Irmãos migram de loja física para e-commerce e faturam 8 mi

Um dos maiores desafios do mundo do empreendedorismo é manter o DNA de sua empresa enquanto se adapta às mudanças do mercado e das tecnologias. O caminho é tortuoso e exige coragem para arriscar, como fizeram dois irmãos paulistas em 2010. Em meio à transformação do comércio, Lucas Fernandes e Daniel Fernandes tiveram que usar todo o conhecimento estratégico e persistência para perpetuar a história de sua família no segmento óptico, lançando o e-commerce NewLentes (www.newlentes.com.br). Com a experiência no varejo físico acumulada por sua mãe desde quando ainda eram crianças, hoje eles mantêm um grupo que inclui outras marcas e fatura 8 milhões de reais anualmente.

“Nós entramos com pouco conhecimento de internet e capital baixo para investir. Nessa época, o comércio eletrônico ainda estava engatinhando, por isso ainda permitia experimentação”, relata o caçula, Lucas Fernandes. Antes um receio, o passo foi definitivo para o negócio: após um ano de operação, a loja virtual já faturava quatro vezes mais que a física. A partir daí, o crescimento deslanchou e os sócios tiveram que passar por um processo de reestruturação e reinvenção – de si mesmos e da marca.

Porém, começar a operação online era muito mais difícil do que pensavam, devido à complexidade do ecossistema do comércio eletrônico. Segundo Lucas, é necessário dispor de mais tempo, dedicação e investimento financeiro, pois a operação em alta performance do e-commerce depende de muitos parceiros nas áreas de tecnologia, marketing digital e logística – todos essenciais para manter o ritmo de crescimento e prestação de serviço de qualidade. “Em dois anos, tivemos que mudar três vezes de escritório por conta do aumento da demanda e a expansão da equipe”, lembra.

Um dos maiores desafios deles foi entender a lógica e a linguagem técnica do mercado na internet. À época empreendedores do varejo tradicional, ele e o irmão Daniel Fernandes passaram a buscar conhecimento em cursos e palestras do setor e contam que a parceria com uma agência do segmento foi fundamental para os primeiros passos da empresa no novo formato.

Outra dificuldade foi transmitir essa novidade à mãe, Nanci Fernandes. “Como empreendedora de outra geração, já sabíamos que haveria um conflito e levou um tempo para convencê-la de que montar o e-commerce era o caminho natural. Mas, quando os números vieram, ela teve certeza de que nossa iniciativa indicava o futuro da marca”, conta Daniel.

Hoje, com oito anos no comércio virtual, somente a marca NewLentes entregou cerca de 200 mil pedidos, e no primeiro semestre de 2018, já cresceu 28%. Experientes e atentos aos movimentos do mercado, os irmãos Fernandes, juntos a Nanci, inauguraram mais lojas físicas, trabalhando questões estratégicas para ampliar o conceito do omnichannel, tendência do varejo que implica na integração entre o comércio online e offline. Além disso, também mantêm uma operação online com foco 100% internacional, que já representa fatia significativa do faturamento.

A NewLentes atende a três categorias no segmento óptico: saúde, com as lentes de contato e óculos de grau; moda, com as linhas de óculos de sol; e estética, incluindo lentes coloridas. “O próximo passo é buscar um aporte financeiro estratégico, para dobrar as vendas em três anos” diz Lucas.

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