Franquia de medicamentos manipulados para pets teve faturamento de R$ 4 milhões

Loja da franquia Fórmula Animal, especializada em medicamentos manipulados para pets

A Fórmula Animal surgiu do desejo e amor da farmacêutica Renata Piazera em trabalhar com animais. Após se formar, a profissional foi em busca de um negócio que unisse suas duas paixões: animais e farmácia. Em 2010, fundou a empresa, em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, ao lado de seu sócio Marcelo Piazera, que oferece opções de produtos cosméticos e medicamentos manipulados para pets, sempre visando à prevenção, tratamento e bem-estar dos animais.

A manipulação veterinária proporciona maior facilidade na administração do remédio e menor estresse para o animal na hora de tomar a medicação, pois é possível desenvolver diversas formas farmacêuticas personalizadas, com gostos que são agradáveis ao paladar de cada animal. Pensando nisso, a empresa investe em biscoitos medicamentosos, emulsões, pastas orais, xaropes, géis transdérmicos e petiscos, além de florais. Todas as fórmulas são adaptadas e produzidas nos sabores preferidos de cães, gatos, cavalos e animais silvestres, como bacon, carne, chocolate, morango, presunto, azeitona, salmão, cereja, banana, baunilha, entre outros.

A manipulação veterinária veio para quebrar todo estresse de medicar o animal já que conseguimos produzir na dose certa, de acordo com o peso do animal, evitando situações de quando o pet já está doente, na maioria das vezes, debilitado e com dor, e o dono ainda precisa fazê-lo passar por uma situação de total desconforto, fazendo-o tomar um medicamento a força.

“Outra vantagem é que os medicamentos manipulados podem custar até 30% menos do que os comerciais e, como há maior aceitação dos animais de estimação pelas diferentes formas farmacêuticas, ocorrem menos desperdícios de ativo e medicamento”, afirma Renata Piazera.

O benefício não é apenas para os animais de estimação, mas, também, para os donos, que podem  economizar até 30% dos valores dos remédios industrializados. Os medicamentos manipulados são formulados na dose certa para cada caso, evitando assim desperdício e perda de componentes. Além disso, o tratamento pode ser potencializado com a associação de diversos princípios ativos em uma única forma farmacêutica, impedindo que o pet tenha que ingerir diversos comprimidos, por exemplo.

A rede também oferece produtos cosméticos e de embelezamento exclusivos, como xampu, máscara,
aromatizador de ambiente, etc. As unidades possuem um ambiente charmoso e agradável adotando um
protocolo de atendimento VIP não apenas para o dono, que pode tomar um chá, enquanto espera o atendimento de seu companheiro, mas também para o pet, que pode descansar em uma cama e tomar água. Além disso, todas as lojas contam com laboratório próprio voltado à manipulação dos medicamentos.

Todo o cuidado com a saúde dos animais e a competência em fornecer produtos de alta qualidade foram fatores que auxiliaram o crescimento da empresa de maneira orgânica que, em 2013, embarcou no setor de franquias.

Atualmente, a Fórmula Animal conta com 27 unidades comercializadas, sendo uma própria em Jaraguá do Sul (SC) e 21 já inauguradas, localizadas em Anápolis (GO), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Cabo Frio (RJ), Campinas (SP) Chapecó (SC), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Lauro de Freitas (BA), Novo Hamburgo (RS), Ourinhos (SP), Patos de Minas (MG), Porto Alegre (RS), Presidente Prudente (SP), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São José do Rio Preto (SP), São Paulo (SP), Sorocaba (SP), Uberlândia (MG).

A expectativa é alcançar 30 unidades em funcionamento até 2018. Em 2016, a empresa teve faturamento de RS 4 milhões e, para este ano, a previsão é de chegar aos R$ 8 milhões.

Facebook
Twitter
LinkedIn