Startup cria primeira rede social para pets

Uma rede social voltada 100% ao mundo pet, criada com a concepção de que homem e pet estão cada vez mais conectados. Mais do que isso: um ecossistema de negócios e de relacionamento, no qual donos de pets e empresas do setor interagem, visando um bem comum. Este é o ARKNOAH, app criado por um ex-executivo do mercado de Telecom que percebeu, a partir de um problema pessoal – e do olhar em um mercado pulsante, que cresce dois dígitos anuais – que ali existia uma oportunidade promissora de atuação não só no mercado brasileiro, mas em nível mundial.

“O app ARKNOAH pretende integrar toda a cadeia de valor do universo pet. Envolve os tutores (ARKlovers), fornecedores de produtos, serviços e soluções para os pets (ARKbest), e um segmento que desde o princípio fizemos absoluta questão de um tratamento próximo e diferenciado, que é o das ONGS (ARKangels), que lutam diariamente pela causa pet, razão pela qual são bem-vindas ao app, pois este é um valor nosso”, conta o CEO e idealizador do ARKNOAH, Carlos Cipriano (foto). Ele, que trabalhou no mercado de Telecom por mais de 20 anos, ocupando diretorias nas principais operadoras do país, passou a empreender depois dos 50 em tecnologia, o que tem sido um grande desafio. No ARKNOAH tem um olhar cuidadoso no marketing e na estratégia, além das outras atividades. “Queremos que seja um encontro de aprendizado, diversão, em que todos estejam à vontade com seus pets queridos. ARKNOAH é plural, para todos os bichos”, diz.

Cipriano e seus sócios Josué Freitas (também oriundo do mercado Telecom e COO da startup) e a veterinária Mônica Lopes (responsável pela qualidade técnica, e que dará dicas veterinárias, além de ser a responsável pela interação com os ARKlovers), investiram desde 2017, quando a ideia do app começou a tomar forma, mais de R$ 1 milhão – em recursos próprios; não houve investidores externos ou alavancagem.Como funciona o ARKNOAH – O plano de negócios, que é dividido em três fases, prevê mais US$ 2,5 milhões de investimento nos próximos dois anos, principalmente em TI. A fase 1 acaba de ser concluída e contempla colocar o ARKNOAH no ar, integrando ARKlovers, ARKbests e ARKangels. O funcionamento é similar ao das redes sociais convencionais dos tutores. Baixa-se o aplicativo, faz-se um cadastro com alguns dados pessoais e em seguida inserem-se fotos e dados dos pets. A partir daí, pessoas, pets, empresas e ONGs se conectam mutuamente e interagem, podendo curtir, comentar, mandar mensagens, postar fotos e vídeos, além de poderem consumir o conteúdo periódico do aplicativo – que são dicas da Dra. Mônica e das mascotes oficiais do app. São quatro: o rottweiler Paul, que falará de generalidades do mundo pet, a gatinha Marietta, que falará sobre horóscopo, o papagaio Silvio, que ensinará o alfabeto pet (uma pílula: “aubraço”) e o peixe palhaço Oscar, que contará coisas engraçadas sobre pets. A fase 2 contempla o oferecimento de serviços de localização, prontuário veterinário para os pets, conexão com eles e serviços. Já a fase 3 pretende conectar agendas dos profissionais com os ARKlovers, além de reconhecimento facial dos pets.

Facebook
Twitter
LinkedIn