcool em gel 70% nas mãos a cada 1 hora. Chão, cadeiras, bancadas e equipamentos serão limpos com frequência.

 

GOU ODONTO

A GOU Odonto, mesmo antes do início da pandemia, seguia rigorosamente todas as medidas necessárias para um atendimento seguro e de excelência, e está atenta a todas as orientações do Conselho Federal de Odontologia (CFO), do Ministério da Saúde e da Anvisa para garantir a segurança de profissionais e pacientes. A rede de franquias odontológicas implantou em todas as suas unidades o teleatendimento, no qual a triagem ou até o início da consulta pode ser realizada por meio de chamada de vídeo, e a expectativa é permanecer com este serviço no pós-pandemia. Todos os agendamentos são feitos com mais espaço de tempo, para que a higienização da clínica seja feita entre os atendimentos. Aos profissionais das clínicas, a rede orientou a aumentar o número de EPIs utilizados e a não fazer contato com o paciente assim que ele chegar, também é recomendado que o paciente higienize as mãos e os sapatos antes do atendimento. Por fim, algumas unidades suspenderam o pagamento presencial dos serviços: o paciente faz o pagamento em casa, via boleto bancário ou transferência.

 

Halipar

A Halipar (Holding de Alimentação e Participação), detentora das marcas Montana Grill, Griletto, Jin e Croasonho, disponibilizou diversos materiais para seus franqueados, dentre os quais: máscaras e luvas; embalagens e totens de álcool em gel; sachês higienizadores para serem incluídos nas entregas de pedidos; e materiais para serem colocados nos pontos de venda reforçando a importância da higiene das mãos e o uso do álcool em gel. Para as lojas que estão abertas, o cardápio está disponível nas televisões e por meio de um QR code, para o cliente não precisar pegar os menus com as mãos. Também foram elaborados dois Guias de Boas Práticas, com informações sobre a prevenção da Covid-19, que reforçam orientações sobre manipulação dos alimentos, a limpeza nas lojas, como trocar e descartar as máscaras e sobre a higienização de máscaras de tecido. Também foi sugerido aos proprietários das unidades um timer que avise a todos, a cada 30 minutos, para reforçar a limpeza das mãos. No caso do Jin, que é self-service, a operação foi alterada para pratos prontos, evitando, assim, contato dos clientes com a comida. O principal objetivo é trazer o máximo de cuidado com a saúde dos franqueados, colaboradores e clientes.

 

iGUi

A maior fabricante do mundo em piscinas em PRFV – poliéster reforçado com fibra de vidro – intensificou os treinamentos dos franqueados a distância na universidade da piscina. Além disso, reforçou a capacitação da rede para as vendas online e entregas delivery. Também como ação social, a franqueadora doou álcool em gel e máscaras na cidade em que está instalada.

 

Instituto Embelleze

O Instituto Embelleze, maior rede de franquias da América Latina voltada para a formação de profissionais da beleza, tem colocado em prática diversas estratégias e iniciativas para que a retomada do mercado, e consequentemente da economia. Para a retomada das aulas presenciais foi criado um plano de contingência bem detalhado que visa atender a saúde e segurança de alunos e funcionários. Além disso foram criados diferentes materiais de sinalização para serem inseridos nas unidades como forma de prevenção ao COVID-19. Vídeos e mensagens foram encaminhadas para todos os alunos com mensagens positivas, dando-lhes segurança de que o Instituto Embelleze os aguarda em breve para a retomada das aulas presenciais. Se tratando do ambiente digital, a marca continuará ativa através do IETV, um projeto que surgiu durante a quarentena com o intuito de reforçar ainda mais o aprendizado dos alunos neste canal, e que leva diariamente vídeo aulas exclusivas sobre temas presentes nos cursos que a rede possui, como barbeiro, cabeleireiro, maquiagem, unhas e bem-estar (como depilação e massagem). Os alunos acessam o conteúdo através do site ou aplicativo Meu Instituto, plataforma exclusiva da rede. As aulas, que são dadas por especialistas, acontecem ao vivo, e possuem duas horas de duração. Esse projeto tem sido de grande importância para suprir a falta das aulas presenciais.

