Tecnologias ajudam a evitar falhas com mais eficiência

por Acari Amorim

Fazer com que cada empresa, não im­porta o tamanho, funcione melhor e que consiga antecipar o futuro dos negócios. Esse é o propósito atual da SAP, líder do mercado mundial de aplicações de softwa­re empresarial. Com a marca alcançada de 253 mil clientes em todos os continentes, a SAP abrange desde a operação, a análise executiva e de desktops até dispositivos móveis. A presidente da SAP do Brasil, Cristina Palmaka, explica que o foco maior da empresa é capacitar pessoas e organi­zações para que possam trabalhar juntas e explorar os negócios com mais eficiência e resultados.

Uma disciplinada corredora de mara­tonas pelas ruas de São Paulo e de outras cidades, Cristina Palmaka acredita que a inovação aliada à tecnologia é também uma espécie de corrida sem fim para os empreendedores de todos os portes. “É preciso tirar proveito e aplicar da melhor maneira possível os recursos da tecnolo­gia e promover um processo de inovação constante dentro da empresa”, reforça.

Cristina Palmaka observa também que diante do mundo de rápidas mudanças e acúmulo de informações, a simplicidade é o melhor caminho. “O simples se torna cada vez mais necessário. Mas uma sim­plificação sempre em busca de melhores resultados.”

Para antecipar o futuro e ao mesmo tempo simplificar e facilitar o dia a dia dos empresários, a SAP disponibiliza a chama­da “computação em nuvem”, ou seja, cada empresa pode gerenciar o seu negócio sem a necessidade de um investimento significativo na aquisição de equipamen­tos (hardware) e contratação de gestão de infraestrutura de tecnologia. Embora cha­mada de computação em nuvem, tudo fica em solo firme. É, na verdade, uma central de serviços de memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computa­dores e servidores, compartilhados e inte­grados por meio da internet.

“A utilização de software em nuvem é uma tendência mundial”, observa o vice-presidente de marketing da SAP Southern Latin America (SoLA), Gustavo Amorim. “As empresas estão cada vez mais olhan­do para isso e a modalidade de compra de software mais infraestrutura, pagando mensalmente pelo uso, como um serviço, é especialmente atrativo aos pequenos empresários”, afirma.

Outro serviço de futuro, mas que já é presente em muitas empresas, é o chama­do Big Data, disponibilizado também pela SAP, que consiste na captura e análise de grandes volumes de dados. “As empresas geram milhões de dados diariamente que precisam ser analisados minuciosamente para a melhor tomada de decisão. E isso é uma tarefa praticamente impossível sem a ajuda de uma plataforma tecnológica”, explica Gustavo Amorim. As soluções da SAP, segundo ele, permitem que as em­presas extraiam de seus sistemas de dados e até da internet e redes sociais, informa­ção relevante que, de alguma forma, afeta os seus negócios inclusive em tempo real e disponível para dispositivos móveis.

Já a partir deste ano, por exigência do Governo Federal, todas as empresas terão que mudar o gerenciamento de suas obri­gações fiscais, tributárias, previdenciárias e trabalhistas. Será aplicado o chamado eSocial, também conhecido como “a folha de pagamento digital” que unificará o en­vio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados para o Go­verno Federal.

A SAP novamente se antecipa e está promovendo adequações no seu sistema de gestão e em aplicações voltadas às áreas de recursos humanos das empresas 2014

para possibilitar uma nova solução, total­mente adequada ao novo eSocial. O SAP eSocial vai permitir que as empresas trans­mitam suas informações em tempo real para todo o chamado Ambiente eSocial, que reúne Receita Federal, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério da Previ­dência Social, INSS e a Caixa Econômica Federal.

O diretor de soluções da SAP, Alber­to Oppenheimer, antecipa que o novo sistema será confiável e indispensável ao empresário. “A nossa solução vai facilitar o cumprimento das obrigações legais, ga­rantindo a qualidade das informações das relações de trabalho, previdenciárias e fis­cais dos empresários para o Governo, em tempo real”, atesta.

No momento, o empregador tem de prestar informações repetidas vezes, em diferentes formulários e em programas distintos para cada um dos órgãos públi­cos. O programa desenvolvido pela SAP possibilita a padronização e a integração de cadastros, a redução de riscos de in­fração de leis e o aumento da produtivi­dade e desburocratização, uma vez que contribuirá para a redução do tempo, para o preenchimento e o envio de dados dos trabalhadores ao Governo.

Alberto Oppenheimer ressalta que a grande vantagem é que a empresa descen­tralizará essa gestão. “O eSocial da SAP vai permitir, para cada empresa, o desenvolvi­mento de todos os requerimentos futuros na troca de informações com o Governo, de forma rápida e simplificada.”

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