Meu Copo Eco se consolida no mercado de grandes festivais no Brasil e Mercosul

Atenta à retomada do entretenimento, startup sediada em São José é pioneira no país na produção de copos reutilizáveis com mais de 20 milhões de unidades produzidas

Pioneira no Brasil na produção de copos reutilizáveis e personalizados, a startup catarinense Meu Copo Eco (MCE), viu na retomada da atividade econômica do pós-pandemia a oportunidade para iniciar uma ampla expansão. Muito se deve ao setor de eventos, especialmente com a volta dos grandes festivais, que concentram boa parte dos mais de 30 mil clientes da startup hoje sediada em São José (SC).

Para tanto, a empresa investiu nos últimos dois anos na construção de uma nova planta industrial, em novas tecnologias de produção que permitiram dobrar a produção, além de chegar ao mercado internacional a partir da Argentina.

A empresa foi criada em 2012 pela brasileira Larissa Kroeff e pelos franceses Joris Fillatre e Martin Joufflineau com o propósito de diminuir o uso de copos plásticos descartáveis e despertar a consciência do público. Passadas as incertezas e impactos diretos da pandemia da COVID-19, a startup entrou em um vigoroso processo de crescimento e deve fechar o ano com crescimento de 30%. A demanda represada pelo período de isolamento e a busca por soluções sustentáveis para os eventos criou um cenário perfeito para os planos de expansão da MCE.

Proposta simples
A empresa oferece copos reutilizáveis e personalizados, disponíveis para compra ou aluguel pelos consumidores, que após o uso podem ser devolvidos para serem reutilizados novamente. Com um total de 20 milhões de copos reutilizáveis já produzidos, a iniciativa conseguiu evitar o descarte de 5 bilhões de objetos descartáveis – média de um copo reutilizável evita o uso de cinco descartáveis segundo os institutos Akatu e Menos 1 Lixo. Uma proposta simples e que caiu nas graças do setor, já que os próprios eventos atestam a redução de até 80% no volume de material descartáveis.
Nos eventos, o aluguel dos copos possui um custo que varia entre R$ 5 e R$ 10, e os clientes têm a opção de devolvê-los ao final do uso e receber o valor integral do aluguel ou optar por levá-los para casa e reutilizá-los em seu dia a dia. Após a devolução, os copos são higienizados em altas temperaturas, acima de 90 ºC, e armazenados para serem reutilizados novamente.

Efeito pandemia

“Como no setor de eventos, nós fomos os primeiros a parar e os últimos a voltar da pandemia”, relembra o CEO da Meu Copo Eco, Joris Fillatre. A pandemia foi um momento desafiador, mas nem por isso a empresa deixou de agir. A startup repensou estratégias, buscou novos mercados e investiu na ampliação da sua estrutura. Entre 2020 e 2022, registrou um crescimento de 300% nos negócios. Como resultado, em fevereiro deste ano (2023) a startup transferiu sua sede de Florianópolis para São José, em uma unidade com cerca de 3 mil metros quadrados – o triplo da anterior. Isso permitiu praticamente dobrar a produção.

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