Startup desenvolve plataforma de EAD focada em treinamento e desenvolvimento

startup de educação Hotscool Felipe Cerutti Sérgio Burlamaqui

Ao unir experiências adquiridas nos meios educacional e corporativo a edtech Hotscool quer transformar a forma como se mantém a cultura e competitividade das empresas com a ajuda da tecnologia

Uma plataforma inovadora e intuitiva de EAD focada em T&D que permite empresas a transportarem para o ambiente virtual qualquer tipo de treinamento e capacitação com todo suporte e atendimento necessários para a criação de projetos únicos. Essa é a proposta da startup de educação Hotscool.

Fundada em 2019 por Sérgio Burlamaqui, um dos pioneiros na criação de universidades virtuais no Brasil, e do desenvolvedor Felipe Cerutti, a Hotscool nasce com a missão de aumentar os resultados e a performance das organizações através do desenvolvimento do capital humano, o ativo mais importante de qualquer empresa. “Quando os colaboradores da sua empresa são mais capacitados, ou estão sendo frequentemente treinados e atualizados, isso se torna um grande diferencial em relação aos concorrentes”, afirma Sérgio Burlamaqui, cofundador da Hotscool.

A primeira vez que Sérgio e Felipe trabalharam juntos foi em uma consultoria e lá identificaram que as dores e os desafios trazidos pelas empresas quando buscavam por soluções de T&D eram semelhantes e recorrentes. Segundo Felipe, “Os feedbacks eram sempre que as plataformas eram engessadas e que havia pouca usabilidade tanto para quem faz a gestão do ambiente virtual quanto para os colaboradores. O que fizemos foi estudar ainda mais o mercado e assim trouxemos para dentro da nossa plataforma reais soluções quando se pensa em treinamento e capacitação”, conta o empreendedor.

Para se alcançar este objetivo, a startup desenvolveu um ambiente completo, com diversas soluções integradas e muita autonomia. Tudo pode ser encontrado na plataforma da Hotscool sem sair do ambiente de treinamento/curso para acessar outras ferramentas. É possível criar e duplicar diversos ambientes de treinamento e cursos com todos os seus conteúdos sempre que desejar. Tudo isso com uma única conta, sem custos adicionais e total autonomia do time de RH (sem a necessidade de contato com a equipe de TI).

É possível alcançar um alto grau de customização do portal de treinamento ou cursos online. Através do PowerPage, o construtor de sites embutido na Hotscool, a empresa tem controle total sobre a aparência do portal e da área do aluno.

Outro destaque entre as soluções trazidas pela Hotscool é o recurso de Comunidade. Inspirado no conceito de Social Learning, cada vez mais disseminado, a feature se comporta como um hub de funcionalidades que estimulam a comunicação e a troca de experiências entre os colaboradores.

O recurso de Comunidade oferece uma timeline semelhante a do Facebook para compartilhamento de dúvidas, experiências e conteúdos relacionados aos treinamentos. Há também diversas funcionalidades já conhecidas pelo potencial de estímulo à interação como lives, webinars, e fóruns.

“Acreditamos que existam várias maneiras de se aprender e que uma delas seja através do estímulo de determinadas interações sociais. Simularmos algo próximo do que são as redes sociais é aproveitar uma proximidade natural de usuários dos colaboradores para estímulo ao aprendizado. Por isso também incluímos o recurso de Comunidade em nossa plataforma”, conta Sérgio.

Além disso, a startup desenvolveu uma feature especial para quem deseja vender cursos online. Após a criação do projeto basta escolher os meios de pagamento e divulgá-lo na plataforma.

Momento do mercado estimula a busca por alternativas digitais

A startup quer ser o meio facilitador para resolução dos maiores desafios dentro do universo de T&D das empresas, como por exemplo a realização de onboardings mais rápidos e padronizados, tendo consciência que um dos grandes dificultadores para a realização de T&Ds sempre foram os altos custos envolvidos em todo o processo e a falta de indicadores que mostrassem a eficácia dos treinamentos.

A pandemia provocada pelo novo Coronavírus acelerou também o despertar sobre uma forma de manter vivos os treinamentos e capacitações de equipe. “Em tempos onde o distanciamento social ainda se faz necessário e o mercado busca alternativas para continuar crescendo, plataformas como a nossa se tornam ainda mais estratégicas e necessárias dentro das operações”, complementa Felipe.

Projetos mostram potencial de crescimento da startup

Com parcerias de relevância como as firmadas com a plataforma de gestão de redes sociais mLabs, a RM Consulting, empresa fundada por Rachel Maia, além da plataforma de gestão Ellevo, a startup quer crescer ainda mais em 2021. Até agora já foram treinados mais de 30 mil colaboradores. Atualmente conta com 65 clientes e a expectativa é chegar em 100 até o fim do ano.

Sobre a Hotscoo
Fundada em 2019 pelo carioca Sergio Burlamaqui e o mineiro Felipe Cerutti, a Hotscool é uma das primeiras startups do país a dar vida ao conceito de Social Learning dentro de uma plataforma LMS para T&D. Com uma plataforma inovadora e intuitiva, a ferramenta permite empresas a transportarem para o ambiente virtual do EAD todo tipo de treinamento e capacitação com todo suporte e atendimento necessários para a criação de projetos únicos.

Facebook
Twitter
LinkedIn