Tudo começou como um canal de conexão entre cientistas de localidades distintas na década de 1970. Vinte anos depois, o sistema começou a ser utilizado pela população em geral e sua popularidade não parou de aumentar. Hoje é muito mais que um sistema de comunicação, é um conjunto de tecnologias, uma nova mentalidade, uma nova cultura.
Não é exagero dizer que a internet mudou o mundo dos negócios profundamente. As tecnologias, criadas nesta plataforma, trazem eficiência, inovação e novos mercados às empresas existentes. Um estudo da McKinsey aponta que 75% do impacto da internet está nos segmentos tradicionais, sendo que as pequenas e médias empresas, que utilizam a internet, crescem e exportam duas vezes mais do que aquelas que não utilizam e criam duas vezes mais empregos que a média, além de registrar um aumento de 10% na produtividade.
Todas essas vantagens representam infinitas oportunidades de negócios para novos empreendimentos, afinal, sempre há demanda para soluções tecnológicas que resolvam problemas ou tragam vantagens competitivas. Conforme o estudo, em economias mais voltadas ao segmento, como Inglaterra e Suécia, a internet já representa 6% do PIB. Além disso, dentre os países pesquisados – de diferentes estágios de desenvolvimento – a internet estava diretamente relacionada a 21% do crescimento do PIB na segunda metade da década de 2010. Como exemplo da pujança desse segmento, na edição de dezembro a Revista Empreendedor apresenta exemplos de empreendedores brasileiros que se destacam no mundo dos negócios digitais.