Ideias de negócios para empreender com pouco investimento

empreender com pouco investimento

Coragem e vontade de fazer não faltam, mas o receio de errar e perder economias faz com que potenciais empreendedores deixem de dar o primeiro passo

Tempos de crise são, comumente, um dos períodos em que empreender surge como alternativa financeira para driblar a instabilidade econômica. Somente em 2021, o número de brasileiros com empresas com mais de 3,5 anos chegou a quase 10% da população adulta com idade entre 18 a 64 anos, segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Diferente do que muitos pensam, é possível criar negócios que podem ser feitos com menores investimentos ou em paralelo com um trabalho fixo. A Hotmart, empresa global de tecnologia e líder em produtos digitais, aponta cinco dicas para quem quer entrar na Economia Criativa (Creator Economy) – um caminho para transformar conhecimento em produtos digitais, compartilhar experiências com outras pessoas e viver de suas paixões:
1. Oferecer serviços em domicílio: Uma maneira de empreender sem investir muito dinheiro e assumindo riscos mínimos é oferecer serviços especializados em domicílio, a exemplo de aulas de piano ou outros instrumentos, personal organizer, pet care e outros serviços que possam ser feitos sem o cliente sair do lar.

2. Oferecer consultorias especializadas: Caso tenha habilidades para finanças e organização do dinheiro, ajudar outros com a gestão financeira ou, também, pequenas e médias empresas em crescimento pode ser uma alternativa de negócio que pode ser feito, até mesmo, via consultoria na internet, usando serviços de vídeo online, e, assim, não ter que investir no aluguel de um espaço comercial.

3. Criar um ebook: Para se tornar um criador de conteúdo, há um caminho a ser percorrido. Uma das formas de começar é criar um livro digital. Basta ter conhecimento sobre algum assunto e uma conexão com a internet. O material nada mais é que um livro em formato digital, que pode ser lido em qualquer equipamento eletrônico, tal como computador, smartphone, tablet ou e-reader (leitor de livros digitais); ou podem ser impressos em papel e lidos como se fossem um livro tradicional. Com um ebook pronto, é possível vendê-lo pela internet e transformar conhecimento em fonte de renda. Pode ser feito como um guia, um orientador de tarefas ou pesquisas sobre uma área de atuação. Em seguida, postado em plataformas digitais, como na Hotmart, e vendido organicamente ou via marketing digital.

4. Criar um curso online: Hoje em dia, muitas pessoas procuram aprender de forma rápida e fácil. Portanto, os cursos online são uma boa opção para quem quer empreender, sem correr grandes riscos. Os cursos online podem ser de um único vídeo ou uma série – depende do que o empreendedor tem a dizer e a resposta do público. O trabalho maior, neste caso, deve ser feito pensando em detalhes como: o que o público quer ver, boa iluminação, qualidade de som e imagem e escolher bem a plataforma em que estará disponível. Não é necessário investir em equipamentos caros: você pode começar com seu celular, e pouco a pouco, ir melhorando o conteúdo, seja com uma edição ou módulo novo.

5. Trabalhar como afiliado: O afiliado é um profissional que divulga um produto de outra pessoa em troca de comissões por cada venda feita. Se você tiver algum tipo de influência online, poderá começar neste negócio. As vantagens são muitas e você não precisa investir dinheiro, nem gerenciar estoque ou criar um conteúdo próprio. Por exemplo, você pode ser uma referência em viagens e dar dicas nas suas redes sociais sobre o tema. E como a sua audiência já tem aderência com temas relacionados, você pode afiliar-se a um produto digital de fotografias, para que mais pessoas aprendam a tirar boas fotos viajando, e ganhar uma comissão a cada vez que um seguidor compra o produto com o seu link personalizado.

 

Sobre a Hotmart – Fundada em 2011, pelos empreendedores João Pedro Resende e Mateus Bicalho, a Hotmart é uma das líderes globais no mercado de produtos digitais. A empresa conta com mais de 1,7 mil funcionários e fornece todo o ecossistema para a criação e venda de conteúdos digitais como cursos online, ebooks, podcasts entre outros formatos. A empresa faz parte do grupo Hotmart Company e contabiliza mais de 35 milhões de usuários, mais de 580 mil produtos cadastrados e vendas em mais de 188 países.

Facebook
Twitter
LinkedIn