Startups que fiscalizam órgãos públicos ganham destaque em GO

Três plataformas que permitem à sociedade acompanhar as despesas do orçamento do Governo de Goiás são as vencedoras da maratona nacional de inovação com foco em transparência, a Hackatona Let’s GO. Como prêmio, as startups EmpreendeGO, LiCidadão e MedGO, as três primeiras colocadas, respectivamente, entram em um período de seis meses de incubação, para que possam ser implementadas no mercado. Promovida pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento (Segplan) do Estado de Goiás, a disputa reuniu empreendedores e profissionais de tecnologia em mais de 24 horas de mentorias criativas e rodadas de programação.

Criada com o objetivo de atrair investidores e empresários regionais, nacionais e de fora do país para Goiás, a startup EmpreendeGO agrupa dados, estatísticas e tendências sobre as diferentes atividades econômicas do Estado. De acordo com os idealizadores, o estabelecimento da plataforma está diretamente relacionada à necessidade de se unificar essas informações setoriais e torná-las mais transparentes, o que facilitará a escolha dos investimentos. Além do período de aceleração, a EmpreendeGO ganha como prêmio pelo primeiro lugar na Hackatona Let’s GO uma bolsa do Empretec, sistema de fomento ao empreendedorismo da Organização das Nações Unidas (ONU), representado no Brasil pelo Sebrae, e imersão no Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), a maior empresa pública de prestação de serviços em tecnologia da informação do Brasil.

Evitar que algumas vezes o Governo invista valor além do necessário ao adquirir diferentes tipos de produtos. É com esse objetivo que foi criado o LiCidadão, que ficou em segundo lugar na Hackatona Let’s GO. Trata-se de um comparador de preços que mostra a variação no custo de itens no mercado em que o poder público possa vir a comprá-los, de forma sistemática e organizada. O objetivo é orientar empresas que desejam participar de licitações e permitir que sociedade e governo possam acompanhar esses valores e que possam se manifestar.

Em terceiro lugar na Hackatona Let’s GO ficou a plataforma MedGO, que por meio de um aplicativo móvel permite ao cidadão acompanhar os gastos do governo em umas das áreas com maior oferta de investimentos públicos no País, a saúde. O software também se propõe a verificar os retornos desses investimentos, no que concerne à qualidade e à velocidade dos atendimentos nos hospitais, originando um mapa com dicas agrupadas para os cidadãos.

Criada neste ano, a Hackatona Let’s GO é uma plataforma de transparência que integra a agenda de inovação do Governo do Estado de Goiás, fato que o posiciona entre as unidades da federação com maior competitividade no Brasil. “Queremos gerar soluções junto com a participação popular, para avançarmos em transparência e competividade no Brasil”, defende Thiago Peixoto, Secretário de Gestão e Planejamento (Segplan) de Goiás.

Facebook
Twitter
LinkedIn