Solução sustentável da Sumitomo Chemical completa 50 anos

Inseticida biológico DiPel está presente em mais de 60 países; no Brasil é usado em importantes culturas, incluindo a agricultura orgânica

Por onde andar no Brasil, haverá o DiPel, solução desenvolvida pela Sumitomo Chemical que completa 50 anos em 2021. Nos citros em São Paulo, na soja em Mato Grosso, no dendê no Pará ou na cultura do fumo, no Rio Grande do Sul, o inseticida biológico está presente com a mesma fórmula e respeito ao meio ambiente desde 1971, ano em que foi registrado nos Estados Unidos pela Agência de Proteção Ambiental (EPA).

A solução tem alta eficácia de controle sobre lagartas, atuando em mais de 200 culturas e em mais de 60 países.

“O DiPel é líder em inseticidas biológicos no Brasil e nos principais mercados do planeta para o controle de lagartas, uma das mais danosas pragas agrícolas. Ele continua atual, relevante e efetivo no controle de pragas mesmo depois de 50 anos no mercado. Poucos produtos de proteção de cultivos conseguiram ser tão duradouros devido às novas regulamentações ou mesmo à preferência dos produtores, que tem mudado ao longo dos anos”, afirma o gerente de Marketing de BioRacionais para a América Latina, Eduardo Figueiredo.

A longevidade do DiPel tem como base a sustentabilidade, pensada desde o seu lançamento, quando esse assunto ainda não era pauta do mercado. O produto tem como princípio ativo um ingrediente que está presente na natureza, o Bacillus thuringiensis.

Dessa forma, ele pode ser usado para o manejo integrado de pragas (MIP), afetando somente as larvas de lepidópteros, já que atua no intestino do inseto. As larvas param de se alimentar dentro de uma hora após a ingestão do DiPel.

“O uso repetitivo de moléculas químicas leva a resistência das pragas, mas o DiPel, com uma ampla gama de proteínas inseticidas, atua de forma diferente na praga, e continua ativo. O mercado de produtos biológicos cresce, atualmente, a taxas maiores do que o mercado de produtos químicos, pois é bem visto aos olhos do agricultor e do próprio consumidor. O DiPel, ao longo do tempo, se mantém como uma ferramenta de controle eficiente e sustentável”, explicou o gerente da unidade de negócios de BioRacionais da Sumitomo Chemical, Rodrigo Rodrigues.

Agricultura orgânica

Uma característica fundamental da solução da Sumitomo Chemical é a seletividade, já que age somente nas lagartas, não sendo tóxico para polinizadores, outros insetos benéficos, vida animal, pessoas ou mesmo o meio ambiente. No Brasil, inclusive, ele tem certificação para uso em agricultura orgânica.

Essa característica fez com que a Sumitomo Chemical no Brasil lançasse, para homenagear as cinco décadas de história do produto, o tema “Sustentabilidade na proteção de cultivos”. “O DiPel nunca foi tão atual e relevante, haja vista o momento que vive a agricultura. Os agricultores têm buscado a solução como fonte de manejo integrado efetivo e sustentável”, destaca Figueiredo.

Sobre a Sumitomo Chemical
Sediada em Tóquio, no Japão, a Sumitomo Chemical é uma das principais empresas químicas do mundo. Fundada em 1913, está presente em mais de 180 países, com cerca de 32 mil funcionários. Na América Latina opera com soluções para agricultura, nutrição animal e saúde ambiental com o objetivo de promover o bem-estar oferecendo soluções sustentáveis para a produção de alimentos e a saúde da sociedade. No Brasil, a Sumitomo Chemical realiza suas atividades a partir de um escritório central, localizado em São Paulo (SP), um centro de pesquisas em Mogi Mirim (SP) e uma fábrica em Maracanaú (CE), além de contar com unidades de distribuição e equipe técnica altamente capacitada em todo o território nacional. Firmando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, a companhia é signatária do Pacto Global e promove ações para contribuir com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que estipula metas para transformar o mundo até 2030.

Facebook
Twitter
LinkedIn