Qual a diferença entre Contabilidade e Gestão Financeira

Redação 22/06/2020
Redação 22/06/2020

Diante crise financeira e pandemia, os brasileiros estão procurando se informar melhor para gerenciar os negócios de forma que o prejuízo não seja irreparável.

Os termos ‘Contabilidade’ e ‘Gestão Financeira’ vieram à tona em vista que são essenciais para os donos das empresas. Saber a diferença entre eles evita a confusão na hora de contratar um profissional que cuide das finanças.

Gisele Machioski, contadora, explica “A contabilidade se encarrega de deixar a sua empresa em conformidade de acordo com a legislação vigente, como por exemplo entregar as obrigações acessórias junto ao Fisco, apuração de impostos, cálculo da folha de pagamento, emissão das demonstrações contábeis. Alguns escritórios/contadores oferecem consultoria/aconselhamento auxiliando também na gestão do seu negócio’.

Entretanto, para saber quanto a empresa precisa vender para não ter prejuízo, quanto tem a receber, a pagar, e quais são os gastos que precisará desembolsar nos próximos dias, semanas, meses, o empresário precisa também fazer a gestão financeira do seu negócio para ter tempo hábil para a tomada de decisões, planejamento, organização e controle sobre a situação financeira da empresa.

Por estes dois conceitos serem complementares, também é importante que a empresa utilize um software integrador que auxilie no acesso das informações necessárias.

Gisele apresenta “Essa integração auxilia no processo de tomada de decisão, já que permite que ela seja fundamentada em dados sólidos. Aliada à contabilidade, a gestão financeira fornece subsídios para que o gestor tome decisões mais assertivas e distribua os recursos de maneira mais adequada”.

Quando as duas são realizadas de forma efetiva, a organização consegue aproveitar as melhores oportunidades e identificar as possíveis ameaças que possam causar problemas sérios.

A contadora finaliza, “Contabilidade e Gestão Financeira são fundamentais para o sucesso da empresa e você pode contar com parceiros de negócios para auxiliar com esse controle”.

*Gisele Machioski é Contadora da Machioski Contabilidade.

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.