Lançada no Paraná em 1990, hoje a Jasmine é referência no setor de alimentos integrais. Fundada por Christophe Allain, natural do Paraguai, que com o sócio, descobriu na alimentação saudável uma maneira de viver melhor com mais saúde e sentiu a necessidade de levar esse estilo de vida a outras pessoas. Assim, nasceu a Jasmine. E ,desde a criação da empresa, a preocupação dos sócios é oferecer produtos 100% integrais, isentos de aditivos químicos e conservantes, livres de gorduras trans, de ingredientes transgênicos ou que sejam nocivos ao ambiente. A Jasmine também não utiliza ingredientes de origem animal e os produtos são isentos de lactose.
A empresa procura motivar uma mudança de vida, através da oferta de 150 variedades de itens – entre integrais, naturais, orgânicos, sem lactose, sem glúten, diet e light, além das linhas funcionais e gourmet – para um público formado por pessoas interessadas em ter alimentação e hábitos saudáveis. Atualmente, os principais produtos da Jasmine são as linhas de cookies e cereais matinais Grain Flakes. No último ano, foram lançados 30 itens, entre eles, a linha Beabá, voltada ao público infantil, composta por produtos orgânicos como mingaus, papinhas e purezinhos, além das linhas Superfrutas e Gourmet.
O diretor de mercado da Jasmine Alimentos, Damian Allain, afirma que os brasileiros estão mais criteriosos na escolha dos alimentos, selecionando opções mais nutritivas. A tendência para a alimentação mais saudável é, de fato, mundial e vem crescendo com a ampliação da expectativa de vida da população em geral. De modo que, segundo Allain, hoje o principal desafio da Jasmine é encontrar fornecedores e parceiros que ofereçam matérias-primas dentro do padrão e conceito estabelecido pela empresa.
O mercado de alimentos saudáveis teve uma grande expansão nos últimos anos impulsionado pelas pessoas que querem ou precisam manter uma vida com mais saúde. Por meio da incorporação de melhores hábitos de vida, que inclui a escolha de alimentos integrais, orgânicos, sem aditivos químicos, corantes ou conservantes artificiais, o consumidor busca produtos mais nutritivos, que ofereçam saudabilidade, porém não abre mão do sabor. “Neste contexto, a Jasmine tenta atender a esse consumidor com uma linha de produtos voltada ao público que tem que seguir, por exemplo, dietas, é preciso que ela tenha qualidade e prazer”, acrescenta Allain.
E para atender a esses requisitos de saúde, qualidade e prazer, Allain conta que a Jasmine inova em categorias e produtos no Brasil e antecipa tendências de mercado. A filosofia que norteia a empresa é o equilíbrio saudável entre corpo, mente e espírito que é encontrado nos alimentos consumidos. “Por isso, buscamos oferecer alimentos que estejam mais próximos do seu estado encontrado na natureza, na sua forma integral. O que fazemos é resgatar um conceito de alimento que se perdeu com a tecnologia dos produtos processados”, explica o diretor de mercado da Jasmine Alimentos.
Para atingir esse propósito, a Jasmine vem promovendo diversos lançamentos com foco em inovação. A empresa investe constantemente em modernos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, análise da qualidade, profissionais capacitados e normas de segurança. O principal movimento da Jasmine, neste ano, foi a fusão com a multinacional japonesa Otsuka Co, justamente pensando no grau de alavancagem necessário para que a empresa se mantenha na vanguarda de um mercado em evidência.