Startup cria sistema que ajuda a minimizar riscos e agiliza a análise de crédito

Redação 31/07/2020
Redação 31/07/2020

A procura de crédito para empresas cresceu significativamente, impulsionada principalmente pela crise relacionada ao Covid-19. Só para se ter uma ideia, mesmo com o isolamento social e as agências bancárias fechadas, o Itaú Unibanco, por exemplo, avaliou que 86% dos clientes PJ tomaram crédito pela internet nos últimos meses usando dispositivos móveis.

Para as instituições financeiras, o momento é de atenção, uma vez que o número de empresas inadimplentes já havia crescido 4,14% no ano passado e deverá bater recorde em 2020. Por isso, automatizar procedimentos de análise de crédito é imprescindível, e o uso da tecnologia está sendo fundamental nesse processo – tanto para dar mais agilidade na análise, quanto para aprimorar a inteligência de mercado e oferecer dados mais precisos e completos, ajudando nas decisões.

A startup Klooks,  por exemplo, tem ajudado empresas a conceder crédito PJ oferecendo automação do processo de planilhamento de balanços, que na maior parte dos casos é a etapa mais demorada do processo.  A empresa criou uma solução de big data especializada em inteligência financeira corporativa, baseada em inteligência artificial e machine learning, que coleta demonstrativos financeiros de fontes públicas e cria relatórios de empresas de capital fechado. Com base nestes demonstrativos, a startup fornece dados atualizados, padronizados e relevantes para uma avaliação segura e aprofundada na concessão de crédito.

De acordo com Alexandre Abu-Jamra, CEO e fundador da Klooks, essas informações são indispensáveis à análise de crédito e geralmente precisam ser solicitadas ao cliente. “O retorno do cliente nem sempre é rápido e, quando chega, as equipes de análise ainda têm que tabular as informações. Além do trabalho manual ser mais demorado, está sujeito a erros e inconsistências, sem contar que os analistas acabam envolvidos em rotinas “braçais” de baixo valor agregado. Nossa solução permite agilizar todo esse processo”, comenta.

A Klooks automatiza essa rotina e seu usuário precisa simplesmente fazer uma consulta por CNPJ para acessar as informações que deseja. E caso ele tenha um modelo automático de análise de dados, em muitos casos a plataforma acaba sendo a chave que falta para automatizar a análise de crédito por completo, agilizando muito o envio das propostas.

“A concessão de crédito é uma atividade que envolve muitos riscos, mais ainda no Brasil, onde há alta inadimplência. Portanto, exige estratégia para que esses riscos sejam minimizados, permitindo decisões assertivas, que garantam a sustentabilidade do negócio.Não existe fórmula mágica quando se trata de conceder crédito com segurança. Contudo, existem práticas e recursos que minimizam os riscos e fornecem os elementos necessários para a tomada de decisões promissoras” finaliza.

Sobre a Klooks

A Klooks nasceu em 2012 com a proposta de mapear demonstrativos financeiros de empresas de capital fechado públicos na internet. A startup reúne a maior base de demonstrativos financeiros do país, com mais de 30 mil CNPJs, sendo constantemente monitorados. Desde sua fundação, a Klooks conquistou importantes clientes, como a empresa Standard & Poor’s, Moody’s Analytics, Lexis Nexis, entre outros.  Também recebeu investimento da Porto Seguro e da Plug and Play Tech Center (fundo do Vale do Silício) e entre seus principais produtos estão: demonstrativos financeiros de capital fechado, análises automáticas de benchmarks e pares de mercado, faturamento presumido de alta acurácia, geração de leads qualificados para prospecção PJ e estudos de inteligência de mercado.

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.