Estilo de Empreendedor – Descubra qual é o seu

Empreendedorismo precisa ser entendido como algo que vai além de abrir um negócio, muitos especialistas tratam esse termo como um estilo de vida; como uma maneira diferente de enxergar as coisas; como uma capacidade de realização e uma visão clara das oportunidades. E o mais interessante, é que muitas habilidades podem ser adquiridas ao longo da jornada. Há muitas maneiras de empreender. Saiba qual o seu estilo de empreendedor.

No livro Empreendedorismo para Visionários, escrito por José Dornelas, considerado um especialista no Brasil em empreendedorismo, são mostrados alguns perfis de empreendedores e quais os comportamentos de cada estilo. Todo empreendedor tem uma razão para empreender, há aqueles que são movidos por necessidade e os que entram nesse ‘estilo de vida’ porque enxergam uma oportunidade.

Acredito que tudo começa com uma sensação de insatisfação, mas não se trata de uma insatisfação capaz de paralisar ou de desanimar, pelo contrário, a pessoa é despertada para a valorização da própria independência e está disposta, inclusive, a enfrentar situações desfavoráveis para o alcance de seus objetivos.

Saiba que é possível empreender abrindo um negócio, mas também dentro de um negócio e até mesmo socialmente. É possível empreender na criação de novas coisas, mas também trabalhando em melhorias naquilo que já existe. Empreender é como uma força realizadora, você pode desejar muito fazer algo e se contentar com esse desejo, mas o empreendedor, além de desejar, quer tornar aquele sonho real, e isso realmente acaba acontecendo. Mas vale lembrar: são sonhos que cabem no mundo real.

Estilo de empreendedor – identifique qual é o seu

Listo aqui alguns dos perfis de empreendedores existentes:

Informal – O que move o empreendedor nessa categoria é o desejo de sobrevivência. Geralmente este perfil quer apenas ter o suficiente, o que consequentemente não costuma gerar riscos. Este tipo de empreendedor não tem muitas expectativas futuras;

Individual – Este perfil está muito ligado ao informal. Esse é o empreendedor que está formalizado no MEI, deseja ter uma empresa, mas não tem muitas expectativas de crescimento. O empreendedor que se adequa a este perfil geralmente trabalha sozinho ou com apenas um funcionário ou parceiro;

Ligado a cooperativas – Neste modelo, o empreendedor depende de uma equipe, como, por exemplo, de profissionais artesãos. A ideia neste perfil é buscar o crescimento até se tornar independente. É uma maneira muito interessante de empreender, porque mesmo se a pessoa não tiver recursos, consegue fazer acontecer, e, além disso, terá um risco menor com a iniciativa;

Social – Este é um estilo de empreendedor bem interessante, porque enquanto a pessoa faz algo positivo para o mundo, consegue ganhar dinheiro com essa ação. Um exemplo de empreendedor social é aquela pessoa que desenvolve algum projeto para tentar solucionar algum problema que a área pública não consegue. Além de ser uma ação com um caráter social também costuma inspirar muitas pessoas e empresas;

Intraempreendedor – Este perfil também é conhecido como corporativo, ou seja, são pessoas que empreendem dentro das empresas nas quais trabalham. Aliás, muitas empresas investem na captação de pessoas com este perfil para compor a equipe. Intraempreendedores trazem muitos resultados positivos para as empresas, como no campo da inovação;

Empreendedor do conhecimento – Se trata da pessoa que aplica o seu conhecimento em determinado segmento e cria um negócio. É aquele que une a especialidade que ama à possibilidade de colher muitos frutos com ela;

Público – Se refere às pessoas da área governamental que querem mostrar a diferença no setor público. Querem contribuir de fato para o bem-estar da sociedade. É uma variação do perfil empreendedor social na área governamental;

Franqueado – É um estilo de empreendedor que geralmente assume menos riscos. Muitos dizem que não se trata de um empreendedor porque entra no negócio com conhecimentos e processos já previamente estipulados. Mas como em qualquer outro perfil, é preciso se dedicar. Digamos que é uma maneira mais pé no chão de se empreender.

Sobre o autor: Adriano Nodari é consultor sênior da Nodari Consultoria. Uma de suas especializações é MBA em Finanças pelo IBMEC. Já atuou como gestor em indústrias de automação bancária e ergonômica. Presta consultoria a pequenas, médias e grandes empresas.

Facebook
Twitter
LinkedIn