Quais lições podemos aprender com o Vale do Silício para enfrentarmos o desafio atual

Daniel Pink, no livro Motivação 3.0, diz que o controle leva à obediência, mas a autonomia leva ao engajamento que, naturalmente, leva à excelência. Concordo plenamente com ele! E esse é o tipo de pensamento que nos leva à inovação e à capacidade de acompanhar a evolução do mundo globalizado.

Minha visita ao Vale do Silício deixou claro três pilares para essa evolução: conhecimento é a base de tudo. Se você quer se reinventar, se quer falar de inovação, leve conhecimento para sua equipe. Cultura: é o principal ativo de transformação de qualquer organização. Se você quer implementar inovação dentro da sua empresa, tenha certeza que isso só será possível se a sua companhia tiver uma cultura forte e aberta a isso. Ecossistema: reforça o que já disse anteriormente, você não conquista nada sozinho.  E, além disso, acredito que mais importante do que tudo isso é continuar investindo e acreditando no ser humano e em todo o seu potencial.

Observei também que o Vale do Silício possui dois tipos de gênios: o padrão, aquele que é vital para uma organização, já que possui estrutura, foco e execução, e o rebelde, que é questionador e busca a excelência. Além disso, a maioria das organizações da região possui chefe de cultura, chefe de inovação e chefe de solucionar problemas. Reparem, as empresas do Vale adoram problemas e acreditam que encontram neles e nas dificuldades os caminhos para o crescimento. Independentemente do que acontecer, o Vale faz dar certo. Independentemente de tudo, faremos dar certo aqui, como sempre fizemos.

No Vale do Silício, profissionais apáticos, parados no tempo e que não mudam são conhecidos como blockers, pessoas que tentam impedir o modo inovador de pensar. Não deixe que isso aconteça na sua companhia. Não deixe que o atual momento desafiador se torne um blocker. Mindset de crescimento é um exercício diário. Pratique, incentive e não se detenha por nada. Reinvente-se. O sucesso no trabalho será fruto da nossa própria metamorfose profissional e pessoal. Assim que o Coronavírus passar, saia do escritório e observe o mundo para inovar. Queremos ser pessoas que pensam exponencialmente e este é o tipo de profissional que faz as empresas serem inovadoras. Esse é o perfil de indivíduo que fará a diferença depois desse momento.

Precisamos e seremos capazes de nos transformar, e é essa a mensagem mais importante, entre todas que passei aqui. Basta você querer, é possível. Seja um dos dois gênios do Vale, o padrão ou o rebelde. Ambos carregam a importância da inovação e a vontade de fazer dar certo. Você dará certo! Acredite! Se arrisque! Sairemos dessa muito menos analógicos, mais digitais e, principalmente, muito mais humanos!

* Delair Bolis é presidente na MSD Saúde Animal e do Sindan – Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal.

Facebook
Twitter
LinkedIn