Através da voz, IDtech precisa de um segundo para evitar fraudes bancárias

Idtech Marcelo Peixoto

Especializada em biometria de voz, a Minds Digital já conseguiu prevenir mais de R$ 15 milhões em desvios financeiros

As fraudes contra clientes de bancos aumentaram 165% em 2021, segundo levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Mas já é possível identificar apenas pela sua voz quando um , evitando golpistas quer se  passar por outra pessoa na tentativa de fraude.

 

A Minds Digital é uma IDTech especializada em biometria de voz para identificação e prevenção à fraude em transações financeiras e operações, da venda ao atendimento. Com seus algoritmos de inteligência artificial aplicados à voz, ainda é possível mapear desvios de comportamento em ligações telefônicas, aplicativos e WhatsApp. Desse modo, a empresa necessita de 1 segundo, no máximo, para identificar uma tentativa de fraude.

 

Para atingir essa eficácia, o processo de autenticação, que antes era realizado em 4 segundos, passou por uma otimização que une o conceito de arquitetura em microsserviços, processamento em fila e comunicação via RPC — uma estrutura de código aberto e alto desempenho criada pelo Google para atender chamadas RPC (Remote Call Procedures). Com isso, o tempo médio de atendimento pode ser reduzido em até 30%. Basta até 1 segundo para identificar uma fraude. Até o momento, a empresa já conseguiu prevenir R$ 15 milhões em fraudes bancárias.

 

De acordo com Marcelo Peixoto, CEO da Minds Digital, embora pareçam irrisórios, esses 3 segundos poupados são capazes de melhorar a experiência do usuário e trazem mais eficiência para o dia a dia dos atendentes das empresas que utilizam a tecnologia, quando visto sob uma perspectiva de larga escala. “Em uma empresa que recebe em média 1 milhão de ligações, quando olhamos para o montante, esses 3 segundos significam muito”, aponta Peixoto. Na prática, somando as 1 milhão ligações recebidas em um mês, essa otimização no processo de autenticação reduz 3 milhões de segundos, que no fim das contas equivalem a 34 dias. Esse tempo poupado é revertido em mais segurança e, consequentemente, em uma melhoria expressiva na experiência do usuário e na redução de custos nas empresas.

 

Além disso, a estimativa é que o ROI das empresas que utilizam a tecnologia da Minds seja de 1:10. A biometria de voz já traz o ROI desde o primeiro dia em que é implantada no sistema da empresa contratante. Isso porque, ao final do primeiro dia, já é possível visualizar se prováveis fraudes foram evitadas.

 

Segundo a Minds, a sua inteligência artificial pode ser utilizada para detectar e acompanhar a evolução das táticas usadas pelas quadrilhas de fraudadores, pois fornece dados e insights para as áreas de gestão de risco e prevenção à fraude nas empresas. “Nós estamos sempre aprimorando nosso produto para garantir que a experiência com a inteligência artificial seja cada vez mais humanizada e personalizada para cada cliente. Nosso objetivo é melhorar a experiência do usuário, tendo como base a segurança e confiança no serviço”, finaliza o CEO da Minds Digital.

 

 

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