Olho clínico na saúde

Os programas, processos automatizados e integrados da Visto Sistemas,  fazem  diagnóstico em tempo real das necessidades de medicamentos, materiais e equipamentos nos hospitais e informam todas as empresas da cadeia de saúde

Agora pela pandemia do Coronavírus, mais do que nunca, a eminência de faltar medicamentos, materiais e equipamentos básicos e vitais para a realização de uma cirurgia ou de uma intervenção médica é diária em todos os hospitais do país, sejam públicos ou privados. Nestes casos, acendem os alertas dos programas e processos da Visto Sistemas, uma empresa focada em garantir dados e informações para que as indústrias e os fornecedores da cadeia de saúde possam abastecer todos os hospitais, no dia e na hora que for preciso.

Desde o final dos anos 1980, quando modelos de gestão de qualidade começaram a ser implantados no Brasil, o gerenciamento estratégico das empresas passou a ser impactado por uma série de novas competências que não sairiam mais do mapa corporativo. Entre produtos e processos relacionados à área da Saúde, em especial sob o regime de vigilância sanitária, o controle de processos agregou cada vez mais ganhos de produtividade e inúmeros procedimentos inteligentes que se tornaram fundamentais para a gestão.

PORTFÓLIO DE PRODUTOS

Com um portfólio de produtos focado em nichos específicos da área da saúde, a Visto Sistemas já pode comemorar um crescente protagonismo no desenvolvimento de soluções para a gestão de negócios, como plataformas ERP (Enterprise Resource Planning) específicas para os segmentos onde atua. Mas além de marcar espaço no mercado nacional como referência na cadeia de fornecimento da área da saúde, a empresa catarinense prepara agora novos voos, que inclui o lançamento de um inovador modelo de negócios do tipo SaaS (Software as a Service).

Atuando diretamente na interface entre fabricantes, distribuidores e importadores da área, alavancada por um sistema totalmente parametrizado com as normativas da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a empresa sediada em Florianópolis oferece soluções direcionadas que vem ganhando cada vez mais a preferência do mercado de saúde no país. Em relações a normas sanitárias, as soluções da Visto permitem, entre outras funcionalidades, que um fabricante possa controlar variantes como estoques, compras, faturamento e demais itens importantes exigidos pela Anvisa – e  entre eles a rastreabilidade – o que não é possível de ser obtido por sistemas genéricos.

Além disso, no core específico da Visto que é a área denominada de OPME, ou seja, fabricantes de próteses e materiais especiais, a solução desenvolvida pela empresa permite a medição e gestão dos processos sob todas as especificações da Anvisa, mas também dentro de uma inteligência específica para quem utiliza material consignado em hospitais. Isso envolve uma rede complexa de logística e inteligência de gestão que reúne fabricantes, hospitais e todos os derivativos do uso de equipamentos hospitalares. “Criamos fluxos específicos que facilitam muito a vida de quem trabalha com OPME, embora nossa atuação englobe todos os produtos da área da saúde”, revela Daniel Leipnitz, Diretor Corporativo e de Relações Humanas da Visto.

De acordo com o executivo, um dos pilares para o sucesso da empresa é um sistema robusto, que compreende cerca de 13 módulos específicos e que possibilitam o mapeamento de toda a gestão, desde as demandas específicas de um importador ou fabricante, até módulos de gestão que permitem a operacionalização de todas as pontas de empresa do segmento.

OUTRO PATAMAR

O novo direcionamento da Visto, no entanto, promete levar a empresa catarinense a outro patamar, com uma solução baseada em SaaS, que agrega funcionalidade, aplicação de metodologias ágeis, interface amigável e intuitiva e toda uma arquitetura de microsserviços. “Até agora toda a inteligência acoplada aos módulos ficava no servidor do cliente, mas desde 2020 começamos a desenvolver essa nova concepção, chamada de Visto Web, que é a nossa versão de sistema de gestão de negócios no modelo SaaS, disponível na nuvem, como um legítimo  plug and play”, define Daniel Leipnitz.

