Fábricas da Klabin em Lages e Itajaí recebem certificação internacional (foto em destaque) em cerimônia no Japão. O reconhecimento pela eficiência operacional das unidades foi concedido pelo Japan Institute of Plant Maintenance (JIPM)
As unidades da Klabin localizadas em Itajaí e Lages, ambas em Santa Catarina, receberam o Prêmio de Excelência A, concedido pelo Japan Institute of Plant Maintenance (JIPM), auditoria japonesa que avalia empresas do mundo todo. O reconhecimento comprova os avanços da Companhia em eficiência operacional e aplicação da metodologia TPM (Manutenção Produtiva Total).
O anúncio oficial ocorreu durante a cerimônia TPM Awards 2023, em Kioto, no Japão, no dia 20 de março, e contou com a presença de Pedro Paulo da Luz, gerente Industrial da fábrica em Itajaí; Amilton Costa Rocha, gerente Industrial; Antonio Carlos de Liz, Gerente de Desenvolvimento de Produtos de Sacos Industriais; e Denis Nicolau Pereira Correia, coordenador de Melhoria Contínua da Klabin.
Com o reconhecimento, a Unidade Lages tornou-se a primeira fábrica de sacos industriais do mundo a conquistar o Prêmio JIPM, marcando sua trajetória de desafios superados e aprendizados em sua produção. A Unidade Itajaí passou a ser a primeira fábrica de papelão ondulado do Brasil a receber o reconhecimento, resultado de uma jornada de alta performance das suas operações.
Cabe ressaltar que a metodologia TPM está relacionada à eficiência operacional, pois resulta na eliminação de perdas, redução de paradas, garantia da qualidade e diminuição de custos. Para o gerente Industrial, Amilton Rocha, a certificação é uma enorme conquista. “Foram três anos de um trabalho intenso que envolveu todos da Unidade, mas conseguimos ser aprovados, aprimoramos nossa produtividade e eficiência operacional, desenvolvemos pessoas e conseguimos atender aos requisitos do JIPM”.
“O tempo foi o maior desafio, mas a Unidade Itajaí provou ser merecedora dessa conquista pioneira. Nossos times multidisciplinares trabalharam nos bastidores para a construção de cases como os de zero quebras e zero defeitos. Todo empenho e dedicação foram os ingredientes nessa receita de sucesso”, declara Pedro Paulo da Luz, gerente industrial da Klabin em Itajaí.
Com mais duas unidades reconhecidas, a Klabin demonstra consistentemente a alta performance de suas operações. A Unidade Angatuba já havia conseguido evoluir para o selo A em 2021, consolidando assim a posição da Companhia como uma das pioneiras na América Latina em eficiência operacional.
Sobre a Klabin:
Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin desponta como empresa inovadora, única do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, além de ser líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e papel-cartão. Fundada em 1899, possui 22 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, responsáveis por uma capacidade produtiva anual de 4,6 milhões de toneladas de celulose de mercado e papéis.
Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação na carteira Global. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.