Investimento em inovação e tecnologia marca trajetória da Pixeon no setor de saúde

Por Acari Amorim e Marlon Aseff

A Pixeon inicia o ano com a busca de uma marca histórica: a liderança no Brasil e em toda América Latina na tecnologia para a saúde. Nascida em 2012 da fusão da Medical Systems, de São Bernardo, em São Paulo, com a catarinense Pixeon, hoje a Pixeon Medical Systems é um modelo de empresa de inovação tecnológica focada na saúde, uma das áreas com maior potencial de crescimento no Brasil.

Comandada pelo jovem executivo Roberto Ribeiro da Cruz, a Pixeon busca complementar um portfólio de produtos e soluções que alcancem todas as necessidade do mercado que engloba a saúde. “Entre os fatores que alavancaram nosso crescimento, podemos destacar uma visão antecipada das oportunidades, a elaboração de produtos adequados e um processo de aquisições bem planejado”, define o CEO da Pixeon.

Com a maior base instalada de softwares para a saúde da América Latina, a empresa aposta em uma visão de longo prazo, com crescimento estruturado e a busca por novos mercados latinos. De acordo com ele, a expansão para a América Latina vem alicerçada por uma experiência altamente positiva na Argentina. Só nos últimos dois anos, o número de clientes atendidos pela companhia no país cresceu perto dos 60%. A atuação no mercado argentino vem amparada em soluções como o PACS (Picture Archiving and Communication System), que responde por aproximadamente 851 mil exames realizados no país todos os anos. Isso significa uma abrangência de nada menos que 2% da população do país.

O produto foi o único avaliado com notas acima da média na América Latina pela agência internacional KLAS, que lista globalmente os melhores fornecedores de tecnologia para a saúde. Além disso, a empresa incorporou ao portfólio o ClickVita (para entrega de exames on-line) e o Flow Performance (módulo em nuvem que gerencia e padroniza o processo de laudos). “Os lançamentos formam parte essencial da estratégia da Pixeon em oferecer soluções completas, posicionando-se como parceiro fundamental de instituições de saúde de novos países a partir de agora, como a Colômbia e a América Central, vista como um bloco de países e oportunidades”, garante o comandante da empresa.

No Brasil, já são mais de 2 mil clientes, com uma atuação que dobrou de tamanho entre 2013 e 2015. Com escritórios em Florianópolis, São Bernardo do Campo (SP) e Salvador e unidades de negócios distribuídas por todo o país, o sucesso da Pixeon também pode ser debitado a uma cultura amparada na visão de one stop shop software provider. Trata-se da oferta de uma série de produtos e soluções de maneira vertical, que abrange desde softwares de gestão a automatização de laboratórios e exames integrados. “Buscamos atender tudo o que o cliente precisa, desde soluções para hospitais até clínicas”, diz Ribeiro da Cruz.

De acordo com o CEO da Pixeon, soluções completas garantem mais eficiência aos processos de instituições nas áreas laboratorial, de diagnóstico por imagens, policlínicas e hospitalar. Só na área hospitalar as projeções de crescimento superam os 81% de vendas nos próximos anos. “Inovação é a palavra-chave para o crescimento da Pixeon e um dos principais valores da empresa. Questionar, propor soluções criativas, pensar em alternativas mais ágeis e eficientes está no DNA da companhia”, assegura Ribeiro da Cruz.

Para isso a empresa vem reforçando a oferta de produtos SaaS, ou seja, a adoção de softwares e soluções de tecnologia por meio da Internet em forma de serviços. As soluções baseadas na nuvem, garante, são fundamentais para o mercado da saúde, que tem na tecnologia um dos principais aliados para superar os desafios de integração de serviços previstos para os próximos anos.

Foco na inovação

Graduado em Engenharia de Produção pela FEI (Faculdade de Engenharia Industrial), 47 anos, nascido em São Bernardo do Campo ‑ SP, possui especialização em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Com perfil empreendedor desde muito jovem, aos 17 anos fundou a sua primeira empresa – a Medical Systems, que desenvolvia soluções para medicina diagnóstica.

Roberto foi também pioneiro ao desenvolver a primeira solução nacional para digitalização e impressão de imagens analógicas e pela introdução do conceito paperless para medicina diagnóstica.

Em 2012, após a união das empresas Medical Systems e Pixeon, o executivo tornou-se CEO da companhia formada, posição que ocupa até hoje. Atualmente, liderando a Pixeon, tem o objetivo de expandir o acesso à tecnologia na área da saúde para que os médicos utilizem softwares que potencializem sua capacidade de diagnóstico, prestadores de saúde sejam mais eficientes e para que pacientes possam ser melhor atendidos.

Com sua visão e forma de gestão humanizada, focando na inovação, transparência, colaboração, respeito e excelência, Roberto tem feito a Pixeon crescer exponencialmente, atingindo crescimento de dois dígitos ano a ano, e com planos para torná-la a maior empresa brasileira de softwares para saúde.

Onde atua a Pixeon

HOSPITAIS

• Gestão de tempo de atendimento e espera por paciente, por área.

• Ocupação de leitos mais eficiente.

• Gestão de medicamentos e materiais.

CENTROS DE IMAGEM

• Visualizador web que permite acesso a qualquer hora, de qualquer lugar.

• Gestão de controle na nuvem, fora do local, sem equipamentos e instalações, com significativa redução de custos.

• Sistema intuitivo e amigável.

LABORATÓRIOS

• Integração total de laboratórios.

• Tecnologia na nuvem.

• Gerenciamento eficaz, com relatórios completos, em tempo real.

CLÍNICAS/CONSULTÓRIOS

• Agendamento ágil e eficiente por médico e por especialidade.

• Gestão do fluxo de atendimento de cada cliente.

• Controle de contas a pagar/receber e de todo o faturamento.

Leia também:

Ações estratégicas consolidam expansão de mercado da Pixeon

Facebook
Twitter
LinkedIn