Apesar de continuar com o sistema robusto e que já se consagrou como uma das grandes soluções da Visto, o foco no SaaS direciona esforços para resolver demandas de um perfil de empresa com atividades específicas. “Quando começamos a pensar nessa solução, a tecnologia a ser utilizada ainda era um desafio, no sentido de garantir uma vanguarda e atender nossas necessidades de desenvolvedores”, lembra Leipnitz. A solução foi adotar uma linguagem chamada Angular, a exemplo do que já é utilizado por grandes players mundiais, como Netflix e Google.

Além disso, especificamente para gestão da qualidade, a Visto criou o Vigix, produto que tem atuação em clínicas e hospitais, onde é possível acessar empresas fabricantes que estejam realizando a gestão da qualidade, como também órgãos da saúde que buscam certificações como acreditação hospitalar e ISO. Se levarmos em consideração que um erro no sistema de saúde pode afetar diretamente todos os stakeholders, o controle permitido pelo Vigix se impõe como uma ferramenta mais do que necessária. Além de atender aos requisitos de uma série de normas nacionais e internacionais preconizadas pela Anvisa, pelo Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (PADI), pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e pela International Organization for Standartization (ISO), o Vigix proporciona ligações com os principais ERPs do setor de saúde, com foco na experiência e interação entre os usuários.  Algumas normativas da área da saúde como as RDCs, que pedem boas práticas de qualidade também são atendidas pelo sistema da Visto, fortalecendo ainda mais o nicho específico onde a empresa atua.

TRAJETÓRIA DE SUCESSO

A história exitosa da Visto Sistemas teve início em julho de 2016 com a fusão de duas empresas de referência no mercado de tecnologia: a VM System, fundada em Campinas (SP), em 1990, e a Callisto, de Florianópolis, criada em 1997. A partir da fusão, a Visto já nasceu direcionada na oferta de um portfólio completo na área de segurança sanitária e tecnologia. A união das duas empresas resultou em desenvolvimento de produtos específicos, atendimento de excelência e foco na solução de necessidades do cliente. “Naquele momento nosso pensamento foi totalmente direcionado para soluções inovadoras, éticas e segmentadas, com a missão de se tornar uma empresa única especialista e referência para cadeia de fornecimento da área de saúde”, relembra Daniel Leipnitz.

Atualmente, a Visto Sistemas tem duas sedes, em Florianópolis e em Campinas (SP), contando com mais de 100 colaboradores e cerca de 700 clientes nas sua carteiras. A união também resultou em um portfólio de produtos mais robustos: duas plataformas de ERPs, soluções para áreas específicas como gestão da qualidade e aplicativos que auxiliam nas rotinas diárias de negócio para quem trabalha na área da saúde e uma série de soluções opcionais que utilizam a mais moderna tecnologia e melhoram a performance dos processos na Saúde.

OS NÚMEROS DA VISTO

Sedes: 2 (Florianópolis e Campinas)

Número de colaboradores: + 100

Clientes: cerca de 700

OS PRINCIPAIS PRODUTOS DA VISTO

ERP

Processos automatizados e fluxos integrados que simplificam as operações diárias e dão suporte aos negócios das empresas que formam a cadeia da saúde no país.

VIGIX

Solução completa para o controle e gerenciamento da qualidade para as empresas  da área de saúde que necessitam atender exigências de segurança sanitária e da Anvisa.

VISTO WEB

Plataforma que gerencia estoque de hospitais, em tempo real, com foco especial em medicamentos, materiais e equipamentos para cirurgias e uso regular necessário a cada dia.

PORTAL DO CLIENTE

Plataforma web que faz a conexão entre fabricantes, distribuidores e importadores de produtos de saúde.

Facebook
Twitter
LinkedIn