 

JAN-PRO

A rede de limpeza comercial utiliza métodos exclusivos de desinfecção, combatendo bactérias e vírus, inclusive Covid-19, elaborou um protocolo extra de segurança e oferece equipamentos de proteção individual, como máscaras, viseiras, óculos e avental a todos os funcionários, para evitar a contaminação

 

Johnny Rockets

Toda a rede Johnny Rocket’s está com displays de álcool em gel na entrada do restaurante com acionamento por pedal e colaboradores com máscara de proteção. Há uma pessoa dedicada à limpeza das mesas de cada cliente que finaliza seu consumo, placas de conscientização da importância do uso das máscaras e do distanciamento. As mesas estão equipadas com QRCode onde o cliente pode acessar também o cardápio digital e fazer seu pedido, caso deseje reduzir o contato presencial com os atendentes. Todos os colaboradores passarão por exames de Covid.

 

Limpeza com Zelo

Especializada em limpeza residencial, também utiliza tecnologia exclusiva de desinfecção e aumentou as medidas de segurança para seus funcionários, como uso de EPIs.

 

Maislaser

Entrada no e-commerce, lançamento de novos serviços e de um Clube de Vantagens. Além disso, a rede estabeleceu um protocolo exclusivo de higienização para todas unidades, atendendo as recomendações dos órgãos reguladores da saúde no Brasil – garantindo mais segurança a clientes e colaboradores.

 

Maple Bear

Entre as medidas tomadas, no dia a dia, houve o reforço da limpeza minuciosa de todos os equipamentos, componentes, brinquedos e utensílios em geral, a cada troca de turma, turno ou aluno da Maple Bear. Foi disponibilizado álcool 70° em diferentes pontos, foram criados protocolos de entrada de alunos e funcionários, além de adotar um sistema de escala de horários de entrada e saída de turmas para reduzir contatos e aglomerações de alunos e trabalhadores. Além do uso da máscara para professores e funcionários, alunos maiores devem vir com sua própria máscara e fazer seu uso durante toda a jornada letiva. Para os alunos menores a máscara não é indicada por possibilidade de sufocamento. Hoje, todos os colaboradores, professores e diretores precisam trocar a roupa quando chegam ao local. No caso dos alunos são higienizadas as mãos e as mochilas com álcool em gel, além dos calçados no tapete sanitizante. Em seguida, é medida a temperatura. Além disso, são afastados das atividades presenciais os alunos que apresentarem algum sintoma da COVID-19 ou de gripe comum, como forma de prevenção. Portas e janelas abertas todo o tempo e, caso seja necessário, o ar condicionado fica acionado sem o fechamento total das mesmas. As salas agora têm as mesas de seis lugares para apenas dois alunos. Os momentos em círculos (conversa/leitura) são com rodas mais abertas e um espaçamento maior. Livros e materiais didáticos têm as capas limpas com solução desinfetante de forma frequente. Os bebedores estão limitados para uso das garrafinhas individuas dos funcionários e alunos. Também serão priorizados o uso de ferramentas para a realização de reuniões e eventos à distância, para evitar aglomerações.

 

Maria Brasileira

Desde que a pandemia começou, a Maria Brasileira vem realizando diversas ações pensando na retomada da economia. Têm sido realizados podcasts diários e lives semanais para engajar os franqueados e orientá-los a como se relacionar com os clientes deles. Um exemplo foi a campanha Cheirinho de Saudade, onde os franqueados enviaram um difusor e uma carta dizendo que mesmo que não podendo estar juntos agora, a casa pode ficar com um ar de limpeza e bem-estar, o que deu muito retorno. Muitos clientes continuaram pagando mesmo sem receber o serviço. E muitos franqueados ofereceram vouchers de desconto. Com a pandemia, os serviços de limpeza já prestados pela Maria Brasileira foram incrementados a outras duas possibilidades: a desinfecção de pontos críticos e a sanitização para empresas e residências, já certificados pela ANVISA. Além também do serviço de passadoria delivery, que não havia antes da pandemia.

 

Megamatte

A Rede Megamatte elaborou um roteiro detalhado para que franqueados, profissionais e consumidores sintam conforto e segurança na retomada. Tudo foi minuciosamente planejado, inclusive as manutenções preventivas de equipamentos e controle de estoque antes da reabertura. A rede elaborou instruções para que os profissionais adotem as melhores práticas de higiene pessoal e dos ambientes das lojas, com a descrição de cada processo. Os profissionais utilizarão máscaras que deverão ser trocadas a cada 3 horas. As lojas estão equipadas com placas de sinalização respeitando o distanciamento social mínimo nos ambientes da loja. Todos os materiais de uso coletivo como copos, pratos e talheres foram retirados da operação. Há frascos de álcool gel para consumidores e profissionais.

 

Moncloa Tea Boutique

Para digitalizar as operações, a Moncloa Tea Boutique, rede de franquias com 25 lojas em 12 estados, precisou trilhar um novo caminho. “Não havia uma receita pronta. Criamos uma composição de todas as ferramentas do canal digital que poderão, juntas, trazer um resultado expressivo no faturamento dos nossos franqueados”, explica Eduardo Jardim, sócio da marca. A Moncloa criou cupons (vouchers) para compra no e-commerce com direito à frete grátis, e também investiu num catálogo de produtos para o ZapCommerce, um canal de compra rápido e seguro para o consumidor, e que permite ao franqueado trabalhar essa ferramenta direcionada a sua base de clientes (de acordo com o perfil de cada cliente). A marca também já está presente em aplicativos de serviços de deliveries, como o James e (em breve) o Rappi. E está em andamento o processo de unificação da operação da loja física com a virtual – para dar ao consumidor uma experiência omnichannel, o direito de escolher e comprar o produto pelo e-commerce ou na loja mais próxima.

 

Mr. Cheney

Além de todo o protocolo de higiene nas unidades que estão em operação, com o uso de máscaras, álcool em gel, a rede está criando um aplicativo próprio de entregas rápidas e também uma ferramenta de cursos a distância de receitas americanas que poderão ser adquiridas inclusive nas lojas franqueadas.

 

OdontoCompany

Todos os clientes medem temperatura ao entrar e limpam os calçados em uma zona chamada de ‘barreira limpa’, com hipoclorito de sódio. Os banheiros são higienizados a cada 40 minutos e os profissionais usam máscaras e protetor facial. Algumas consultas passaram a ser à distância, ao que se chamou de teleodontologia. Vale ressaltar que, por se tratar de uma rede do segmento de saúde, todas as unidades sempre seguiram protocolos rígidos de higiene, apenas intensificados agora.

 

Odonto Special

A franquia reforçou os procedimentos de biossegurança. Os pacientes devem higienizar as mãos com álcool em gel 70% ao entrar na clínica e depois preencher um formulário com perguntas sobre saúde e risco ao novo vírus. Para evitar aglomeração na recepção, a rede aumentou o intervalo entre os agendamentos. Além disso, durante o tratamento, o profissional utiliza máscara (N95), protetor facial, jaleco tradicional e jaleco de cirurgia descartável. A cada paciente, a sala de atendimento recebe limpeza com desinfetante hospitalar. No caso de atendimento com uso de spray (motor), aguarda-se duas horas para receber o próximo cliente.

