PANDEMIA – Campanha da Unicred SC/PR incentiva doação de sangue

Durante as próximas semanas as agências da Unicred SC/PR realizarão ações de incentivo à doação de sangue. A iniciativa busca contribuir para a manutenção dos estoques dos hemocentros que sofrem com a redução no número de doadores por conta da pandemia do novo Coronavírus. Atualmente em Santa Catarina metade dos tipos sanguíneos estão com estoque abaixo do ideal.

Com hemocentros e unidades de coleta em nove cidades catarinenses o Hemosc informa periodicamente os tipos sanguíneos com maior necessidade de doação. Atualmente o estoque reduzido afeta principalmente quem necessita de A+ A-, B-, O+ e O-. Com o intuito de contribuir para a normalização dessas reservas a Unicred SC/PR está desenvolvendo junto aos colaboradores das agências em todo o Estado uma campanha de incentivo. Com o mote “Cooperação Corre nas Nossas Veias” a cooperativa orienta quem deseja a realizar o agendamento para doação.

Durante a pandemia o Hemosc tem seguido uma série de normas rígidas para o contato com o público. Para doar é necessário realizar o agendamento por telefone nos números disponibilizados de acordo com a região no site www.hemosc.org.br.

 

Quem pode doar

Podem doar pessoas entre 18 e 70 anos ou menores de idade a partir de 16 anos mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal. É necessário ainda que o candidato esteja em boas condições de saúde e ter peso acima de 50 quilos. Durante a pandemia, no entanto, além dos critérios usuais há ainda a restrição de doação por pessoas que nos últimos 14 dias estiveram em países com casos confirmados de infecções pelo SARS-CoV-2. Já as pessoas infectadas ficam inaptas por um período de 30 dias após a completa recuperação. Para aqueles que tiveram contato com pessoas infectadas o período de espera para doação é de 14 dias.

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn