Connecting Food e Food To Save contribuem para a redução de perdas, ampliam a inclusão alimentar e geram impacto socioambiental positivo
No Brasil, mais de 27 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente e 28,5 milhões de pessoas vivem em situação de insegurança alimentar, segundo a ONU. Diante desse cenário, o Dia Internacional da Conscientização sobre Perdas e Desperdício de Alimentos, celebrado em 29 de setembro, reforça a urgência e a importância do compromisso com a sustentabilidade e a redução do desperdício.
Nesse contexto, a parceria do GPA – Grupo Pão De Açúcar com a Connecting Food, primeira foodtech brasileira especializada em inteligência de redistribuição de alimentos em perfeitas condições de consumo para organizações sociais, e com a Food To Save, app nº1 no combate ao desperdício de alimentos no Brasil, demonstra que é possível transformar esse cenário por meio de soluções inovadoras, escaláveis, estruturadas e colaborativas.
Atuando em parceria com o GPA desde 2018 a Connecting Food e a organização já evitaram que 11,2 mil toneladas de alimentos fossem desperdiçadas, complementando aproximadamente 21 milhões de refeições para mais de 400 organizações sociais parceiras do Instituto Pão de Açúcar por meio do programa Parceria contra o Desperdício. Já com a Food To Save, por meio das redes Pão de Açúcar, Extra Mercado, e os modelos de proximidade Minuto Pão de Açúcar, Mini Extra e Pão de Açúcar Fresh, controlados pelo GPA, em pouco mais de um ano, mais de 268 toneladas de alimentos próprios para consumo foram salvos do desperdício.
Frentes complementares, impacto conjunto
Com expertises distintas, mas com o mesmo objetivo, GPA, Connecting Food e Food To Save atuam para garantir que alimentos ainda próprios para consumo ganhem um novo destino.
A Food To Save conecta consumidores a produtos excedentes por meio de “Sacolas Surpresa” vendidas com desconto via aplicativo, solução que estimula o consumo consciente e reduz perdas no ponto de venda. “Cada sacola vendida representa uma escolha consciente do consumidor e uma chance de evitar o desperdício. Trabalhar com o GPA potencializa nosso impacto e reafirma o papel do varejo como protagonista nessa mudança”, afirma Lucas Infante, CEO da Food To Save.
Por outro lado, a Connecting Food é responsável pela gestão da redistribuição de alimentos para organizações sociais, implementando processos e tecnologias para que todas as doações realizadas por meio do programa Parceria Contra o Desperdício aconteçam de forma segura e transparente, gerando impacto real nas comunidades atendidas.
“Redistribuir alimentos que perderam valor comercial, mas continuam em perfeitas condições de consumo significa levar refeições nutritivas à mesa de milhares de pessoas e reduzir emissões de carbono provenientes do descarte em aterros. Com tecnologia e inteligência, transformamos junto com o GPA desperdício potencial em impacto socioambiental positivo”, destaca Priscila Socoloski, CEO da Connecting Food.
Integrando as duas soluções, o GPA e seu Instituto reforçam o compromisso com o respeito ao alimento e com a transformação social, se posicionando como um dos maiores grupos varejistas do país em consolidar parcerias estratégicas que contribuem para a redução do desperdício e a promoção da inclusão alimentar. Renata Amaral, gerente de Sustentabilidade do Grupo Pão de Açúcar, destaca que todas essas frentes de trabalho estão alinhadas ao propósito de alimentar sonhos e vidas.
“Acreditamos que as ações de responsabilidade social são de grande importância e geram um impacto significativo tanto para a empresa, como para as pessoas que são beneficiadas. No caso do Food To Save, conectamos o excedente das nossas lojas a clientes e potenciais clientes, evitando o desperdício de alimentos. Já com o Parceria Contra o Desperdício, levamos alimentos perfeitos para consumo à organizações sociais, contribuindo para o acesso à alimentação e combate à fome. Esses compromissos reforçam nossa atuação em prol do respeito ao alimento e à transformação social”, afirma.
Sustentabilidade com escala
O exemplo do GPA reforça o papel do setor privado como agente ativo na transformação dos sistemas alimentares, alinhando-se diretamente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Ao evitar perdas e desperdícios, a parceria do GPA com Connecting Food e Food To Save gera um impacto social e ambiental significativo, mostrando que soluções permanentes — e não ações pontuais — são essenciais para transformar os sistemas alimentares de forma sustentável.