Top 5 startups que todo RH deve ficar de olho em 2020

Redação 24/06/2020
Redação 24/06/2020

Atrair e reter bons talentos é um dos maiores desafios das empresas no mundo atual. E oferecer benefícios diferenciados pode ser um grande aliado de quem trabalha na área de Recursos Humanos. Segundo pesquisa realizada pela Catho, mais de 40% dos profissionais empregados valorizam um pacote de benefícios atrativo. Neste cenário, a criatividade de algumas startups pode fazer a diferença. Confira abaixo 5 startups que deveriam estar no radar dos departamentos de RH.

Vitta 

De acordo com a pesquisa, a assistência médica é o benefício mais importantes para 74% dos trabalhadores, mas apenas 57% dos profissionais o recebem. Ou seja, para a maioria dos funcionários o benefício mais importante dentro de uma empresa é o plano de saúde e a Vitta, uma das maiores empresas de tecnologia em saúde do Brasil, é responsável pela gestão desses planos e trabalha em parceria com as principais operadoras do País como: Seguros Unimed, Sulamérica, Bradesco e Amil. Além de fazer a gestão do plano de saúde sem nenhum custo adicional a empresa também disponibiliza o benefício PrimeCare, um benefício disponível 24/7 via WhatsApp, para apoiar os funcionários e o RH desde questões simples às mais complexas.

O Recursos Humanos pode se beneficiar em vários cenários contratando os serviços da Vitta, como na substituição de uma corretora convencional, nessa frente eles assumem todas as demandas operacionais que o RH entrega atualmente como Rotinas Operacionais ( Inclusões e exclusões de titulares e dependentes, auditoria cadastral, conferência  e rateio de fatura, relatório de coparticipação, reembolso, remissão, planos de inativos e solicitação de segunda via de cartão) e vão além com rotinas de relacionamento (Visitas periódicas ao RH, assessoria junto as operadoras com liberação de exceções e reajustes, assessoria no desenvolvimento de novos projetos, consultoria e apoio as renovações de contratos).

O Portal de RH, disponibilizado para clientes Vitta, é o responsável pela integração com os arquivos do software de folha de pagamento; Diminuição do risco de extravios de e-mails ou falhas de preenchimento manual; Diminuição da interferência humana em processos automatizáveis, como a inclusão e exclusão de funcionários, alteração de dados cadastrais etc.

Como o principal interesse do setor são os funcionários a Vitta pensou em cada detalhe para disponibilizar o melhor cuidado com as pessoas que fazem das empresas o que elas são. Os funcionários têm direito aos planos e ao benefício de atendimento constante por canais como WhatsApp durante 24h e nos 7 dias da semana. Além disso, os funcionários que usufruem do plano da Vitta conseguem ter descontos de 90% em medicamentos genéricos e 50%, caso optem pelo fabricante original em farmácias parceiras.

Assim o RH ganha muito mais do que a satisfação do funcionário que trabalhará com o sentimento é de estar sendo cuidados e prestigiados pela empresa.

Creditas

Desde agosto de 2019, a Creditas, principal plataforma online de crédito com garantia do Brasil, passou a oferecer o crédito consignado privado. O consignado é uma linha popular entre aposentados, pensionistas e servidores públicos, o que nem todo mundo sabe é que este tipo de crédito também pode ser concedido aos colaboradores sob regime CLT de empresas privadas. Com juros bem mais baixos do que as modalidades mais conhecidas no mercado, o Consignado Privado é um benefício oferecido por empresas para seus colaboradores.

No caso da Creditas, o funcionário que quiser contratar o benefício, pode solicitar até R$ 50 mil em crédito consignado por meio de uma rápida conversa com um “robô” via WhatsApp ou pelo formulário no site da fintech. Ouvindo as necessidades do RH, além de pensar na saúde financeira dos funcionários, foi lançada em fevereiro a Creditas Store, loja online para colaboradores das empresas conveniadas. Os primeiros produtos oferecidos são os smartphones  iPhone 11, iPhone XR or iPhone 8, que poderão ser comprados pelas menores parcelas do mercado, com desconto direto na folha de pagamento. A empresa também está testando programas de educação, como pós-graduação e intercâmbios.

As empresas não tem nenhum custo para tornarem-se parceiros da plataforma.

Tera

A Tera, empresa de educação com foco em profissões e habilidades da Economia Digital, vem ajudando a área de desenvolvimento organizacional e RH por meio de cursos intensivos e práticos, realizados remotamente com aulas ao vivo. Com estes cursos, as equipes das empresas que o RH serve estão sendo qualificadas de forma rápida e imersiva em áreas consideradas críticas para os negócios. Contando com uma metodologia própria e inovadora que proporciona uma aprendizagem dinâmica e prática, os cursos da Tera fogem da metodologia tradicional dos treinamentos corporativos e preparam as equipes para inovar num contexto de digitalização acelerada, com formações em UX Design, Ciência de Dados e Gestão de Produtos Digitais nas mais de 100 empresas atendidas. Segundo Leandro Herrera, CEO da Tera, um dos maiores cases relacionados ao setor é a qualificação de mais de 100 pessoas do Itaú para atuarem em gestão de de produtos digitais.

Xerpa

A Xerpa conecta todos os procedimentos do RH, como folha de pagamentos, benefícios e desligamentos e os leva aos celulares dos funcionários, com integração aos sistemas de recursos humanos já existentes nas empresas. O tempo de um processo de admissão é reduzido de dias para horas. Recentemente a empresa lançou o Xerpay, um serviço de antecipação de salário. O Xerpay está disponível em um aplicativo aos funcionários das empresas que optarem pelo benefício. O funcionário pode receber a parcela de salário referente aos dias do mês que ele já trabalhou. O dinheiro cai em uma hora em sua conta.

Allya

A Allya aposta em um aplicativo que oferece descontos em estabelecimentos que sejam mais adequados ao perfil do usuário por meio de dados de geolocalização e um algoritmo próprio. Já a vantagem para o RH é que, além de garantir satisfação e engajamento dos funcionários, ela possibilita o aumento de até dois dias de vale-refeição e uma redução, em média, de 20% em subsídios em estudos e reembolso de despesas.

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.