Existe aplicativo para quase tudo hoje em dia: economizar dinheiro, correr, paquerar, comprar comida, pegar carona e mais uma infinidade de facilidades que a tecnologia vem proporcionando. Porém, o que ainda não existia era um aplicativo que nos ajudasse quando precisamos de um médico, e, foi assim, que em setembro de 2015, nasceu o Docway (www.docway.co.).
Uma ferramenta que auxilia tanto os médicos a gerenciarem seus atendimentos dominiciliares, quanto pacientes nas horas de necessidade. Atualmente Docway é o aplicativo mais completo do país, oferecendo, além das consultas aonde e quando o usuário desejar, outros serviços como coleta de exames e vacinas.
A ideia foi tão boa e o sucesso tão grande, que acabou chamando a atenção do Grupo Garantia que anunciou recentemente um investimento “Série A” ao negócio. O grupo agora é dono de 51% do aplicativo e junto com os seus investidores colocará toda a sua experiência na formação de grandes empresas para que o Docway seja referência em tecnologia e saúde.
“Encontramos no Docway uma empresa extremante séria, realizando um trabalho fantástico, atendendo seus pacientes com muito carinho e dedicação, sem perder o ar de startup. Trazemos para a empresa toda nossa experiência e assim contribuímos com o seu crescimento”, comenta
Marisa Seibel, presidente do conselho do Grupo Garantia.
História
No ano passado, o Instituto Datafolha divulgou uma pesquisa, apontado a saúde como principal problema dos brasileiros, não só para quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS), mas também aqueles que possuem ou não convênios. Foi vendo essa necessidade, que Fábio
Tiepolo, que trabalha há 12 anos na área teve a ideia de criar o aplicativo.
O Brasil tem déficit aproximado de 407 milhões de consultas, situação que pode ser observada em diversos municípios e as grandes filas de pacientes. “O Docway é uma solução rápida de localizar um médico próximo e marcar uma consulta para quando desejar. Desta forma, as pessoas podem ter um atendimento mais pessoal, na segurança e conforto da própria casa, de forma exclusiva e particular”, comenta o empresário.
Lançado em setembro do ano passado, tanto para a plataforma Android, quanto para IOS, o aplicativo está próximo aos 10 mil downloads e não vai parar por aí. As vantagens do atendimento domiciliar são muitas, a começar pela praticidade, já que as consultas são agendadas para o dia, hora e local que o paciente escolher. Todo o atendimento médico domiciliar é personalizado para cada usuário. O objetivo do Docway é revolucionar quando o assunto é saúde.
Médicos, pediatras, geriatras, clínico-geral, cardiologistas, dermatologistas e outras especialidades médicas são aceitas para atenderem via Docway. O profissional que optar por fazer parte do banco de dados anexará documentos pessoais e profissionais na área do aplicativo que é direcionada aos médicos de forma simples. Após a liberação, o médico recebe um treinamento para melhor atender o paciente em domicílio.
Investimentos
O Docway havia recebido apenas o investimento inicial, ou investimento-anjo, antes da entrada do Grupo Garantia. Agora a startup recebe um aporte “Séria A”, para um runaway longo devido a
grande ruptura de mercado que a pretendida.
“O que chamou atenção do Grupo Garantia foi à rápida penetração na área de consultas médicas e o crescimento considerável dos últimos três meses, onde o número dobra a cada mês. A Docway triplicou o número de profissionais médicos nos últimos três meses”, explica Marisa.
O Grupo Garantia buscou no mercado empresas que estão num estágio inicial e tem potencial, para levar o negócio outro patamar, Fábio Tiepolo, fundador do aplicativo, fica a frente do projeto, que tem grandes planos para o futuro.
Com o aporte recebido e toda a experiência do Grupo Garantia, o Docway estará presente em todas as capitais até o final do ano, e espera atingir 100.000 pacientes e mais de 14.000 consultas/mês até lá.
A plataforma, que conta atualmente com 750 profissionais cadastrados, espera quadruplicar esse número até dezembro, a meta é que o aplicativo conte com mais de 4 mil profissionais atendendo. Outro objetivo da empresa é acelerar a conquista do mercado brasileiro, para alcançar o mercado internacional, a partir do ano que vem, em países como EUA, Canadá e China, de onde a startup já recebeu contatos.