 

Ótris Soluções Financeiras

Com a pandemia e o aumento da inadimplência, a Ótris pensou em soluções para facilitar a negociação entre as empresas e os clientes inadimplentes. Assim, a rede agilizou o lançamento do Ótris App, para cadastro de inadimplentes pelas PME’s e a franquia do Negociador por aplicativo – Versões IOS e Android. O app funciona como um Uber das Negociações e além de auxiliar a conexão entre negociador especializado e empresa, ajuda na geração de renda e trabalho para quem deseja trabalhar como autônomo. A rede também criou campanhas de descontos e incentivos para inadimplentes que fazem acordo na rede, concorrendo a prêmios como Smart Phones e Smart TV e muito mais para quem estiver em dia com suas contas.

 

Pello Menos

A rede carioca de depilação adotou o uso de viseiras de acrílico para as profissionais (Face-Shield), além das máscaras e dos jalecos impermeáveis que já eram usados. Também instalou de divisórias de acrílico nas recepções das lojas, implementou a obrigatoriedade do uso de máscaras pelas clientes e profissionais, demarcou o chão das unidades para promover distanciamento, espalhou recipientes de álcool gel em todos os ambientes das lojas e colocou tapetes sanitizantes com solução de hipoclorito nas entradas s. Além disso, todas as clientes medem temperatura ao entrar e marcam hora o que antes não era necessário. A rede oferece ainda orientação para treinamento de todas as funcionárias antes da reabertura, as lojas que ainda não abriram terão que seguir o padrão das que já estão funcionando para poder operar.

 

Pizza Prime

A rede adotou medidas de segurança e higienização reforçada do ambiente. Além do fornecimento de álcool em gel, luvas e máscaras aos funcionários, a rede implantou a “entrega sem contato” para o sistema de delivery, o que passou mais confiança para clientes e colaboradores.

 

Casa de Bolos

A Casa de Bolos – pioneira no segmento de bolos caseiros – embora não tenha fechado suas lojas durante a pandemia do COVID-19, teve que tomar algumas medidas para continuar atendendo. A rede, além de disponibilizar o álcool em gel, luvas e máscaras para os colaboradores, impôs regras de distanciamento com marcações no piso, e implantou um aplicativo de delivery próprio e o sistema take away para maior segurança e comodidade dos clientes.

 

Pormade

A franquia Pormade é pioneira no setor de franchising na fabricação e venda de kits prontos e avulsos de portas, rodapés, biombos, papéis de parede, fechaduras e outros acessórios. As lojas da franquia Pormade têm se preparado para a retomada pós-pandemia tomando todos os cuidados necessários com a segurança dos clientes e respeitando as normas impostas por cada município em que estão localizadas no que diz respeito ao distanciamento, uso de álcool em gel e máscaras, bem como higienização do ambiente e produtos. Além disso, no âmbito comercial, foram idealizadas algumas ações específicas para fidelizar e atrair os clientes nas lojas, como frete grátis, descontos na compra de rodapés, parcelamento de produtos e fechaduras grátis para a compra do kit de porta pronta. Como franqueadora, a Pormade isentou os parceiros franqueados do pagamento de royalties, ação que deve durar até o fim da pandemia, além do parcelamento da taxa de franquia para novos franqueados. Atualmente, a rede possui 22 lojas, sendo 13 franqueadas e 09 próprias, localizadas em cidades estratégicas nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e também no Distrito Federal.

 

Sigbol

Para a reabertura gradual da economia, a rede vai manter o sistema de aulas online para as cidades que não puderem reabrir as escolas, com atendimento com os professores ao vivo. A franquia também vai manter os esforços de venda no curso de Corte e Costura completamente online, como opção para quem ainda tiver receio de fazer o curso presencialmente. Nas unidades, as recomendações da OMS serão seguidas com rigor para manter a saúde dos franqueados e alunos como uso de máscara e viseira para os atendimentos, álcool gel, limpeza das superfícies especialmente as de maior contato físico a cada turma que entra na sala, sinalização de distanciamento. Como as turmas já eram reduzidas no modelo de ensino individualizado, serão mantidos distanciamento mínimo entre as pessoas.

