Exemplo de reposicionamento da marca por uma jovem empreendedora

Cadernos desenvolvidos pela empresa podem ser personalizados e atingiram o mercado de luxo

A marca Caderno Inteligente (CI) nasceu em 2014, no entanto o desenvolvimento desse projeto teve seu início em 2010. Atualmente possui mais de 400 produtos em linha e está presente em mais de 600 pontos de venda em todo o Brasil, Portugal, Espanha e França.

No meio desta trajetória está Cristiane Ribeiro, formada em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com especialização em Marketing na Digital House. Com 27 anos, Cristiane abraçou o empreendedorismo em 2017 e assumiu o marketing do Caderno Inteligente, empresa da família, sendo a responsável pelo reposicionamento completo da marca no segmento de luxo no mercado de papelaria no país. Na época, ela iniciou um intenso trabalho direcionado ao marketing digital, tornando a marca líder da categoria Caderno de Discos no Brasil. Os cadernos desenvolvidos pela empresa podem ser personalizados, com folhas soltas, marcadores e divisórias que podem ser acrescentadas de acordo com a necessidade de quem vai usar.

No site a apresentação da marca encerra assim: “É um suporte de trabalho e de estudos, que aceita conteúdos, informação, organização, personalização. É um amigo que ajuda estudantes a se formar, empresas a crescer, pessoas a planejar futuros”.

Em 2018 a marca Caderno Inteligente passou ainda por um rebranding onde foram alterados seu logotipo e identidade visual.  A empresa alcançou mais de 650 mil seguidores nas redes sociais e fechou parceria recente e collabs com grandes marcas como a Gocase e Uatt?

Confira a entrevista que Cristiane concedeu para o Portal Empreendedor:

1. Você não está no marketing desde o início do projeto, qual sua trajetória?
Eu não estou desde o início na empresa Caderno Inteligente. Assumi o marketing da marca em 2017 e, antes disso, trabalhei durante anos com projetos em multinacionais como Souza Cruz e L’Oreal.

2. Quais as ações implementadas para modernizar e reposicionar a marca?
Além de implementar um plano de marketing 360 graus, sempre estive antenada às tendências do mercado e nunca deixei minha intuição de lado. Acredito também que a bagagem adquirida no mundo corporativo me ajudou a trazer inúmeros insights valiosos para a marca.

3. Como chegou ao público do mercado de luxo?
Chegamos a esse público por meio da nossa comunicação de marca no ambiente digital e, principalmente, por oferecermos uma solução completamente inovadora, atrelada a um acabamento super premium nos nossos produtos.

4. O marketing digital foi um diferencial para alcançar tantos seguidores e tornar-se marca queridinha do público jovem?
O marketing digital tem ganhado cada vez mais relevância nos diversos segmentos do mercado mundial. Sem dúvida foi um pilar bastante importante para construção do nosso relacionamento com o público jovem.

5. Teve desafios nesta trajetória por ser mulher ou não?
Acredito que não por ser mulher, mas sim pelo enorme desafio de construir do zero uma nova categoria no mercado brasileiro de papelaria.

6. Como iniciou a exportação?
Fomos procurados por um grupo português de renome em meados de 2019 e, a partir daí, começamos nossa exportação para outros mercados internacionais.

7. E as parcerias para vendas ou mesmo desenvolvimento de produtos, como tem funcionado? 
A marca tem diversos modelos de parcerias, cada um com suas particularidades. As parcerias mais recentes do CI foram com a Gocase e também com a Uatt?, duas marcas divertidas e criativas que também desenvolvem objetos únicos e customizados para ajudar a expressar o estilo de vida de cada um. Acredito que parcerias e collabs bem elaboradas podem trazer resultados bastante significativos.

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