63% dos CEOs acreditam que a IA tem o poder de aumentar a eficiência de suas equipes
Nos últimos anos, a Inteligência Artificial (IA) tem se tornado uma aliada estratégica para CEOs ao redor do mundo. De acordo com um estudo recente da PwC, 63% dos CEOs acreditam que a IA tem o poder de aumentar a eficiência de suas equipes. Isso reflete a confiança crescente dos líderes empresariais em tecnologias capazes de revolucionar não apenas a maneira como as empresas operam, mas também a experiência do cliente e a forma como tomam decisões estratégicas.
Diante desse cenário, executivos de cinco empresas compartilham quais são as soluções de IA que mais utilizam para impulsionar seus negócios. Confira a seguir:
Análise de mercado e tendências de forma ágil
“Como CEO, estou sempre em busca de ferramentas que aumentem minha capacidade de tomar decisões mais rápidas, estratégicas e criativas. E, entre todas as soluções de IA generativa que testei, o ChatGPT se tornou minha preferida — não só pela qualidade das respostas, mas pela versatilidade com que consigo aplicá-la no meu dia a dia. Uso o ChatGPT para entender movimentos de mercado, explorar benchmarks e tendências que me ajudam a antecipar mudanças e identificar oportunidades. Também utilizo a ferramenta para analisar documentos complexos, resumir conteúdos extensos e transformar dados técnicos em insights acionáveis para nossas lideranças e até imagens para as nossas campanhas. Ainda estamos apenas arranhando a superfície do que é possível com IA generativa — mas já está claro: quem aprende a trabalhar bem com ela, ganha uma vantagem competitiva real.” comenta Marcelo Peixoto, CEO da Minds Digital, primeira VoiceIDTech do Brasil,
Gravação e resumo de reuniões importantes
“O Fireflies.ai se tornou indispensável na minha rotina corporativa. Ele não apenas garante que nenhuma informação se perca nas reuniões, como também na pauta identifica automaticamente os próximos passos, os responsáveis, além de oferecer a transcrição completa e a gravação para qualquer checagem posterior. Como líder, é uma ferramenta que me dá agilidade e clareza para me organizar entre tantas reuniões, ajuda a seguir pautas, projetos e tomar decisões com mais segurança com base no histórico das reuniões”, ressalta Juliana Vital, Chief Revenue Officer da Nubimetrics, plataforma de AI que empodera sellers e grandes marcas com dados inteligentes.
Apoio na criação de pesquisas e conteúdos
“A inteligência artificial se tornou essencial no meu dia a dia. Utilizo ferramentas como o ChatGPT para criar copys mais assertivos, desenvolver conteúdos com agilidade, estruturar apresentações impactantes e explorar novas ideias com mais profundidade. Também aplico a IA em pesquisas de mercado e de tendências, o que me permite tomar decisões mais embasadas e antecipar movimentos do setor. Não é apenas sobre ganhar tempo, e sim elevar a qualidade estratégica”, aponta João Zanocelo, cofundador e Head de Produto e Marketing da BossaBox, startup que aloca e gere squads de tecnologia para empresas e corporate ventures.
Anúncios personalizados
“Sendo CEO de uma plataforma especializada em soluções para E-Commerce, a Inteligência Artificial tem um papel fundamental na personalização da jornada de compra, tanto no ambiente digital quanto fora dele. Quando aplicada à estratégia de comunicação, a IA contribui diretamente para a criação de criativos publicitários mais eficientes — com imagens, textos e formatos otimizados — que ajudam os lojistas a aumentar o ROAS dos anúncios. ROAS, ou Return on Ad Spend, nada mais é do que o retorno gerado sobre cada real investido em publicidade. Quanto mais inteligente e personalizado for o criativo, maior tende a ser esse retorno. Com ferramentas como o AdCreative.ai, conseguimos gerar conteúdos altamente performáticos em poucos minutos, otimizando tempo, investimento e resultados”, comenta Lucas Castellani, CEO da Cartpanda, startup que oferece soluções completas para empreendedores digitais.
ChatGPT – Análise de dados e revisão de estudos
“Como CTO de uma foodtech, a inteligência artificial tem sido uma ferramenta de apoio no meu trabalho diário. Utilizo o ChatGPT para o apoio na criação de conteúdos, levantamento de informações e elaboração de estudos-base, criação e revisão de relatórios e textos, além de apoiar na análise de dados. A IA me proporciona uma forma mais eficiente de processar grandes volumes de informações e extrair insights, auxiliando na tomada de decisões”, explica Eduardo Sydney, CTO da Typcal, primeira foodtech da América Latina a trabalhar com fermentação de micélios.