Mulheres na Contabilidade: como está a presença nesta área dominada por homens

Na empresa, 73,8% dos colaboradores são mulheres e 60% delas ocupam cargos estratégicos. Domínio feminino na profissão é crescente, especialmente nos estados da região Sudeste.

Historicamente dominada por homens, a área de ciências contábeis escala, nos últimos anos, os índices de profissionais mulheres na área. Entre 1996 e 2021, o número de mulheres na contabilidade aumentou de 27,45% para 43%. O escritório de contabilidade ABordin, que faz parte do grupo CorpServices, é um exemplo perfeito de que a presença feminina no setor está cada vez mais forte: dos 203 colaboradores, 150 são mulheres, ou seja, 73,4% dos funcionários da empresa. Desses 203, 53 ocupam cargos em níveis tático e estratégico na empresa, onde 34 são mulheres. São 22 especialistas ou líderes, oito sócias e quatro gerentes.

Apesar da participação feminina crescer a cada ano, Claudia Cruz, Gestora de Talentos da ABordin, ressalta que ainda há desafios consideráveis no caminho. “A questão da maternidade e necessidade de atualização constante (aumento da especialização), ainda desequilibram um pouco as oportunidades. Por outro lado, a transformação digital que atinge essas áreas anda de mãos dadas com a revolução na carreira de muitas profissionais”, pontua.

Na ABordin, as funcionárias têm toda a rede de apoio necessária durante a gestação e, posteriormente, no período de licença maternidade. A licença é de 120 dias, além do período de amamentação. “Vemos que geralmente as mães também deixam para tirar um ciclo de férias nesse momento, somando quase seis meses em casa”, observa Claudia. A nova mamãe também recebe um presente da empresa e, no retorno ao trabalho, há todo o apoio e flexibilidade na readaptação da funcionária.

A colaboradora Andrea Gutierrez faz parte da equipe da empresa desde 1998. Andrea foi contratada para a área de administração de pessoal. Já cuidou da folha de pagamento interna e hoje é uma das líderes na equipe, conduzindo clientes externos. Além da admiração pelo fundador da empresa, Antônio Carlos Bordin, Andrea relata que um ponto de virada na equipe foi a entrada de uma nova gestora. “Ela mostrou que tudo podia mudar, que era possível ganhar tempo no dia a dia, mudou processos e trouxe uma forma de trabalhar padronizada e unificada”, conta.

Tudo isso demonstra a centralidade do papel das mulheres na corporação, trazendo visões diferentes e inovadoras para contribuir para o crescimento da empresa. Além disso, a presença feminina colabora para tornar o ambiente ainda mais acolhedor. “Sabemos que o ramo de prestação de serviços BPO pode ser bem desgastante e criar um ambiente onde as pessoas sentem-se bem é fundamental para a qualidade de vida de todos. As mulheres se sentem à vontade para crescer e se desenvolver, tendo espaço para construir a vida profissional e familiar delas aqui na ABordin”, comenta Claudia.

 

Cenário brasileiro

A expectativa é que a presença feminina nesse mercado siga crescendo. Além de ocuparem posições estratégicas dentro das empresas, elas também tomaram a frente de unidades dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) e alcançaram a vice-presidência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

No País, o estado campeão de contadoras e contabilistas é São Paulo. São mais de 63.151 mulheres no cargo. O segundo estado com maior participação nesse sentido é Minas Gerais, que registrou 23.857 contadoras e contabilistas e, em terceiro, segue o Rio de Janeiro com 23.106 — o que denota o protagonismo da região sudeste no quesito. Os dados são do Conselho Federal de Contabilidade.

Sobre a CorpServices – Aliando-se a grandes e consolidadas empresas, o grupo tem como diferencial reunir os melhores especialistas nas áreas de contabilidade, financeiro, tributos paralegal, compliance e outros serviços corporativos para oferecer uma experiência full service.

A consolidação do Grupo CorpServices como uma one stop shop no mercado brasileiro agrega valor às soluções corporativas e integradas para empresas. Combinando BPO e tecnologia inovadora, o grupo facilita os processos internos, deixando seus clientes mais disponíveis para dedicação ao core business.

Facebook
Twitter
LinkedIn