Roit revoluciona Contabilidade e Folha com Inteligência Artificial no Vale do Silício

Lar das maiores empresas de tecnologia do mundo como Facebook, Apple e Google, o Vale do Silício também se tornará a casa da ROIT Consultoria e Contabilidade.

Com unidades operacionais em Curitiba e Brasília, a startup agora desembarca nos EUA, onde pretende lançar e aprimorar as tecnologias desenvolvidas no Brasil voltadas ao segmento corporativo.

“É desafiador estar na Califórnia. Nossa tecnologia é adaptável aos modelos de negócios das empresas, sejam elas brasileiras ou não. E para entrarmos no mercado norte americano temos que saber como as empresas de lá pensam e se comportam, e também as normas e regulamentações específicas”, avalia Lucas Ribeiro, sócio-diretor da ROIT.

A ROIT vem operando com Inteligência Artificial desde o mês de novembro e é a primeira do país em seu segmento a implementar e usar a tecnologia em sua plenitude, com machine learning e deep learning.

Ao todo foram investidos mais de R$ 2 milhões em programação e desenvolvimento do novo sistema de inteligência artificial, que foi construído internamente e contou com tecnologias da Google, da Amazon e outras gigantes globais da tecnologia.

O novo sistema automatiza quase a totalidade das tarefas do setor contábil, facilitando o dia a dia e agilizando os processos.

Nas duas primeiras semanas em que os robôs da ROIT trabalharam, foram realizados 1.800 operações por hora e mais de 8.000 classificações contábeis sem nenhuma interação humana. No mesmo período mais de 4.000 documentos foram lançados com aplicação de OCR (Optical character recognition) para extração de dados dos documentos fiscais, com um índice de acuracidade de quase 70% nos reconhecimentos de textos.

De acordo com Ribeiro, a expectativa é que os robôs gerem uma economia de 70 a 100 mil horas trabalhadas ao ano.

O empresário afirma ainda que os sistemas não substituirão o capital humano da startup, cabendo aos profissionais o suporte e debate estratégico de tributação e contabilidade. “Eles atuarão prestando consultoria de forma ainda mais intensa às empresas, com apoio também das ferramentas que desenvolvemos de BI e Analytics”, ressalta.

APP PARA RH

Outro projeto que será lançado na ROIT Vale do Silício é o aplicativo ROIT PEOPLE, para o gerenciamento dos setores de Recursos Humanos das empresas. Ele facilita as tarefas do dia a dia, automatizando todos os procedimentos. “O app cuida do ciclo completo da vida corporativa de um colaborador, desde o processo seletivo até o seu eventual desligamento”, explica Ribeiro.

Segundo Antonio Medina, executivo que assume o cargo de CEO da ROIT Estados Unidos, as soluções ofertadas pelo app ROIT PEOPLE já existem nos Estados Unidos, porém nenhuma é ofertada de maneira totalmente integrada e pensada para os gestores de RH e nos colaboradores, que são usuários finais da solução. “Além de gerenciar o RH das empresas do recrutamento e seleção, até a demissão, o ROIT PEOPLE será um aliado das empresas em todo o mundo. E graças a sua inteligência artificial será possível obter resultados surpreendentes“, avalia Medina.

A ROIT Consultoria e Contabilidade nasceu em 2016 e ficou conhecida no mercado por ser especializada em Lucro Real e também a única no país a atender durante 24 horas por dia.

Facebook
Twitter
LinkedIn