Quatro tendências de tecnologia para Recursos Humanos

As tecnologias vêm revolucionando todos os setores. As novidades vêm contribuindo, inclusive, para a geração de empregos. Relatório recente da consultoria McKinsey apontou que a tecnologia ajudou a criar 15,8 milhões de vagas de emprego, nos Estados Unidos, com o surgimento de vagas que sequer existiam antes. Mas, além de gerar oportunidades, as inovações dão a chance de ampliar o investimento em capital humano e potencializar os talentos. Por isso, vale a pena prestar atenção em quais são as tendências tecnológicas destacadas pelos especialistas em Recursos Humanos, durante o Conarh deste ano, um dos maiores eventos do setor.

* People Analytics

A análise de dados estruturados e não estruturados é aplicada a diversos setores, o que facilita a mensuração e a avaliação de informações relevantes. No caso da gestão de pessoas, a utilização de Big Data destaca-se como uma das principais tendências na área, contando com tecnologias e técnicas próprias de aplicação, geração de relatórios e análise de métricas.

* Microlocalização

Entender a distribuição das equipes no espaço pode ser um diferencial para a eficiência operacional de empresas de grande porte, considerando tanto as que trabalham com unidades distribuídas no território, quanto as que possuem estruturas amplas, como hospitais, escolas e grandes indústrias. Para facilitar o mapeamento e a análise de utilização do espaço, para ser capaz de fazer realocações e atender a demanda de forma efetiva, gestores de RH contam atualmente com tecnologias de georreferenciamento, baseadas em wi-fi, GPS e beacon. Um exemplo é o Ahgora Live Maps, tecnologia que possibilita às empresas fazer a gestão eficiente da força de trabalho em ambientes internos (prédios, lojas, empresas, etc.), ou seja, possibilita aos gestores identificar áreas com maior ou menor circulação e alocar a posição dos colaboradores de acordo com a demanda.

* Inteligência Artificial

A aplicação de ferramentas que organizem processos e façam análises complexas contribuem para a tomada de decisão. O setor de Recursos Humanos precisa avaliar o passado, para entender cenários atuais e criar perspectivas futuras, principalmente em corporações com alto nível de escalabilidade e atuação abrangente. Nesse sentido, a ajuda da tecnologia é essencial, a partir de funcionalidades de inteligência artificial especializadas, que agregam automatização e inteligência de máquina a ferramentas de gestão.

* Recursos mobile

O novo perfil de profissionais exige aplicação de mecanismos que forneçam autonomia e segurança, de forma dinâmica. A disseminação dos recursos mobile impacta também na gestão de pessoas e segue como tendência na área. O aplicativo Ahgora Multi, da empresa Ahgora, é equipado com a tecnologia de Reconhecimento Facial e ganha destaque por possibilitar ao funcionário o registro de ponto por “selfie”, o que garante transparência e segurança, bem como possibilita acompanhar individualmente – em tempo real – as  horas trabalhadas pelo celular.

Recursos mobile também são muito importantes para controlar a jornada de trabalhadores externos. Soluções tecnológicas permitem bater o ponto de qualquer lugar, utilizando o smartphone, e com segurança jurídica – inexistente se a empresa fizer este controle de maneira informal. O promotor de venda é considerado um funcionário externo, ou seja, exerce atividades que não se adequam a horários fixos de trabalho. Porém, não controlar a jornada desse colaborador pode trazer problemas tanto para a empresa quanto ao próprio trabalhador. Por isso, o software Agile Experience, da empresa Involves, tem como opção a funcionalidade ponto eletrônico mobile, direcionada para empresas varejistas e indústrias que atuam com trade marketing. No Agile Promoter, quando a empresa opta por adicionar a funcionalidade ponto eletrônico, o promotor precisa primeiro bater o ponto para depois conseguir iniciar o trabalho. Essa função funciona, inclusive, offline.

A área de recursos humanos ainda vai se transformar muito nos próximos anos e cada vez mais se encaminha para ser mais estratégica para as corporações. E a tecnologia se consolida como aliada importante tanto para promover o bem estar dos colaboradores como para garantir a maior produtividade das empresas.

Facebook
Twitter
LinkedIn