 

Sóbrancelhas

Nossas unidades estão voltando aos poucos a funcionarem, dependendo da sua região e as regras do governo local. Porém, o que estamos focando nessa retomada é que a rede é pioneira quando falamos sobre a qualidade e excelência de seus atendimentos, serviços e produtos exclusivos. Além desses pontos primordiais, a rede se destaca no mercado por já possuir, desde sua criação, os protocolos de biossegurança.  Sempre nos preocupamos com a saúde e bem-estar de todos os clientes e colaboradores da rede, não é devido a pandemia. A prevenção contra a disseminação do vírus COVID-19 e de outras doenças está ativa em todas as unidades desde o início da marca no mercado. Além disso, estamos mudando a “regra” de não marcar horário, e agora marcamos horários nas unidades, com atendimentos reduzidos para reforçar ainda mais a segurança. Além disso, outra estratégia, para atrair clientes e também conseguir atendê-los mesmo de longe, é o destaque do nosso e-commerce que foi lançado na pandemia, e também algumas promoções como dobradinha, compra um serviço e ganha o mesmo para usar quando quiser, vouchers com descontos, entre outras ações”, comenta Luzia Costa, fundadora da Sóbrancelhas.

 

Supera

A Franquia SUPERA está trabalhando com aulas adaptadas para plataformas online desde o início da quarentena e o resultado têm sido muito positivos. Porém, com a retomada de atividades em alguns locais, o franqueador está fornecendo orientações para que as aulas continuem aconteçam simultaneamente na unidade (presenciais) e no ambiente virtual aos alunos do grupo de maior risco e/ou os que não se sentem à vontade para retomar à sala de aula. Para a reabertura das unidades, o SUPERA oferece um manual completo exclusivo e personalizado para as franquias da marca com todas as medidas de EPI’s que devem ser tomadas a fim de manter a segurança de alunos e colaboradores. Também estão sendo oferecidos treinamentos específicos em diversas áreas e um plantão de dúvidas online, que acontece semanalmente com um dos diretores do franqueador.

 

Super Estágios

A Super Estágios é a primeira e maior rede de franquias de estágios do Brasil. A marca é responsável por inserir mais de um milhão de estudantes no mercado de trabalho. Com a reabertura gradual do mercado, a Super Estágios irá lidar em duas frentes principais: para aqueles que estão interessados em suas unidades, adquirindo uma franquia, a rede planeja facilitar as negociações na taxa de franquia, oferece possibilidades de parcelamento e também prazo para instalações. Já para aqueles que estão interessados em seus serviços, a marca oferece um plantão de dúvidas para o estagiário que quer se realocar no mercado ou uma primeira oportunidade e também um suporte para o empresário que está reabrindo o seu negócio no período pós-pandêmico e gostaria de saber mais sobre a abertura de programas de estágios.

 

SPOLETO

Primeiramente, o SPOLETO ressalta a importância de respeitar as regras que visam ao cumprimento da legislação e busca melhorar a experiência dos clientes seja pelo serviço de take away, delivery ou presencial.  Os menus dos restaurantes estão digitalizados e podem ser acessados via QR Code. A rede conta também com totens de autoatendimento para evitar o contato humano. O delivery do Spoleto continua a todo vapor! O cardápio foi atualizado para esse serviço com novos produtos, como o Mercato Spoleto, a fim de que o cliente seja o chef e finalize suas refeições em casa; combos que satisfaçam e contemplem mais pessoas, e, muito em breve, virão novidades com foco nos horários de lanche e jantar. O Spoleto também está fortalecendo as plataformas proprietárias de e-commerce, através de desenvolvimento de apps e uma renovação do programa de fidelidade.  “Para nós é muito importante mantermos a relação segura com os franqueados, acompanhando seus fluxos de caixa e tomada de capital com qualidade, quando necessário.  Estamos bastante ativos nas frentes possíveis para termos nossos fogões acesos”, conclui o diretor de clientes e vendas Michel Jager.

