Plataforma de formação de programadores busca parcerias com empresas e prefeituras

A StackX foca na formação de profissionais juniores ao longo de seis meses de curso e encaminha os formandos ao mercado.

A StackX, dos empreendedores Fabiano Dell Agnolo, Viviane Fernandes e Maurilio Benevento, foca na formação de profissionais juniores ao longo de seis meses de curso. 


O que para muitas empresas é um problema crônico, como a falta de mão de obra qualificada, para outras é uma nova oportunidade de negócios. É o caso da
StackX, startup que desenvolveu uma plataforma digital para formação de desenvolvedores juniores (full stack) num período de seis meses e que encaminha os novos profissionais ao mercado. A empresa foi fundada no ano passado, em Joinville (SC), pelos  empreendedores Fabiano Dell Agnolo, Viviane Fernandes e Maurilio Benevento. 

“Criamos uma trilha para quem não tem nenhum conhecimento em tecnologia mas que, depois desse semestre, pode começar a buscar vagas para iniciantes no setor”, diz Fabiano Dell Agnolo, fundador da StackX, que tem sede no Ágora Tech Park. Podem participar jovens a partir dos 16 anos – sem limite de idade. 

Outro diferencial é que só depois que o aluno só paga pelo curso depois de estar empregado – o valor total é de aproximadamente R$ 5,4 mil, parcelados em 18 meses. Atualmente a StackX tem 230 alunos – os 30 primeiros que chegaram ao final do programa já foram contratados. 

A empresa participa do programa de capacitação Startup SC, além de ter sido uma das selecionadas pelo programa do Sebrae e Fapesc que concedeu R$ 50 mil para egressas do Startup Summit. “Lapidamos nosso modelo de negócio e gestão, desenvolvendo uma plataforma que possa ser escalável para atender à demanda de mercado. Nosso foco está no nível junior”, explica Viviane Fernandes.

Segundo os empreendedores, cada vez mais surgem profissionais experientes mas que buscam uma recolocação de carreira na área de TI. “E este é um perfil muito procurado pelas empresas, pois ele já tem bagagem e visão de processo, mesmo que seja um desenvolvedor junior”, comenta.

 No momento, a empresa estuda parcerias públicas com as prefeituras, na sua sede, Joinville, e outras do Planalto Norte catarinense, como Rio Negrinho e São Bento do Sul. Também está em conversas com os governos de Santa Catarina e do Piauí com objetivo de capacitar pessoas nessas regiões para aumentar a empregabilidade nos municípios e, consequentemente, elevar a renda local. 

“Nosso propósito é gerar desenvolvimento econômico, pois as empresas de TI não conseguem crescer mais por falta de profissionais. Tem mercado, tem cliente mas não tem pessoas qualificadas. Por outro lado, há um grande número de pessoas desempregadas e que podem entrar em um mercado que paga acima da média dos demais setores – isso em um curto espaço de tempo”, reforça o CEO da StackX.

Facebook
Twitter
LinkedIn