Especialista revela que há diversas diversas maneiras de perceber a motivação dos trabalhadores com a sua função, prevenir síndromes de tristeza e garantir melhora no bem-estar profissional
O meio do ano costuma ser um período pesado para profissionais que atuam em empresas e corporações e um dos grandes desafios dos gestores é mantê-los motivados até o fim do ano. Em uma pesquisa recente, a consultoria Robert Half revela que 89% das companhias reconhecem que bons resultados têm ligação direta com a motivação e a felicidade das pessoas. Mas como é possível incentivar o prazer pelo ofício?
Com assuntos relacionados ao bem-estar e doenças psicológicas dentro do mundo corporativo sendo cada vez mais discutidas, muitas companhias vêm investindo em formas de monitorar a saúde mental e manter o engajamento com sua função: “Hoje temos uma visão muito diferente do que é trabalho e do que nos é exigido profissionalmente. Com esse cenário as organizações começaram a refletir sua cultura e tomar medidas estratégicas para humanizar o espaço de trabalho”, explica Anna Maria Buccino, gerente das áreas comercial e de serviços na Vetor Editora, especialista em soluções para as áreas de RH.
Segundo Anna, há diversas maneiras de perceber a motivação dos trabalhadores com a sua função, prevenir síndromes de tristeza e garantir melhora no bem-estar profissional. Para isso, ela salienta três dicas importantes que devem fazer parte da agenda dos gestores. Veja a seguir:
1- Ofereça apoio psicológico
Investir em terapia, aconselhamento e monitorar questões relacionadas à saúde mental por meio de instrumentos psicológicos, é fundamental para ter um ambiente saudável. Hoje existem testes psicológicos que podem ser utilizados para diversas finalidades, desde apoiar a identificação de doenças ocupacionais como o burnout a explorar características a serem desenvolvidas pelos profissionais. “Esses testes ajudam a construir uma gestão dos riscos psicossociais e podem promover a segurança e saúde emocional do trabalhador. Além disso, são soluções que também atuam na manutenção do clima organizacional”, explica Buccino.
2- Não deixe de lado o reconhecimento
Apesar da remuneração ser muito importante para a satisfação com o trabalho, ela por si só não é suficiente. Existem formas simples e efetivas de alavancar um time e reconhecê-lo profissionalmente. Por exemplo: receber um determinado período de folga como recompensa por um bom desempenho ou até agradecimentos formais vindo da gerência superior. Muitas empresas subestimam o valor de um feedback positivo, mas essa é uma ferramenta importante de reconhecimento e valorização do trabalhador.
3- Incentive o desenvolvimento profissional
Profissionais trabalham melhor quando se sentem pertencentes e de fato enxergam propósito na posição que exercem: “Alinhar expectativas sobre o escopo de trabalho de acordo com o perfil pessoal daquele funcionário é uma prática simples e muito benéfica para o dia-a-dia, tornando aquela função mais prazerosa, evitando frustrações”, conta a especialista. “Mais do que dizer o que se espera daquela pessoa, reforçe os pontos positivos que a levaram aquela função”, completa.
Existem algumas formas de estimular o crescimento dos colaboradores como criar espaços de aprendizagem nas organizações, apostar em soluções educacionais que fortalecem o que eles têm de melhor e não apenas habilidades técnicas, entre outras iniciativas com foco em lifelong learning.
Ninguém é feliz o tempo todo e no ambiente profissional não seria diferente. Para além de todas essas iniciativas é preciso transformar as relações e de fato mostrar para as pessoas que elas são ouvidas, respeitadas e reconhecidas pelo seu papel.