Em um momento de crise econômica, as empresas têm buscado soluções inteligentes para a redução dos mais variados custos. Pensando nisso a fabricante de condensadores e evaporadores Delta Frio, foi em busca para melhorar a performance de ventilação de seu evaporador para câmaras frias, pertencente à linha DF da empresa, atual campeã de vendas no país. Foi aí que surgiu a oportunidade de participar do Programa Design Export, uma iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e do Centro Brasil Design (CBD), que tem por objetivo apoiar empresas brasileiras a desenvolverem produtos inovadores com design diferenciado voltados à exportação.
Segundo o empresário Marcelo Marx, a Delta Frio está em um mercado amplo e latente que está em busca de soluções com maior eficiência a um custo competitivo. “Devido ao atual cenário de redução de custos e crise energética, a empresa acredita que produtos que garantam melhor eficiência terão mais espaço dentro do mercado de refrigeração”, reflete.
Como uma das premissas para o projeto era alcançar maior desempenho utilizando o mesmo ventilador, a empresa foi conectada pelo Programa Design Export à agência Olhar 180º, escritório de design responsável pela criação do novo desenho para a carenagem e bocal de saída do ar.
“Com o novo design, será possível ampliar em até 30% o desempenho da ventilação, a partir do conceito vaneaxial de reorientação do fluxo de ar, pela forma das novas aletas, inspiradas nas turbinas de avião. Também será possível reduzir o peso do produto e diminuir a velocidade de montagem, a partir da nova carenagem modular”, diz o profissional da Olhar 180º, Christian Machado, arquiteto com experiência em Gestão da Inovação.
Desta forma, com o mesmo consumo de energia, consegue-se melhor desempenho, além de um apelo estético que se desvincula totalmente do que o mercado está acostumado a ver dentro de uma câmara fria. Em determinado momento, o projeto exigiu a busca de especialistas em ventilação.
A empresa conseguiu aproximação com o Laboratório de Mecânica dos Fluídos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Laeromec) que possui pesquisas, túnel de vento e especialistas. Trocou-se o aço pelo plástico. Além disto, novos estudos foram feitos para encontrar o ponto ótimo de eficiência, incluindo a simulação através de softwares e posteriormente testados em túnel de vento.
Com o projeto, a inovação do produto passa a estar alinhada com o slogan da marca: “Diferenças que antecipam o futuro!”. O maior apelo de venda passou a ser o desempenho superior e o design que reflete a nova tecnologia e atual qualidade dos produtos da empresa. Além disso, o acabamento final do produto gerou muita credibilidade quanto às informações técnicas.
Segundo Marcelo Marx, os resultados foram surpreendentes. “A empresa não esperava que o design pudesse levar um produto que até então era visto como somente funcional a um estágio de performance e acabamento excepcional. Chegou-se a um consenso de que o design vai muito além da estética, entrando em funcionalidades, materiais, eficiência e processos. Tanto é que a empresa vem formando um conceito que, inevitavelmente, a inovação deve passar pelo design”, completa Marcelo Marx.