Sócio fundador da Dot Legend, especializada em desenvolver aplicativos no segmento de mobile shopping, Fábio Freitas, 38 anos, dedica-se atualmente a fortalecer o segundo produto de sua empresa, o Belezuca, app que funciona de modo similar ao americano Shopkick. Através da nova ferramenta, o consumidor brasileiro com smartphone é monitorado, e cada vez que passar a 300 metros de uma das lojas cadastradas no aplicativo, recebe um aviso sobre as promoções. Ele ainda poderá receber um anúncio dirigido conforme seu perfil, a idade e sexo. O cliente que aceitar se relacionar e receber os anúncios ganha moedas virtuais chamadas Belezucas a cada interação com a loja – não apenas com a compra.
Criado em junho de 2013, o aplicativo recebeu o investimento de R$ 1,5 milhão com o apoio de Hugo Bethlem. Hoje o piloto está bem desenvolvido, já são mais de 40 mil usuários no Rio de Janeiro e São Paulo e a ideia recebe mais investimentos. “Estamos em fase final da captação de outro recurso, mas não posso adiantar valores ou detalhes. Estamos desenvolvendo nosso modelo comercial e de negócios e já contamos com um garoto propaganda genial”, adianta.
Formado em 2002, pela PUC, Freitas é um aficionado pela computação. Na universidade, foi convidado para integrar a start-up N-Tine, criada por Marcelo Sales, hoje da 21222. Nos primeiros anos, trabalhavam com a rotação de dados entre torpedos. “Dois anos depois, tivemos o apoio da Endeavor e, em 2005, nossa equipe já era de 60 pessoas. Com o sucesso, em 2009 foi comprada pela Movile, e parte do time inicial ficou como acionista.”
O primeiro produto desenvolvido pela Dot Legend foi o BoaLista, também inspirado em um app norte-americano. Com ele, o cliente pode entrar em uma loja, escanear o código de barra de um produto e receber preços, informações e promoções sobre ele em diversos pontos de venda. Hoje já contabiliza mais de 1 milhão de downloads e foi escolhido como um dos melhores aplicativos de 2012 pela Apple Store. www.dotlegend.net