 

Sphere International School

A Sphere International School, rede de escolas inovadoras e internacionais, elaborou uma lista de protocolos que envolve medidas de segurança, alunos e suas famílias, educadores e o processo pedagógico. Além dos procedimentos gerais de higienização e proteção, a Sphere criou formas lúdicas de apoiar as crianças no processo de readaptação, como adesivos no chão com temas divertidos que ajudem no distanciamento, e orientou os educadores a praticarem a escuta ativa para perceber o medo e a angústia dos alunos. A Sphere também se preparou para o retorno escalonado com a criação de um ensino híbrido, no qual algumas turmas terão aulas presenciais e outras digitais, alternadamente. Os professores receberam capacitação de especialistas e psicólogos peritos em Educação Infantil para ministrar as aulas remotamente e oferecer apoio socioemocional aos alunos e seus familiares. As medidas serão implantadas no momento oportuno, com a liberação das aulas presenciais pelas autoridades.

 

Sterna Café

A rede implantou os protocolos exigidos em suas lojas abertas, que vinha atendendo por delivery ou ‘take away’, e agora vem adaptando as que estão para reabrir. As medidas tomadas incluem reforçar a lavagem das mãos pelos funcionários, dando condições para que possam sempre higienizar as mãos, disponibilizando nas pias de assepsia sabonete, papel toalha e o totem de higienização. Várias áreas das unidades terão dispensers com álcool em gel instalados em locais estratégicos, como entrada, caixa e balcão. Outra medida é a adoção de luvas, que não deve ser feita de maneira indiscriminada. Será analisado se medidas mais eficazes e mais efetivas, como a higienização das mãos, não poderia ser adotada no lugar, o uso será reservado para quem tem contato direto com utensílios de devolução de clientes, permitindo maior segurança ao colaborador que está na referida função. A instrução para o uso de máscaras também deve estar adequado, cobrindo nariz e boca, estando bem ajustada no rosto, entre outras determinações. O protetor facial, tipo visor, pode ser utilizado não só como proteção do colaborador, mas também como protetor salivar na manipulação dos alimentos, protegendo o funcionário e os alimentos. A barreira de proteção de acrílico nos caixas estará instalada e serão higienizadas várias vezes ao dia, sendo o ideal a cada hora, dependendo do fluxo da loja. O distanciamento social será respeitado em todas as unidades com sinalização e comunicação visual instalada nas lojas.

 

TRATABEM

Por conta do isolamento a rede passou a intensificar o treinamento dos franqueados para as vendas por meio da internet e redes sociais. Além disso, integraram aos serviços das franquias as entregas rápidas de produtos para a limpeza e manutenção das piscinas.

 

Yes

Apesar de o momento ser muito desafiador, foi necessário unir forças e agir com rapidez buscando desenvolver estratégias e alternativas para amenizar essa crise. Fizemos investimentos com as aulas online desde início da pandemia, criando um novo ambiente virtual de aprendizado para os nossos alunos. Com essa tecnologia foi possível garantir o bem-estar de todos e, principalmente, dar continuidade à rotina de estudos com o YES! AT HOME. Criamos recentemente um manual, com todos os protocolos necessários para o retorno dos alunos às unidades, passando pela arrumação das salas, higienização dos ambientes e adaptação de uma nova condução de convívio. Tudo para garantir a segurança necessária no momento da reabertura. Viveremos a partir de agora um “novo normal”, que certamente não abalará a amizade e a alegria que movem o nosso negócio.

Sobre a ABF

A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual superior a R$ 186 bilhões, mais de 160 mil unidades e cerca de 2.900 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por aproximadamente 2,7% do PIB e emprega diretamente mais de 1,2 milhão de trabalhadores. Atualmente com mais de 1.300 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Sul, Minas Gerais, Centro-Oeste, Nordeste e Interior de São Paulo), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.

 

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