Empresa se junta a startup para ajudar famílias no interior da Bahia

Elas por 40 é uma iniciativa entre a empresa especialista em água com a Sustainable Development & Water For All para arrecadar fundos e doar dispositivos de desinfecção da água

Em comemoração aos seus 40 anos e para conscientizar o acesso à água de qualidade, a Europa Purificadores, empresa referência no setor de purificadores de água, está realizando, em parceria com a startup de impacto socioambiental Sustainable Development & Water For All (SDW), a campanha “Elas por 40” para arrecadar fundos e doar dispositivos de desinfecção da água de cisternas, que vão transformar a realidade de 40 famílias da comunidade Lage dos Negros, comunidade quilombola pertencente ao município baiano de Campo Formoso, localizada no interior da Bahia, que não têm acesso à água tratada.

Dados do último Censo, realizado em 2022, mostram que 6 milhões de brasileiros estão sem abastecimento de água adequado. “Cuidar da água para transformar vidas. Este é o propósito que motiva e orienta todas as ações que tomamos na Europa e eu acredito, sim, que podemos ser a transformação que queremos ver no mundo. “Elas por 40” é uma campanha muito especial, colaborativa, com o objetivo de levar, a quem precisa, água de qualidade. Sou muito grata às mulheres que se juntaram a nós nesta campanha, formando uma rede potente com poder de amplificar a causa para transformar a realidade de 40 famílias no Quilombo Lage dos Negros”, explica Manuella Curti, CEO da Europa Purificadores.

Mobilizar para transformar

Em 2024, a Europa Purificadores completa 40 anos e se une a SDW para mobilizar uma rede de mulheres e arrecadar doações, via plataforma Benfeitoria que pode ser acessado aqui, em prol da acessibilidade à água de qualidade. O dinheiro será destinado à instalação do Aqualuz – dispositivo de desinfecção da água de cisternas via luz solar, que trata até 30 litros de água por dia. Serão beneficiadas 40 famílias da comunidade Lage dos Negros, localizada no interior da Bahia, que não têm acesso à água tratada. De acordo com o levantamento da SDW, a implementação dos dispositivos de desinfecção da água na comunidade Lage dos Negros pode impactar diretamente mais de 150 pessoas – incluindo crianças e idosos.

A campanha “Elas por 40” conta com a participação de executivas e pessoas influentes em suas redes, como Manuella Curti, Anna Luisa Beserra, Dani Junto, Teresa Vernaglia, Dawn Fleming e outras, em um projeto fotográfico, para divulgar e mobilizar suas redes de contato, ressaltando a importância do acesso à água de qualidade. Com duração de pelo menos dois meses, a partir do dia 22/03, a campanha tem como objetivo arrecadar R$ 125.654,00. A Europa, ao longo da campanha, também vai contribuir com 40 mil reais.

Para Anna Luísa Beserra, CEO da SDW, startup líder em soluções sustentáveis, que atua para resolver o problema de falta de água e saneamento em regiões remotas no Brasil, essa é uma ótima oportunidade para atingir ainda mais famílias e garantir a elas independência de acesso à água de qualidade. “Até agora, impactamos acumuladamente 25.000 pessoas, reduzindo drasticamente as doenças de veiculação hídrica e melhorando a qualidade de vida nas comunidades atendidas. Nosso trabalho na campanha ‘Elas por 40’ tem o potencial de ampliar esses resultados, levando água segura para ainda mais famílias. O Índice de Retorno Social sobre o Investimento (SROI) dos nossos projetos evidencia o valor tangível que entregamos: por cada real investido, geramos um retorno social médio de 27 reais. Isso não apenas salva-vidas, como também constrói bases sólidas para o futuro das comunidades”, destaca Anna Luísa.

Facebook
Twitter
LinkedIn