Ideal para pequenos e médios varejistas, a WVM Soluções oferece um software de ERP (sigla em inglês de enterprise resource planning) que ajuda o microempresário a manter informações atualizadas e organizadas sobre o nível de estoque, vendas e faturamento. A empresa é especialista em desenvolver e distribuir soluções tecnológicas que fornecem informações confiáveis para ajudar os usuários corporativos a tomarem decisões estratégicas nas áreas administrativas e assim fazer seus negócios crescerem.
A solução de ERP da WVM é composta por uma base de dados conectados pela internet, que permite ao gestor ter uma visão, por meio da tela do computador, de diferentes partes da empresa, desde a área de compras até o setor financeiro, e de forma independente. Com isso, é possível tomar decisões mais inteligentes que influenciarão nos resultados da empresa.
A ferramenta possibilita também incorporar as características do sistema de gestão de relacionamento com cliente (CRM), que aponta para informações importantes sobre comportamentos dos consumidores e preferências de produtos. Com esses dados, o empresário pode planejar melhor suas ações de marketing e vendas, conseguindo investir onde é mais necessário e estratégico, de acordo com as tendências do mercado. Além disso, é possível personalizar o atendimento, deixando a abordagem mecânica para trás.
O sócio-proprietário da WVM Soluções, Wagner Marinho, comenta que quando o pequeno varejista toma a decisão de informatizar, é porque a situação está fugindo ao controle dele e ele não consegue mais ter a visão de como anda o negócio e sobretudo como crescer. E a solução oferecida pela WVM promete resolver isso, devolvendo o controle do negócio às mãos do proprietário novamente.
A integração do sistema de gestão da WVM com a loja virtual, segundo Marinho, vem apresentando resultados positivos, principalmente porque oferece maior eficiência nos processos, liberando tempo para o varejista dar mais atenção ao negócio em si e no atendimento aos clientes. “A nossa solução agrega qualidade de vida, pois permite maior agilidade no processo de organização das informações do negócio”, afirma Marinho. Ele conta que certa vez ouviu de um cliente que antes de contratar a solução, demorava aproximadamente três horas para fechar o caixa da sua loja. Ainda, levava trabalho para casa quase todos os dias, pois lançava todos os dados em uma planilha Excel.
Esse cliente não tinha tempo para ficar com a filha de dois anos. Depois da instalação da ferramenta, o cliente precisou, no máximo, de 30 minutos entre a conferência dos documentos e o fechamento do caixa. E ainda registrou muito mais informação. “O pequeno varejista precisa de respostas rápidas em relação ao seu dia a dia e nossa solução pode dar isso”, destaca Marinho.
O preço da solução, de acordo com Marinho, será determinado pela necessidade de integração com outros equipamentos (hardware) e pelo número de terminais e módulos que a empresa necessite. Marinho garante que para o pequeno comércio, o valor é bastante acessível, pois não necessita de muitos recursos para gerir o negócio.
Ele acrescenta que a aposta da WVM Soluções tem sido buscar alternativas com acesso às informações por equipamentos com a tecnologia sem fio, incluindo principalmente o uso de smartphones que, além de serem de fácil uso, são pequenos, ocupam pouco espaço e são baratos. Atualmente, os smartphones já são utilizados na linha de frente de muitos negócios, substituindo terminais ou computadores.