Em ano de pandemia e de Pix, Matera cresce mais de 20% em seu faturamento

A Matera, empresa de desenvolvimento de tecnologia para o mercado financeiro, fintechs e gestão de riscos, aumentou mais de 20% o seu faturamento de 2020 frente a 2019, e contratou 288 novos colaboradores para as mais diferentes áreas da companhia. Com mais de 30 anos de história, ela segue em ritmo acelerado, impulsionado pelo lançamento de novos produtos e também pela chegada do Pix e do Open Banking ao mercado brasileiro.

“Mesmo com 100% do nosso time atuando em home office, conseguimos manter nossas entregas e execução do planejamento em pleno funcionamento. Felizmente, nossos clientes também conseguiram superar o momento mais crítico da pandemia e a maioria deles já retomou a trajetória de crescimento e de investimentos em novas tecnologias”, conta Alexandre Pinto, Diretor de Inovação e Novos Negócios na Matera, que ressalta a motivação que levou a todos à oficialização do Pix, mesmo sem a presença física do escritório.

A empresa, que conta hoje com 695 profissionais, lançou no ano passado o Matera Instant Payments (MIP), a nova solução para o Pix, que hoje está sendo utilizada, direta ou indiretamente, por mais de 100 instituições participantes desta nova rede de pagamentos. Outra novidade foi o Matera Ecosystem, um programa exclusivo de alianças e canais, que tem como objetivo a formação de parcerias com empresas de tecnologia de todo o Brasil, no qual estas terão a oportunidade de conquistar novos clientes e alavancar suas receitas.

A companhia, que também possui uma forte área de sustentabilidade, com projetos de impacto social, ambiental, educacional e de inclusão, em parcerias com escolas públicas e instituições, se reinventou. Ainda que tenham as adversidades do isolamento social, a empresa conseguiu ampliar as ações de ESG (Environmental, Social and Governance), que puderam apoiar famílias em estado de vulnerabilidade, realizar aulas e treinamento de desenvolvimento profissional online e, ainda que remotamente promoveu com muita energia e participação dos profissionais o Mês do Voluntariado, beneficiando muitas pessoas.

Ainda no começo do ano, recebeu um aporte de R﹩100 milhões do fundo de investimentos Kinea para seu processo de expansão internacional. “Estamos com esse plano em curso há algum tempo e seguimos cumprindo algumas etapas do planejamento e execução de “go-to-market”, com foco nos EUA, que deve lançar agora em 2021 a sua rede de pagamentos instantâneos, o FedNow”, conta sobre os próximos passos. Além disso, a evolução do Pix, tanto do ponto de vista de engajamento dos usuários quanto da perspectiva de novos recursos (Pix cobrança, Pix agendado, Pix “crédito”, etc) certamente irá gerar novas oportunidades no Brasil.

2021 também terá o lançamento do Open Banking, com a implementação de quatro fases. Esta iniciativa, liderada pelo Banco Central, será bastante benéfica para o mercado financeiro como um todo, aumentando a concorrência e a qualidade dos serviços prestados e irá proporcionar oportunidades de negócio para os provedores de tecnologia bancária, como a Matera. Por isso, a empresa planeja abrir mais 80 novas vagas e espera um aumento de 30% no faturamento para este ano.

Sobre a Matera
Fundada em 1987, a Matera é uma empresa de tecnologia, líder nacional em soluções de core banking, meios de pagamentos e gestão de riscos. Além dos bancos tradicionais e digitais, possui clientes nos segmentos de fintechs, varejo e demais instituições financeiras. Com um time de mais de 700 profissionais, está presente no Brasil, Canadá e avançando em sua expansão internacional com foco nos Estados Unidos.

Facebook
Twitter
LinkedIn