Unindo paixão e dores do mercado pet: conheça a liderança da Capri Venture

alaide barbosa

CEO, executiva, pesquisadora, formada em quatro graduações, mestre, doutora com pós-doutorado, mãe e tutora de pet: conheça a trajetória de Alaíde Barbosa, CEO da corporate venture builder

Uma mente inquieta que borbulha ideias. Esse é o perfil de Alaíde Barbosa, CEO da Capri Venture Builder, uma corporate venture builder que nasceu com o propósito de transformar o ecossistema pet. Esse não é o primeiro empreendimento da engenheira, administradora e pedagoga com formação em computação, além de mestre, doutora com pós-doutorado, empresária, amante de pet e empreendedora.

A veia empreendedora desde a adolescência e a dedicação acadêmica

O primeiro CNPJ de Alaíde Barbosa foi aberto quando ela tinha 15 anos, um pouco antes de ter a primeira filha, aos 21. Conciliando a carreira com a maternidade, a empresária já liderou grandes equipes, atuando como CEO de uma empresa de engenharia e saneamento com mais de 500 colaboradores diretos, fora toda a equipe indireta e os parceiros terceirizados – o que, para as mulheres, representa ainda mais resistência.

Com vasta formação acadêmica, Alaíde cursou Engenharia Ambiental e Computação, formou-se em Administração de Empresas com ênfase em Marketing e, durante a pandemia, viu uma nova oportunidade e cursou Pedagogia. Mesclando o perfil corporativo com a pesquisa acadêmica, fez mestrado em Computação e Doutorado e Pós-doutoramento em Engenharia, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

As conquistas e os desafios

A primeira grande mudança da executiva foi em 2009, quando foi transferida da Bahia para São Paulo como forma de reconhecimento pelo seu trabalho. Já atuando em um grande centro econômico, em 2015 investiu na área de educação passando ao status de sócia de um grupo educacional, expandido os negócios e colaborando no desenvolvimento de um novo modelo de gestão.

Após quatro anos, a engenheira vislumbrou oportunidades no segmento de startups e fundou a Saber em Rede, empresa na área de educação, conseguindo um investimento de milhões em apenas dezoito meses de sua criação. Com a Saber em Rede, a executiva mergulhou no ecossistemas de startups, passando pela experiência completa de criar uma startup do zero, da ideia até a aprovação,  participar e ganhar selos em editais, como o Startup SP do Sebrae-SP, além de ter sido aprovada como residente do Cubo Network, o ponto de encontro para tudo o que acontece no ecossistema de Startups Brasileiro.

“O maior desafio foi deixar de exercer a função de uma executiva (CEO) de multinacional para assumir, em tempo integral, a função de CTO e cofounder de uma startup em 2019. Foi uma decisão bem difícil, porém necessária para possibilitar que a startup recebesse o investimento necessário de um grande fundo. Isso proporcionou, inclusive, o crescimento em escala da empresa”, afirma Alaíde Barbosa, atual CEO da Capri Venture Builder.

Esses acontecimentos marcaram a carreira de Alaíde e serviram de combustível para que, em 2022, ela iniciasse uma jornada na Capri Venture Builder sob a premissa do “faça o que você ama” e fazendo da união entre o empreendedorismo e o mundo pet uma realização pessoal.

Alçando voos mais altos com a Capri Venture Builder

corporate venture builder nasceu a partir do open innovation do Grupo Capri, com foco em investimentos no desenvolvimento de startups para atender as dores do mercado pet. Após participar de várias rodadas com fundos de investimento de um lado da mesa da startup, em busca de recursos para crescimento, chegou o momento de passar para o outro lado e assumir como CEO de uma venture builder a fim de apoiar outras startups nesse árduo processo.

À frente da Capri, o grande desafio a ser enfrentado por Alaíde é digitalizar o mundo pet: ainda há poucos serviços para esse mercado e é necessário desenvolver comunidades dos amantes de animais, bem como serviços e produtos para monitorar as rotinas dos pets e facilitar a vida dos tutores. Essa liderança não assusta a empresária: “Sou apaixonada por animais de estimação, amo o novo e acredito que vamos conseguir desenvolver algo melhor para melhorar todo o ecossistema pet”, afirma ela.

Com pouco tempo de mercado, a Capri Venture está em fase de captação de startups para seu portfólio, procurando empresas inovadoras que resolvam as dores do mercado pet e estejam precisando de ajuda para crescer, e logo pretende colher bons frutos.

“Desenvolvi, em minha trajetória, uma carreira como profissional celetista em cargo de alto escalão de grandes grupos. Em paralelo a isso, fui construindo uma vida acadêmica como pesquisadora da USP, além de ter sido fundadora de algumas empresas, até assumir, em 2022, a posição de CEO na Capri Venture Builder. Conquistei tudo isso com resiliência, acreditando ser capaz de enfrentar os percalços que surgem ao longo do caminho e principalmente agindo, realizando e dando os passos conforme necessário”, finaliza Alaíde Barbosa, CEO da Capri Venture Builder.

 

Sobre a Capri Venture – A Capri Venture Builder é uma corporate venture builder que nasceu com o propósito de transformar o ecossistema pet. Tem como idealizadores a conceituada empresa Anilhas Capri, líder na identificação de animais silvestres, que firmou parceria com a FCJ Venture Builder, multinacional pioneira e líder no segmento de venture builder na América Latina. Como a primeira Pet Corporate Venture Brasil, atua em todo o segmento com alta expertise em pássaros e genética de animais.

Facebook
Twitter
LinkedIn