Veja os 4 erros mais cometidos por empresas e profissionais liberais no TikTok

Muitos conhecem o TikTok como um espaço virtual que concentra vídeos curtos e, na maior parte das vezes, divertidos apenas para alegrar os fiéis seguidores. Mas essa rede social vai muito além disso, tanto que muitas empresas e profissionais liberais têm usado o TikTok para alavancar seus negócios. No entanto, muitas dessas corporações e empreendedores têm cometido erros ao tentar utilizá-la como aliada, justamente por ser um local ainda pouco explorado para essa finalidade.

Apesar de tudo, o TikTok tem se tornado um grande espaço de oportunidades para influenciar as pessoas ao consumo. Seu aplicativo de celular foi o mais baixado durante todo o mês de agosto no mundo, com mais de 63,3 milhões de downloads no período. Dessa forma, se configurou, mais uma vez, na primeira posição de apps, segundo a consultoria SensorTower, site que analisa atividades e crescimento de aplicativos.

A rede social chinesa foi lançada em 2017 e ganhou mais evidência neste ano por conta do isolamento social, com cerca de 315 milhões de instalações em todo o mundo só no primeiro trimestre, segundo a consultoria. Com todo esse volume de usuários em uma única rede social, é inevitável que empresas e CEOs também atuem nesse local para fins profissionais.

“Além de terem o próprio site, as companhias e profissionais liberais devem marcar presença de forma constante nas mídias sociais, principalmente no TikTok, que é a rede social do momento”, afirma o expert em conteúdo digital disruptivo e especialista em TikTok no Brasil, Kim Archetti.

De acordo com especialistas do segmento, o TikTok já acumula mais de 15 milhões de downloads só no Brasil. Entretanto, como é uma plataforma relativamente nova para uso em negócios, grande parte das corporações não contam com uma sabedoria de usar a rede de forma eficiente. Por conta disso, cometem alguns pecados que podem custar a reputação.

Diante de todo esse contexto, Kim Archetti aponta quais são os quatro erros mais comuns cometidos por esse público corporativo no TikTok. E também aproveita para dar dicas de como evitar esses equívocos:

<strong><span style=”color: #000080;”>Escrever endereço de outras redes na biografia do vídeo</span></strong>
Muitas empresas e profissionais costumam usar o espaço de 80 caracteres destinado para a descrição ou biografia equivocadamente para indicar suas contas em outras redes sociais ou mesmo sites na internet. Na avaliação de Archetti, isso é um erro porque esse local é justamente o momento de prender a atenção do usuário com um texto que mostre as qualidades ao público.

“Esses caracteres de descrição é o espaço mais precioso que têm no TikTok. Considero o outdoor do seu perfil porque é possível mostrar o melhor do seu negócio para as pessoas”, orienta o especialista. Para Archetti, esse é o momento dos empresários e profissionais liberais escreverem sobre o que há de mais destaque em relação a sua marca ou produto na descrição do vídeo. “Caso o possível cliente tenha interesse, ele pode buscar a companhia em outras redes sociais para conhecer e obter mais informações sobre seu produto ou serviço. “O TikTok é um trampolim para outras mídias sociais”, esclarece.

<strong><span style=”color: #000080;”>Discurso sisudo da Comunicação Corporativa</span></strong>
O discurso sisudo, muito sério e institucional da Comunicação Corporativa tem sido usado por muitas empresas que usam o TikTok para divulgar seus produtos e serviços. Essa forma de se relacionar com o público da rede social não atrai seguidores e nunca foi tendência. Com isso, não traz resultados em grande parte das ocasiões.

De acordo com Archetti, a comunicação entre a empresa e o usuário deve ser leve, descontraída e, às vezes, com pitadas de humor, se possível. Além disso, a linguagem com o possível cliente deve ser certeira: “São os primeiros três segundos que fazem o usuário continuar vendo seu vídeo ou ir embora, por isso, é ideal falar a linguagem do seu público”, afirma.

<strong><span style=”color: #000080;”>Não venda diretamente o produto ou serviço</span></strong>
Tentar vender de fato e de forma direta o produto ou serviço pode ser usado em outros momentos ou espaços na internet, mas não no TikTok. “Ninguém acessa o TikTok com o objetivo de comprar algo. As pessoas buscam conteúdos bacanas, de qualidade que podem melhorar o dia a dia. É com esse tipo de intenção que as empresas devem atuar nessa rede social”, explica.

Para evitar esse erro, o especialista sugere que o ideal é produzir vídeos com informação de qualidade sobre o nicho em que atua e oferecer dicas e sugestões sobre o possível problema do usuário. A partir daí, o intuito é mostrar como seu produto/serviço pode ser a solução.

<strong><span style=”color: #000080;”>Evite vídeos pessoais sem relação com o negócio</span></strong>
Exibir vídeos da vida pessoal sem qualquer tipo de relação com o negócio da empresa ou da área de atuação do profissional é um dos erros mais comuns cometidos por empresários ou empreendedores. Segundo Archetti, o equívoco está justamente quando as pessoas publicam dancinhas e conteúdos totalmente aleatórios no TikTok sem dar um mero contexto ou vínculo com a corporação.

“É liberado dançar e se divertir na rede social, mas sempre contextualizando com o negócio, já que os vídeos postados devem ter sentido para o público que acompanha a empresa ou a marca/serviço”, esclarece o especialista. O ideal é utilizar recortes da vida pessoal para contextualizar o negócio. “Tudo que mostrar da vida privada como os animais, os filhos e toda a família devem ser exibidos para evidenciar que somos seres humanos, mas sempre relacionar os vídeos com negócio”, completa.

<strong><span style=”color: #000080;”>Sobre Kim Archetti</span></strong>

Expert em Comunicação Disruptiva, Kim Archetti é empreendedor, palestrante, mentor e estrategista Digital. Em 2014 migrou do entretenimento para o marketing digital lançando infoprodutos de grande sucesso: de lá para cá já são milhares de alunos em seus cursos online e presenciais e centenas de mentorados com resultados expressivos. Criador do Método Kim Archetti de Vídeos e Conteúdos Virais que já ajudou centenas de alunos a criarem conteúdos disruptivos, misturando entretenimento, humor e conteúdo de valor, sem perder a credibilidade, aumentando audiência, engajamento e faturamento em um curto espaço de tempo.

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